sexta-feira, 30 de setembro de 2011

EDUCAR É UMA MISSSÃO SAGRADA


EDUCAR É UMA MISSSÃO SAGRADA

Educar é uma missão sagrada é a arte mais bela e extraordinária na essência nobre e preciosa que a vida pode oferecer. Portanto, antes de tudo as missões dos educadores nos favorecem ao que chamamos de semi-reta e que a partir de certo ponto criado dar-se-á continuidade aos diversos fenômenos de transformações e conhecimentos dos desenvolvimentos nos diversos ramos direcionados ao mundo melhor e mais desenvolvidos, ou seja, são flechas apontadas para todos os lados e igual a uma luz brilhante, incandescentes iluminando os lugares mais escuros e sombrios que podem ocorrer.
Então, lembro-me constantemente como essa forma de colaborar é realmente edificante; aliás, um professor é mais que educador, ele é amigo, pai, orientador, auxiliador do conhecimento e acima de tudo um observador do conhecimento. Assim, a missão de ser professor é realmente sagrada não só pelas as pessoas, mas também por Deus e tendo esses totais reconhecimentos ideológicos, partilhadores, sócio-educativos e intercambiais nas trocas de informações assim assumimos uma sala de aula com total respeito e responsabilidades e dessa forma aprendemos também dentro do ambiente escola e fora da sala de aula. Aliás, os próprios alunos trazem conhecimentos, idéias, conselhos e novas formas de se expressarem fazendo criticiades construtivas dos valores a serem abordados com precisão e respeito e é nessas horas que nós professoremos também aprendemos e damos nossos apoios democráticos e participativos no ato de adquirir valores educativos.
Bem, educar não é decidir pelos os outros, mas prepará-los para os futuros cargos profissionais que os educandos irão ocupar no futuro próximo e nas suas formas de viverem socialmentes participativos dentro da sociedade. Pois na vida aprendemos com as novas experiências, com novas atitudes, com novas determinações de metas almejadas dentro dos princípios morais e éticos adquiridos dentro do ambiente familiar e escolar e na continuidade da vida, pois realmente á vida é um livro de páginas abertas.
Segundo a minha visão ética e moral de valores adquiridos, certamente eu aprendi  uma coisa, é somente a partir de um ensinamento básico, coletivo, participativo e organizado é que conseguiremos alcançar valores renovadores de novos métodos de aprendermos com mais atitudes, com mais responsabilidades, com mais aptidões educativas e com mais éticas e morais sobre as nossas razões e sobre nós mesmos e principalmente sobre as nossas profissões sagradas que é certamente a de ser  professor.
TEXTO: Pedro Almeida Filho. (Tuntum Maranhão, 30 de Setembro de 2011)



quinta-feira, 29 de setembro de 2011

FOTOGRAFIAS REGISTRADAS POR PEDRO ALMEIDA FILHO. (TUNTUM MARANHÃO)







 MEU PÉ DE ALGODÃO

MEUS FILHOS PRISCILLA E ANSELMO

 ---------------------------------------------------------------------------------------------------





UM PEQUENINO TEXTO ANTECIPADO “FELIZ DIA DOS ANIMAIS” (4 DE OUTUBRO)


UM PEQUENINO TEXTO ANTECIPADO
“FELIZ DIA DOS ANIMAIS”
(4 DE OUTUBRO)

Estamos nos aproximando do dia 4 de Outubro, dia em que comemoramos o dia dos animais e, é nesse dia consagrado por todos nós e por Deus, é que ressaltamos todas e quaisquer importâncias deles para a humanidade aqui na terra. Entretanto, os animais assim como também os vegetais, as pessoas e os diversos insetos que por ventura representam a maior parte no reino animália, de já alertamos que se faz necessário levarmos à consciência humana, ou seja, aos homens terrenos as necessidades de suas defesas, proteção e preservações das espécies existentes no ecossistema terrestre e sobre tudo aos diversos animais que habitam em nosso planeta para que no futuro mais próximo não sejam mais extintos, ou seja, que não sejam todos arraigados da face da terra; afinal, qualquer espécie de seres vivos e não vivos quando agredidos de formas exageradas comprometem o nosso planeta, as nossas vidas, tornando assim, um grandioso atraso para a humanidade terrena e para á própria natureza.
Bem, um aspecto muito interessantíssimo sobre os animais é a própria contribuição e benefícios em que uma espécie auxilia à outra espécie  e sem percebermos os próprios animais fazem de fato “Ciências”, equilibram os fatores bióticos e abióticos. É lógico que o dia dos animais passa a ser um apelo aos agressores dos animais para que não pratiquem mais barbáries quanto aos mesmos e também é uma advertência as pessoas em gerais para que repensem antes mesmo de agirem, ou seja, antes mesmo de cometerem atos errôneos ou sobre tudo, em suas ações de bel-prazeres em busca do dinheiro fácil em troca das vidas dos animais. Aliás, muitos assim destroem e, até, se embelezam com peles de animais achando que estão belos e atraentes,, mas pelo o contrário, essas pessoas aparentemente representam o que chamamos de desinformados e não amante da natureza e tão pouco de suas próprias vidas.
TEXTO: PEDRO ALMEIDA FILHO. (TUNTUM-MA, 29 DE SETEMBRO DE 2011)


 QUE BELOS E LINDOS OLHOS!



 FOTO DE PEDRO ALMEIDA FILHO. (MEU PÉ DE ALGODÃO)

TUNTUM MARANHÃO, 29 DE SETEMBRO DE 2011 SANTIFICADO SEJAS QUANDO BUSCAMOS:

TUNTUM MARANHÃO, 29 DE SETEMBRO DE 2011
SANTIFICADO SEJAS QUANDO BUSCAMOS:
- A JUSTIÇA
- A LIBERDADE COMPREENSIVA
- A LEALDADE
- A PARTILHA
- A SOLIDARIEDADE
- A UNIDADE
- A COMPREENSÃO
- A BONDADE
- A CARIDADE
- A CRIATIVDADE
- A COOPERATIVIDADE
- A IRMANDADE, E ACIMA DE TUDO, O “AMOR”. ASSIM TAMBÉM DIZEMOS E AGRADECEMOS: AMEM!

TEXTO: Pedro Almeida Filho.


Foto registrada por, Pedro Almeida Filho. (Tuntum Maranhão, 29 de Setembro de 2011) 


Meu filho Anselmo, minha sobrinha Larissa as margens do Rio Flores (Tuntum Maranhão)

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

TUNTUM, 23 DE SETEMBRO DE 2011 ESPORTE É VIDA “Construindo Cidadania”

TUNTUM, 23 DE SETEMBRO DE 2011

ESPORTE É VIDA
“Construindo Cidadania”

Nesta Sexta-feira, dia 23 de Setembro de 2011, foi idealiza uma grandiosa e belíssima  passeata pelas vias públicas da cidade de Tuntum Maranhão, todo o evento teve início ás 7:00hs da manhã, o evento de circuito, esporte e cidadania, tema como tema: “Esporte é vida”, lema: “Construindo Cidadania”, e qualquer iniciativa de exclusividade da “Escola Municipal José Teixeira”, juntamente com todo o corpo docente e discente dessa unidade de ensino, de forma coletiva e comunicativa no desenvolvimento educacional todos vestiram seus uniformes, regaçaram as mangas e fomos à luta , ou seja, de forma cooperativista e colaborativas recebidas de apoios de outros órgão envolvidos que participaram conosco tais como: - Secretaria de educação de ensino, O Conselho Tutelar, o Corpo móvel “SAMU”,Delegacia de Polícia de Tuntum e a equipe da Assistência Social, Secretaria de Cultura e Secretaria do Meio ambiente e em especial a própria comunidade.
Bem, durante todo o circuito de esporte e cidadania conteve a presença marcante de pais de alunos. Então, é muito importe ressaltarmos que esse evento marcante e abrasador, dinâmico e social têm como seu maior objetivo e finalidade de  conseguirmos o reconhecimento e o Selo da UNICEF, e ao mesmo tempo promover uma cidadania mais ativa, mais rica em seus valores sociais,uma autenticidade no sentido de conscientizarmos todos  os alunos, jovens e adolescentes e ao povo geral de nossa comunidade uma melhor qualidade de vida e que uma das melhores formas de estarmos sempre ativos e com saúde é de fato, praticando exercícios físicos  relacionados as diversas formas do mundo esportivos; afinal, só teremos uma vida mais saudável se de fato apostarmos mais na educação, na saúde, nos esportes em seus diversos níveis de qualidades esportivas e em suas formas de lazeres. Assim, destacamos o Estatuto da Criança e do Adolescente, “ECA” em seu Artigo 4º que diz: “È dever da família, da comunidade, da sociedade em geral, da escola e do poder Público assegurar com absoluta prioridade a efetividade dos direitos referentes à vida, a proteção, a saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, a profissionalização, à cultura, ao respeito, á liberdade é à convivência familiar, á comunidade ações de amparo e proteções aos direitos de todos”.
Texto: *Pedro Almeida Filho. (Tuntum, 23 de setembro de 2011).


OBS: Fotos registradas por Pedro Almeida Filho, professor dessa Unidade de Ensino, "Escola Municipal de Tuntum Maranhão". 




INÍCIO DA PASSEATA CICLISTA ÀS 7:30HS DA MANHÃ EM FRENTE A ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ TEIXEIRA.





PROFESSORES SEGURANDO  Á FAIXA  EM HOMENAGEM AOS ESPORTES

ALUNOS DA ESCOLA SEGURANDA AS BANDEIRAS



PROFESSOR SEGURANDO A BANDEIRA SIMBÓLICA DOS ESPORTES DA CIDADE DE TUNTUM-MA.




GROPOS DE PROFESSORES UNIDOS DE MÃOS DADAS FAZENDO UMA CORRENTE DE FORÇA DE ATITUDE E CIDADANIA.

 GROPOS DE PROFESSORES UNIDOS DE MÃOS DADAS FAZENDO UMA CORRENTE DE FORÇA DE ATITUDE E CIDADANIA.

ALUNOS DESFILANDO EM SUAS BICICLETAS ESPORTIVAS.





















PROFESSORA FÁTIMA E LENNY ACOMPANHANDO TODA A TRAGETÓRIA ESPORTIVA EM NOSSA CIDADE TUNTUM-MA.

PROFESSORES DE MÃOS DADAS NA COLABORAÇÃO DESSE EVENTO ESPORTIVO E CULTURAL.



PROFESSOR PEDRO E OS AGENTES DO CONSELHO TUTELAR DE NOSSA CIDADE.

PROFESSOR PEDRO E SEU AMIGO PROFESSOR CARLAMAM.



CORPO MÓVEL "SAMU", EM CONSONÂNCIA COLABORATIVA.
 
DELEGACIA DE POLÍCIA, OU SEJA, POLÍCIAS DANDO TODA PROTEÇÃO E AÇÃO DE SEGURANÇA A ESSA INICIATIVA DE PROTEÇÃO AO MUNDO DOS ESPORTES E DE UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
DIRETORA SUZANA ALVÉS DA SILVA, FINALIZANDO E AGRADECENDO A TODOS DE UM MODO GERAL PELA AÇÃO DESENVOLVIDA POR UMA FORMA COLETIVA E COOPERATIVISTA POR PARTE DE TODOS A QUE COMPÕEM ESSA UNIDADE DE ENSINO "ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ TEIXEIRA", E PRINCIPALMENTE A COMUNIDADE PRESENTE  E ÓRGÃOS DO PODER PÚBLICO DE NOSSAS CIDADE TUNTUM, QUE NOS APOIAM EM NOSSAS AÇÕES EDUCATIVAS E HUMANAS.


A DIRETORA SUZANA ALVÉS AGRADECENDO A TODOS OS ALUNOS E COMUNIDADE GERAL POR TODA PARTICIPATIVA.
DIRETORA SUZANA CERCADA POR VÁRIOS ALUNOS E AMIGOS.