terça-feira, 31 de maio de 2011

A ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ TEIXEIRA APRESENTOU UM SEMINÁRIO CULTURAL EM 27/05/2011.

ALGUMAS FOTOS DOS ALUNOS DOS QUAIS APRESENTARAM O SEMINÁRIO CULTURAL DO ANO DE 2011, PELA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ TEIXEIRA, NO MUNICÍPIO DE TUNTUM MARANHÃO.






ALUNOS APRESENTANDO A DANÇA DA CAPOEIRA






PROFESSORA WILLIAN E SEUS ALUNOS NA PEÇA TEATRAL "CHAPEUZINHO VERMELHO".












CORIOGRAFIA  COM O TEMA PAZ E SOLIDARIEDADE.






OBS: É muito importante tornar a nossa escola em lugar de "Ócio", donde todos participam atentamente aos eventos ministrados; daí surge um grandessíssimo cooperativismo de todas as pessoas que as compõem o nosso quadro escolar. Portanto, eu Pedro Almeida Filho e professor, venho em nome de todo o corpo docente e discente de nossa Escola Municipal José Teixeira, e principalmente em nome da nossa excelentíssima e querida diretora "Suzana Alvés de Souza", parabenizá-los a todos alunos, funcionários e principalmente todas as  pessoas de nossa comunidade local que participaram diretamente ou indiretamente desse evento cultural e social que no momento modificou e exaltou a tamanha emoção de sabermos que é somente pelo o ato de pesquisar e idealizar as coisas boas da vida que certamente toda a humanidade crescerá para uma vida longa e mais douradora. Sim! Todo o evento cultural foi idealizado em 27 de Maio de 2011, no turno noturno confrete à nossa própria escola.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NOS ÚLTIMOS ANOS TÊM POSTO DESAFIOS À COMPETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO LOCAL E SUSTENTÁVEL POR MEIOS DE POLÍTICAS DE UMA BOA ADMINISTRAÇÃO GESTORIAL.



AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NOS ÚLTIMOS ANOS TÊM POSTO DESAFIOS À COMPETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO LOCAL E SUSTENTÁVEL POR MEIOS DE POLÍTICAS DE UMA BOA ADMINISTRAÇÃO GESTORIAL.

Entendemos que o ato de governar requer responsabilidade, segurança e planejamento. Portanto, quando falamos das transformações ocorridas nos últimos anos têm de fato posto muitos desafios principalmente nos diversos setores que envolvem nossa segurança na competitividade e no desenvolvimento local. Entretanto, a própria competitividade leva de fato a novas mudanças e posicionamento principalmente dos agentes envolvidos no processo dos desenvolvimentos pré-estabelecidos através das redes de relacionamentos de proteções e amparos aos médios e pequenos produtores ou empresariais. Então, antes de tudo para se alcançar um bom objetivo em primeiríssimo lugar é basicamente apostar na educação social e educativa por parte de todos os envolvidos e só assim, no futuro próximo alcançaremos os objetivos almejados, traçados e lançados a sorte de todos. Pois a própria política em si torna mais relativamente altruísta na medida em que todos visem uma integração dos mecanismos existentes através dos próprios desenvolvimentos das ações executadas em um dado território ou distrito federal; e tudo isso se dá por meio dos próprios valores alcançados por meios das políticas públicas, seja ela de caráter privado ou de caráter público ou até mesmo de pessoas físicas ou jurídicas que prestam serviços com dignidades e trabalhos diversos.
Bem, acreditamos que é somente pela ação da própria qualificação das pessoas e somente si, através dos estudos adquiridos com muitos esforços, principalmente aos órgãos prestadores de cursos profissionalizantes ou das próprias faculdades que chegaremos ao sucesso esperado; mas principalmente das pessoas que amam e defendem com amor e aptidões para o ingresso da vida política e social da defesa e construção da pátria em favoráveis desenvolvimentos culturais e educacionais das pessoas que ingressam nessa ordenação política dos trabalhos prestados.
Bem, entendemos que as dificuldades são muitas, mas não impossíveis de serem realizadas e,  é por meio de políticas dos programas sociais oferecidos em parcerias com o governo federal que os próprios municípios devem serem engajados e creditados aos recebimentos financeiros destinados as diversas ações a serem desenvolvidas; pois não se podem mais governar ou representar um povo de um determinado município sem antes não arregaçarem as mangas e correr atrás principalmente das ações destinadas pelos órgãos competentes que de certa forma repassam essas verbas. Por outro lado, os próprios gestores devem sempre lembrar que não se governam mais sozinhos ou seja, têm  que haver de fato coletividade nas ações a serem trabalhadas. Portanto, seja na saúde, seja na educação, seja no transporte, seja agricultura familiar, seja de caráter cultural não importa; afinal, existem ainda muitos municípios que nesse exato momento não se enquadram nesses desenvolvimentos sociais e oferecidos pelo o governo federal e muitos quando se enquadram não correspondem aos comandos éticos e morais do que pedem as normas dessas ações. Então, é válido lembrarmos que nesse ano de 2011 o próprio governo federal juntamente com a ministra da Cultura, destinou verbas governamentais financeiras para as melhorias relacionadas aos desenvolvimentos culturais de cada município e mesmo assim, muitos municípios ficaram de fora por simplesmente não se cadastrarem no site do ministério da cultura, donde teriam de desenvolver um simples projeto de ação com relação à defesa cultural de seu município e ao mesmo tempo idealizar o auto-preenchementos dos dados.  Enfim, trabalhar com segurança e governar com respeito requer mais habilidade e mais compromissos com os deveres cumpridos; afinal, o próprio município se desenvolverá bem melhor a partir da hora em que todos participarem efetivamente desses processos de ações a serem elaboradas, analisadas e corrigidas para depois serem lançadas átonas em defesa de todos. Por outro lado, o próprio poder Legislativo e principalmente os vereadores no momento deixa muito a desejar; entretanto,  muitos ficam somente a espera de suas contribuições salariais que são pagas por parte do sistema que os amparam e repassam esses valores salários e nada mais fazem  em defesa do seu próprio município.
Bem, é válido ressaltar que governança transcende o conceito de governo, pois englobam mecanismos de controle, aptidão e necessidade de construir e de repensar sempre em novos valores de mudanças sociais para todos e principalmente para os que os colocaram de certa forma eles lá no poder.  Poder, mas poder de trabalhar em prol de mais sustentabilidade e desenvolvimento local em seus diversos setores. Assim, antes de tudo, levando sempre em considerações limites territoriais, jurisdicionais e as mais essenciais necessidades que a própria sociedade civil local necessita no momento. Então, repensar sobre esses valores, antes de aplicarem em projetos que nos quais não são essenciais nas formas de subsistência precisas e necessárias no momento em que se pedem e se almejam com qualidade. Então, ficam evidentemente que governar requer mesmo habilidades, compromissos e acima de tudo respeito para com todos os envolvidos e ao mesmo tempo em defesa de novas ações e respeito de si mesmo, principalmente quanto nos referimos aos nossos gestores e aos nossos municípios.


INDICADORES SOCIOECONÔMICOS NA GESTÃO PÚBLICA.


INDICADORES SOCIOECONÔMICOS NA GESTÃO PÚBLICA.
 Para que possamos entender melhor o lado socioeconômico na Gestão Pública, faz-se necessário antes de tudo conhecer alguns aspectos chaves tais como: - Sustentabilidade ambiental, Sustentabilidade Social, Sustentabilidade Econômica e Sustentabilidade Cultural. Tendo em ação esses aspectos fundamentais trabalhados em parcerias ao longo do tempo com toda sinceridade, ação e respeito. Respeito à vida das pessoas e das próprias necessidades que a própria comunidade precisa no momento. Assim, melhorariam muito mais e o próprio equilíbrio do ambiente físico e natural se manteria sempre estáveis.
A sustentabilidade socioeconômica dar-se-á por meio de distribuição de renda, possibilitando o acesso da maioria da população a um padrão de vida com garantias de melhores condições de trabalhos assegurados. Portanto, para isso precisa-se de mais investimentos nesse setor. Dando principalmente as pessoas mais qualificações profissionais trabalhistas, sejam nas formas técnicas ou de formas graduadas. Assim, teremos um desenvolvimento socioeconômico sustentável que satisfaça as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras. Bem, este conceito surgiu em 1987 na Comissão Mundial para o meio Ambiente e Desenvolvimento CMMAD, das organizações Unidas.
Segundo Sanchez, 1993, “O desenvolvimento Sustentável é um desenvolvimento diferente, ambientalmente precedente, sustentável e socialmente responsável voltado para uma qualidade de vida superior e equitativamente distribuída”.
Então, acreditamos que a participação da Gestão Pública nesse universo de ações assegura a participação da própria comunidade na definição, elaboração, execução e fiscalização das políticas públicas. É lógico que a cidadania, gênero e organização social acompanham esse desenvolvimento; pois se faz entender que sem uma relação de meios de produção e a sociedade em si de forma mais participativa, de certa forma não chegaremos a lugar algum. É somente por meio da interação e integração coletiva e cultural dentro do próprio ambiente físico e natural é que chegaremos ao sucesso da vida em prosperidade

GOVERNO E GOVERNABILIDADE

GOVERNO E GOVERNABILIDADE


Entende-se que governo e governabilidade, são portanto,  dois termos indissociáveis e que deveriam exercerem suas posições de formas únicas e conduzentes na forma de agir e administrar ações favoráveis em prol do desenvolvimento do Estado. Pois se falando em "Estado", e grafado com letras iniciais maiúsculas, estamos basicamente falando de organização que exercem o poder supremo e absoluto dentre os conjuntos de indivíduos que ocupam um determinado território. E quando falamos de exercício do poder nos referimos as devidas capacidades de influenciarem diretamente a ação e ao comportamento das pessoas. Porém, na realidade as coisas não são bem assim; pois existem governos que não governam com seguranças e tão pouca visão as situações problemas das pessoas em modo geral num determinado território ou município. Pois ainda muitos governantes roubam e poucos fazem em prol da sua própria comunidade e suas representações de poderes
Então, fica bem claro que o termo governabilidade é de suma importância na capacidade de governar e desenvolver habilidade, humanismo,credibilidade e cultura aplicada. Certamente quando se aplica uma boa forma de governar as coisas mudam para melhor e funcionam de forma agradável e condizente. E quando escolhermos ou aprovamos um governante de méritos e preceito tudo melhora principalmente as vidas das pessoas. E aí, certamente passará a ser regida e comodadas por uma autoridade exposta, escolhida pelo o povo através do voto livre e consciente de uma forma democrática conforme mandam as leis do país. Por outro lado, sendo um país democrático ou não, um regime se legitima pelas respostas que dá à própria sociedade dá quando agem em ação e em defesa do povo e da lei de forma consciente quanto ao poder de escolha. Então fica bem claro que há diferenças também na forma de governar e de ser governo.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Crescimento da democracia Local nos Municípios


O crescimento da democracia local de fato é um receptor de demandas. Assim, destacamos os fatos que por ventura são muitos e são necessários principalmente que observamos em primeiríssimo lugar; assim como destacamos bem melhor nas quais podemos interferir, mas antes de tudo necessitamos que analisassem cientificamente para melhor construirmos formas de defesas não só de ampliarmos,  mas  até mesmo de criarmos possibilidades de novas ações em provou de uma defesas para melhor concretizarmos os fatos e asa necessidade dos atos sofridos e cometidos por todos e principalmente pela não governança de não governar com segurança. Portanto, é de extrema necessidade que devemos participar, cobrar e avaliar tudo que está ocorrendo no momento e na hora certas dos recursos aplicados e que são destinados aos municípios por meios dos órgãos  competente e que regem de certa forma todo a polaridade  cultural e cabíveis as novas ações a serem idealizadas com sucesso.
Bem, cobrar mais do poder público é um ato também de participativa, desde que as cobranças sejam de sentido concreto e verídico dos fatos ocorridos; de certa forma que aja sempre dinamismo, uma melhor participativa social principalmente por parte da própria sociedade civil de cada município ou território; afinal, a parte atingida somos nós que pagamos e contribuímos com os impostos implantados pelos nossos governantes eleitos e de caráter nacional em defesa do povo e para o povo. Então, retornamos a qualidade também de líderes, pois avaliar, cobrar, optar, participar, lançar projetos de estabilidades culturais e de formas descentralizadas do poderio público, hoje já não é mais bicho de sete cabeças, aos poucos essa participativa social e organizações sindicais vêm quebrando barreira e aperfeiçoando atitudes que antes não eram divulgadas e lançadas as populações humanas da terra. Entretanto, participar mais nas diversas demandas da sociedade e dos problemas enfrentados hoje como: Saúde, habitação, saneamento básico, educação e segurança, tornam a vida mais compreensível quando de fato apostamos nas melhorias de implementação  com finalidade de amenizarmos assim, para uma igualdade social em que todos se sintam dispostos e ativos para enfrentar e destinar os recursos nas utilidades mais precisas e necessárias dos fatos a que nos são apresentados e que certamente podem sim, serem corrigidos desde quando há gestores capacitados e éticos em suas funções trabalhista.
Texto: Pedro Almeida Filho. (Tuntum Maranhão, 22/05/2011).

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Texto inspirado no poema de Gonçalves Dias, "Canção do exílio".


As Prioridades de Minha Terra

Segundo o nosso consolidador,  Gonçalves Dias, pai de nosso romantismo e o primeiro grande poeta genuinamente brasileiro introduzido na nossa literatura o verdadeiro indianismo, ou seja, exaltação do elemento indígena como o bom selvagem, dona da terra e também retratando sua terra de origem e suas paisagens e o amor próprio a sua terra natal, “caxias Maranhão.  Que faleceu em meados dos anos de 1864, no naufrágio do navio “Ville de Boulogne, que participou de várias atividades culturais e científicas. Portanto, ressaltar as características físicas, naturais e políticas sociais em sue poema “Canção do Exílio”, nos levam a pensarmos o quanto se faz útil e necessário preservarmos, amarmos a nossa terra, os nossos valores e as nossas culturas diversificadas, tendo e ao mesmo tempo participando efetivamente de todo o progresso e desenvolvimento da mesma para com o resto do país; enfim, é poder sempre acreditar que é somente com cooperatividade e luta de trabalho, de melhores condições de vida não só relacionados aos bens materiais, mas sobre tudo nos próprios desejos de nos tornarmos sempre livres e conscientes quanto as defesas de lutas por mais igualdades sociais ou seja, de mais inclusão social nos meios políticos e eclesiásticos, administrativos com finalidades de amenizarmos cada vez mais a próprio desigualdade social a que se encontram certamente boa parte do no deste brasileiro. Enfim, fomentar através de alguns estrofes desse poema”Canção do Exílio”, é verdadeiramente reconhecer os nossos valores pátrios e familiares.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Ócio da educação

Ócio da educação

A escola é lugar de ócio,  ou seja, lazer, prazer e desconcentração. Entretanto, acreditamos que todo esse ambiente escolar estudantil, necessita hoje mais de cuidados e de mais empenho por parte de todos nós; principalmente da parte que cabem também as nossas autoridades investirem mais nesses processos educativo, humano e transformador.  Porém, sabemos que nem todas as escolas de nosso país estão preparadas para  resplandecerem esses dinamismos culturais, profissionais, educativos que deveriam de foto, serem  voltados para um espaço transformador, dinâmico e mais abrangente. Aliás, estamos nos retratando de indivíduos que necessitam de comandos educativos; caso contrário, no amanhã poderemos pagar preços muitos elevados e conseqüentemente quem perde é toda a sociedade.
Então, é muito importante dentro desse ambiente educativo observamos mais, cobrarmos mais da parte do sistema que as governam e os comandam e ao mesmo tempo mais  participativa democrática por porte dos próprios pais ao acompanharem seus filhos, tanto no acompanhamentos das tarefas quanto da parte socioeducativa e cultural. Também devemos sempre lembrar que professores no Brasil são mal remunerados ou seja, seus salários são de fato uma vergonha pouco dá para sobreviverem. Bem, quando se trata de educação e do próprio ato de transformar o ambiente escolar, evidentemente falta mais responsabilidade por parte de quem as administram as ações repasses financeiros e ao mesmo tempo de investimentos nas efetivas reciclagens pedagógicas por parte do próprio sistema da rede de ensino.  Hoje, sabemos que existe um teto salarial para os professores estabelecidos; porém, não estabeleceram as normas de valorização financeira e digna de recebimento que devem receber um professor. Pois, praticamente passamos a cumprir as 40 hora- aulas semanais e quem és um bom aluno ou um  matemático sabe muito  bem a que preço em  R$, passa a ganhar em cada turno; evidentemente menos de um salário mínimo, pois parte desse salário são pagos também em encargos e contribuições impostos. A cada dia cobram mais e mais impostos de fato, passamos aproximadamente sete meses do ano contribuindo com o Estado, Municípios e Distrito Federal. Agora, se o próprio poder político encarar com dinamismo a idéia de que só transformaremos a educação para um mundo melhor a partir da hora em que olharmos junto e de mãos dadas lutarmos mais para essas implantações de ações voltadas para os nossos próprios grandecimentos pessoais, sociais e educativos.

 TEXTO: Pedro Almeida Filho. (Tuntum-MA, 20/05/2011).








quinta-feira, 19 de maio de 2011

Conceituando: Políca pública e decisão política

Conceituando: Políca  pública e decisão política.

Política pública geralmente envolve muito mais do que pensamos. Praticamente requer toda e necessária participativa de toda sociedade. Afinal, tornar-nos um autêntico democrata requer muito mais partricipativa e defesa dos nossos próprios interesses coletivos em prol de todos e do desenvolvimento. Requer diversas ações estrategicamente
selecionadas para
implementar as decisões tomadas.

Decisão política corresponde a uma
escolha dentre um conjunto de possíveis
alternativa.  Uma certa adequadação entre as ações a serem alcançadas e almejadas em prol de um dinamismo cultural e mais humano.

FRASES DO DIA



Por acreditar sempre nos sonhos e nos meus ideais, de certa forma, eu subo ladeiras. *Pedro Almeida Filho.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

UM LICEU DE ÉPOCAS X LIVROS E FATOS.

UM LICEU DE ÉPOCAS X LIVROS E FATOS.
Seja qual for sua atitude no momentoo que é certo;é você não ignorar as outras pessoas,pelo o que elas têm a nos mostrar e ensinar.
Para um grande liceu,os fatos,os conselhos,as atitudes,são lições de aprendizagens,iguais aos mutíssimos livros; lhes convidadando, para um melhor entendimentos dos fatos e da realidade. Em verdade vos digo-os:- é realmente uma troca de experiências de muitos ganhos para ambas as partes... E tais atitudes só nos levam a produzimos mais e mais sentimentos e sentidos do que somos e do que realizamos através das nossas certezas de encontros e desencontros da vida do que produzimos,que são as ações que realizamos.
Sendo você o chefe da condução,esperamos que você se sinta motivado por alguém ou por um motivo ou por um único livro,prontinho para seguir na semi-reta,traçada de informações,rica e cheque-mate,coloquial na vida de outras pessoas e em você mesma. Pois, para um grande liceu, quem sabe; alí mesmo estar a grande descoberta,não só dá humanidade,mas,o desejo de obtermos e de transformarmos as coisas. Renovando conceitos ,normas e atitudes de um mundo melhor mais igualitário e menos corruptivo.
*Autor: PEDRO ALMEIDA FILHO.

A EDUCAÇÃO SE DETERMINA A PARTIR DO CONHECIMENTO.

  A EDUCAÇÃO SE DETERMINA A PARTIR DO CONHECIMENTO.
              Entendemos que só a educação é capaz de transformar os indivíduos para um mundo melhor e esses aspectos renovadores, se dá pela busca ao conhecimento. Portanto,cabe a todos nós buscarmos tais valores ,praticando o autoconhecimento repartido. Pois todos esses conhecimentos adqueridos são de suma importância para a nossa sustentação do nosso controle emocional e sustentável. A educação sendo uma forma de controle também repassada e adiquerida dos nosso pais;tais hábitos higiênicos,normas e condutas nos favorecem para um mundo mais qualificado e menos corruptivo. Só a educação transforma,só a educação determina,por meios de atitudes e mais e valores adqueridos.

             Pedro Almeida Filho.

 

 

PROJETO DE INTERVENÇÃO


 
AS  TRABALHO DE INTERVENÇÃO FOI CONSTRUÍDO POR: *PEDRO ALMEIDA FILHO. "TUNTUM, 12 DE MAIO DE 2011". TODO A CONSTRUÇÃO DO TRABALHO  "ARTIGO" ACOMPANHARÁ UM VÍDEO DAS AULAS MINISTRADAS NOS MINI-CURSOS E AO MESMO TEMPO  SERÃO TRABALHADOS  FORMAS CONSCIENTIZADORAS NAS ADVERTÊNCIAS AO COMBATE AS DROGAS.



.
PROJETO DE INTERVENÇÃO

TEMA: Advertência e Conscientização Quanto ao uso de Drogas na Adolescência com Parceria das Escolas Municipais.
DEFINIÇÃO DO PROBLEMA: Uso das Drogas na Adolescência
JUSTIFICATIVA DO PROBLEMA: Levar ao conhecimento aos adolescentes de nossas escolas municipais de ensino quanto aos efeitos nefastos que as drogas fazem aos nossos organismos e na vida social  e estrutural familiar;principalmente quando existem um ou mais usuários de drogas dentro do própria ambiente familiar. E classificando assim, alguns problemas físicos, mentais, sociais e psicológicos das problemáticas enfrentadas por um viciado em drogas e ao mesmo tempo auxiliar nos apoios necessários a serem enfrentados pelos os mesmos na sua vida cotidiana. Portanto, apresentaremos todo o artigo elaborado principalmente nas escolas e de forma inicial pela a “Escola Municipal José Teixeira”, na qual o autor desse projeto trabalha com professor, sendo que essa mesma escola de fato não apresenta índices de usuários de drogas; mas o projeto em si, traz mecanismos de proteção e advertência conscientizadora e preparação para uma vida melhor com mais qualidade de vida sem uso de drogas, ou seja, o artigo abordará exclusivamente definições essenciais dos diversos tipos de drogas e seus efeitos nocivos na saúde e formas de auto-proteção e conhecimentos relacionados às drogas. Bem, de certa forma os próprios alunos estarão efetivamente participando diretamente quanto ao tema apresentado por meio desse artigo e por outro lado, o próprio artigo trará em si somente mecanismos auxiliadores de advertências e preparações para novas vidas livres sem usos de drogas principalmente para os jovens adolescentes do nosso municio e de todo o nosso país. Afinal, os números têm demonstrado quadros preocupantes no que se referem aos usos indevidos das drogas na vida dos nossos adolescentes. Dessa forma o próprio Estado do Maranhão também apresenta auto-índice de usuários de drogas alarmantes. Certo que uma das funções da escola é de transmitir tais informações precisas e necessárias quanto a forma de educar e transmitir valores na sua forma educativa de trazer também melhores resultados de qualidade de vida e convivência familiar harmoniosa sem uso de drogas ou qualquer forma de violência. Afinal, levar ao conhecimento aos jovens e alunos de nossas escolas municipais e as demais instâncias do nosso país quanto aos efeitos que as drogas causam em nossos organismos.
OBJETIVO GERAL: Alertar de forma conscientizadora e específica os nossos adolescentes das redes municipais de ensino os efeitos que as drogas causam no nossos organismos e ao mesmo tempo orientá-los às práticas de atividades físicas, esportivas e outras formas de lazer sem uso de drogas ou entorpecentes.
OBJETIVO ESPERCÍFICOS:
- Motivar nossos adolescentes as práticas de exercícios físicos, esportivos, lazer e curtição como fonte de partida e saída do mundo das drogas e por meio de mais incentivos conscientizadores embarcaremos para um universo com mais qualidade de vida.
- Crebar tabus e todo sentido de culpa e discriminação que muitas das vezes as próprias pessoas e familiares têm e principalmente quando fecham os seus olhos, as portas, as janelas empurrando os problemas para debaixo do tapete. Problemas esses relacionados às drogas e que muitas das vezes só após cinco ou seis anos e depois de conscientizados das necessidades favor de buscarmos ajudas ao favor de vossos filhos.
- Divulgar o artigo após o término de sua conclusão e apresentação nas escolas de nosso município o mesmo será de fato postado na página do blog do autor do artigo pelo endereço: www.politicaspublicaseeducacao.blogspot.com, para mais finalidade educativa e preventiva das ações encontradas quanto ao uso das drogas no nosso Brasil.

METODOLOGIA:
A metodologia apresentada é exclusivamente informativa e de forma conscientizadora tendo sua pesquisa baseada de forma qualitativa e quantitativa veiculada as informações obtidas por meios das análises investigativas sobre os diversos tipos de drogas e os demais efeitos que as mesmas causam ao organismo humano e sobre tudo advertir os adolescentes e pais desses mesmos jovens  quanto ao uso indevido das drogas e ao mesmo tempo abordar à falta de diálogo entre pais e filhos as diversas conseqüências e  problemáticas da vida familiar e principalmente quando existem um ou mais usuários de drogas dentro do âmbito familiar.
Enfim, todo o artigo será devidamente apresentado nas escolas municipais do nosso município “Tuntum-Maranhão” com participativas diretas ou indiretamentes aos participantes e jovens em geral com auxílio exclusivo das tecnologias que temos no momento tais como: Computadores, vídeos, câmera digital e câmera fotográfica, datas-show, apostilas, panfletos,cursos oferecidos, certificados emitidos em parceria com a secretária de educação do nosso município de Tuntum.
Bem, após o artigo ser concluído e exposto em blogs o mesmo terá continuidade mesmo obtendo sua média correspondente ao curso aplicado “UAB”; afinal, esse mesmo artigo será de fato levado a outras escolas do nosso próprio município mesmo tendo sido concluído e postado em redes públicas sociais.
Portanto, durante o curso que será ministrado pelo o próprio gestor deste trabalho que de certa forma dará melhores informações contínuas sobre o tema explorado e ao mesmo tempo classificará diversos tipos de drogas e os demais efeitos que as mesmas causam sobre a nossa saúde física, mental  e psicológica entre os indivíduos e usuários de drogas. E por outro lado, o artigo terá sempre a finalidade de suprir a falta de informações e ao mesmo tempo alertá-los não só aos jovens adolescentes, mas também á própria família. Entretanto, todo o trabalho em si tem como objetivo principal a relevância quanto ao não uso de drogas pelos os adolescentes e ao mesmo tempo adverti-los a não usarem e tão pouco embarcarem nesse universo escuro e sombrio que certamente é muito estreito e às vezes muito difícil de retornarem ao mundo social em convívio com as pessoas de modo geral.
Portanto, ampliá-lo todo o projeto por meios de palestras, cursos práticos e objetivos são metas principalmente para obtenção de bons resultados e de forma inicial administraremos cursos em especial e de forma inicial para os alunos do 9° Ano do Ensino Fundamental do turno vespertino pela a Escola Municipal José Teixeira, com entregas de certificados emitidos após terem concluído as mini-aulas ministradas pelo o gestor deste artigo divulgado. O próprio curso terá sua forma inicial com a participativa de 20 alunos dessa mesma série do ensino fundamental.
Entretanto, em outras datas especificadas como mostra o cronograma também apresentará todo o artigo para toda a escola incluindo o corpo docente e discente dessa unidade de ensino.
CRONOGRAMA:
ETAPAS
INÍCIO
MESES
MATERIAIS DE PESQUISAS
TÉRMINO
Planejamento do trabalho
16/04/2011
Abril
Revistas, livros, enciclopédias, computadores, papel, lápis, canetas e sites.
23/04/2011
DISCUSSÃO DO TRABALHO
18/05/2011
Maio
       X
18/06/2011
REFORMULAÇÃO DO TRABALHO
  X
  X
  X
    X
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO E APRESENTAÇÃO DO CURSO MINISTRADO
 18/08/2011
Agosto
Câmera digital fotográfica, filmadora, computador, panfletos, apostilas, vídeos e datas- Show.
19/08/2011
FECHAMENTO DA ANÁLISE E APRESENTAÇÃO DE TODO O TRABALHO PARA TODO O CORPO DOCENTE E DISCENTE DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ TEIXEIRA
09/09/2011
Setembro
Câmera digital fotográfica, filmadora, computador, panfletos, apostilas, vídeos e datas- Show e slides

09/09/2011
REDAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL
25/09/2011
Setembro
 X
30/09/2011



RESULTADO ESPERADO:
Espera-se para o conhecimento dos jovens adolescentes e alunos em geral as formas preventivas e suas conseqüências que as drogas causam ao nosso sistema imunológico central e periférico do corpo humano. Dessa forma alcançaremos melhores objetivos conscientizadores e acreditamos que por meio de mais divulgação via-internet em redes sociais teremos uma maior expansão do problema quanto ao ato preventivo de uso indevido das drogas em nosso país e das formas conscientizadoras que serão expostas e apresentadas em blogs. Sendo assim, acreditamos que todo o artigo será de fato reflexo de mais segurança obtida por parte das pessoas quantos aos efeitos que as drogas causam nas vidas das pessoas e familiar. Sendo assim, os próprios jovens obterão mais conhecimentos profundos e renovadores quanto ao ato de não usarem drogas num nas escolas e tão pouco na vida particular de cada jovem adolescente de nosso municio e do país. Dessa forma os próprios jovens  refletirão bem melhor quanto aos efeitos, quanto aos incentivos de alertas e tão pouco quanto as curiosidades que os jovens têm em conhecer e experimentar algo em vossas vidas; afinal, o artigo abordará dados conscientizadores e específicos quanto aos efeitos nefastos que as drogas causam em nossas vidas. Portanto, esperamos melhores resultados possíveis e acalentadores relacionados ao combate e proteção de nossos jovens adolescentes a não mais embarcarem nesse mundo das drogas e das ilusões desastres que causam as vidas das pessoas em seu modo geral principalmente de quem as usam para seu consumo próprio. Entretanto, acreditamos sempre em dias melhores e que ao mesmo tempo sempre há uma saída, uma porta, uma janela, um corredor principalmente para as pessoas que de certa forma se encontram no fundo do poço e sem perspectiva de vida; bastando para isso o próprio usuário de drogas se auto - conscientizar de que realmente necessita de cuidados médicos, sociais e familiares. Sendo assim, através desse projeto divulgaremos melhores resultados e alternativas de melhores condições de apoios  necessários também às novas metas de tratamentos preventivos e controles de melhores qualidades de vidas relacionados aos novos hábitos das práticas das atividades físicas e novas formas de melhores curtições sem uso de drogas entre os  adolescentes.