sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

FICHA DE OCORRÊNCIA ESCOLAR

FICHA DE OCORRÊNCIA ESCOLAR

NOME DA ESCOLA: -----------------------------------------------------------------------
NOME DA SECRETARIA MUNICIPAL: -------------------------------------------------
NOME DO DIRETOR: --------------------------------------
NOME DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: -------------------------------------------
CONTROLE DE OCORRÊNCIA EM SALA DE AULA.


OBJETIVOS:
- ASSEGURAR OS DIREITOS E DEVERES DE TODOS.
- MANTER A ORDEM E DISCIPLINA.
- GARANTIR A INTEGRIDADE FÍSICA E MENTAL DE TODOS OS ALUNOS, FUNCIONÁRIOS E PROFESSORES.


- NOME DO ALUNO (a) : ---------------------------------------------------------------------------------------------
- TURMA: -----------------, TURNO: ----------------------------
- HORA: ----------------   DATA: ---------------
- UM BREVE RELATO DO CASO:




---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




OBS: ESTA FICHA DE OCORRÊNCIA É MUITA NECESSÁRIA PARA O CONTROLE ESCOLAR E PARA O CONTROLE DO PERFIL DE CADA ALUNO. QUANTO AO ATO DE SUAS DIVERSAS AÇÕES NÃO COMPORTAMENTAIS E AO MESMO TEMPO A PRÓPRIA FICHA SERVIRÁ DE REGISTRO DAS INFRAÇÕES COMETIDAS PELOS OS MESMOS. POR OUTRO LADO, ESSA FICHA DE OCORRÊNCIA DEVERÁ FICAR GUARDADA NA PRÓPRIA PASTA DO ALUNO. ENTÃO, PEÇO-LHES, ENCARECIDAMENTE AOS NOVOS GESTORES DE TODO O BRASIL QUE ADOTEM ESSA FORMA DE REGISTRO E CONTROLE.



CORDIALMENTE:  PEDRO ALMEIDA FILHO.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Explosão estelar iluminará o céu nas próximas semanas


Atualizado em  29 de janeiro, 2014 - 13:21 (Brasília) 15:21 GMT
Foto: UCL/University of London Observatory/Steve Fossey/Ian Howarth/Ben Cooke/Guy Pollack/Matthew Wilde/Thomas Wright
Imagem mostra um ponto brilhante de luz na galáxia M 82 (Foto: UCL/University of London Observatory/Steve Fossey/Ian Howarth/Ben Cooke/Guy Pollack/Matthew Wilde/Thomas Wright)
Uma explosão estelar excepcionalmente próxima da Terra vai iluminar o céu nas próximas semanas.
A explosão da supernova será na Galáxia do Charuto, chamada assim devido ao seu formato. O local fica a cerca de 12 milhões de anos-luz da Terra e oferecerá uma oportunidade única para se estudar uma supernova.
A descoberta, no entanto, foi feita por acaso. Steve Fossey, um astrônomo do University College de Londres (UCL), da Grã-Bretanha, descobriu a supernova com um pequeno telescópio de 35 centímetros.
"Estávamos fazendo uma observação há uma semana com estudantes do UCL e, em uma das imagens que conseguimos, de curta exposição, pudemos ver este ponto brilhante de luz na imagem da galáxia. Imediatamente nos demos conta que isto era uma supernova, a explosão de uma estrela", disse Fossey à BBC.
Fossey consultou colegas de outros observatórios e confirmou a descoberta. A União Astronômica Internacional catalogou a supernova como SN2014J.
A supernova é tão brilhante que poderá ser vista com telescópios domésticos de boa qualidade ou até mesmo com binóculos, quando atingir o ponto máximo de seu brilho, algo que deve ocorrer dentro de uma semana.
Junto com observadores do mundo todo, Fossey se prepara para recolher informações e aprender tudo o que puder enquanto a supernova for visível no céu.

Oportunidade

O astrônomo explicou que esta galáxia, "em particular, é incomum e está muito próxima; uma supernova tão próxima como esta provavelmente ocorre uma vez em décadas".
"É uma oportunidade excelente para a frota de naves espaciais que temos e para os observatórios na Terra", acrescentou Fossey.
Foto: UCL/University of London Observatory/Steve Fossey/Ian Howarth/Ben Cooke/Guy Pollack/Matthew Wilde/Thomas Wright
Ponto brilhante em destaque na foto da galáxia
A supernova da Galáxia do Charuto, na constelação de Ursa Maior, permanecerá brilhante por cerca de um mês e os cientistas querem aproveitar ao máximo a possibilidade de conhecer todos os segredos desta galáxia.
"Um dos modelos aceitos é que ela tem o que chamamos de uma anã branca, que efetivamente é uma estrela como o Sol e que está na fase final de sua vida, inerte e quente, uma estrela que tem uma companheira binária, uma amiga, atraindo material dessa amiga e ficando maior e mais quente até que se detona a uma temperatura crítica e explode em pedaços", explicou o astrônomo.
"Com estas naves no espaço, podemos observar a onda expansiva deste material, desta explosão, ao impactar no material que há a seu redor, incluindo sua companheira. E esta é a chave, precisamos compreender a companheira", acrescentou Fossey.
O cientista afirma que esta poderia ser uma estrela como o Sol ou este poderia ser um outro tipo de evento espacial, que incluiria duas anãs brancas.
Para o cientista, compreender estes "estalos estelares" pode levar à resolução de outros mistérios, pois as "supernovas são faróis de luz".
Além de ajudar a compreender o processo de morte de uma estrela, as supernovas são muito importantes pela luminosidade, que permite medir com precisão as distâncias entre as galáxias do universo, disse Fossey.
O cientista afirmou que os astrônomos estão vivendo semanas de "atividade furiosa" com os instrumentos ópticos espaciais e terrestres apontando para a direção da galáxia, para acompanhar este processo e conseguir toda a informação possível sobre o brilhante fim desta estrela.



FRASES DO PEDRO: O TEMPO





Físico recua e nega existir buraco negro


Físico recua e nega existir buraco negro

Stephen Hawking, da Universidade de Cambridge, publica artigo online revisando teoria sobre 'horizonte de eventos' e causa barulho

29 de janeiro de 2014 | 2h 02

O físico inglês Stephen Hawking, da Universidade de Cambridge, que se tornou notório como um dos criadores da teoria moderna do buraco negro, está causando barulho na comunidade científica pela publicação de um artigo online, ainda sem revisão de outros cientistas, que declara sem cerimônias: "Não existem buracos negros".
A declaração tenta colocar um ponto final em uma discussão que se arrasta há décadas e que, em última instância, está na base de um dos principais desafios da Física: unificar a Teoria da Relatividade (que explica o mundo macroscópico) com a Mecânica Quântica (que explica o mundo microscópico).
A ideia de buraco negro -- um objeto cosmológico resultante do colapso de uma estrela, cuja massa gigantesca (que pode ser milhões de vezes maior que o Sol) é condensada em um único ponto, com tamanha força gravitacional que suga tudo o que está a sua volta, até mesmo a luz -- vem do início do século 20.
Sua existência só pôde ser confirmada a partir da Teoria da Relatividade Geral, que Albert Einstein elaborou em 1915. Por décadas se imaginou que esse objeto apenas engolia outros objetos, mas não retornava nada para o espaço, o que contrariaria outras leis. Em 1974, Hawking propôs que no horizonte de eventos, uma espécie de fronteira do buraco negro, partículas escapariam como radiação, o que ficou conhecida como radiação Hawking. Assim, ele evaporaria lentamente até desaparecer.
Essa conclusão acabou encaixando o buraco negro dentro da segunda lei da Termodinâmica, que prevê que a entropia (desordem) de um sistema nunca podia diminuir. Se o buraco só engolisse sem devolver nada, a entropia do Universo estaria comprometida.
Reportagem da revista científica Nature, que comentou o novo estudo de Hawking, lembra que a proposta da radiação gerou outras dúvidas, entre elas a que ficou conhecida como paradoxo da muralha de fogo. O físico Joseph Polchinski, do Instituto Kavli, propôs que, de acordo com a Teoria da Relatividade, se um astronauta tivesse o azar de passar perto do buraco negro, atravessaria sem perceber o horizonte de eventos e seria puxado como um espaguete para dentro do buraco. Mas, argumenta o pesquisador e colegas, pela Mecânica Quântica, a radiação Hawking não se dissiparia simplesmente, mas formaria uma muralha de fogo no entorno do horizonte de eventos. Assim, o astronauta seria queimado.
O problema é que não dá para ser uma coisa ou outra. Apesar de os cientistas não saberem ainda como, para o mundo funcionar, as duas teorias têm de conversar.
Nova teoria. Hawking propôs agora, em artigo no site ArXiv, que, em vez de um horizonte de eventos, haveria um "horizonte aparente", uma superfície que pode capturar a luz, mas também pode mudar de forma por conta de flutuações quânticas, possibilitando que ela escape.
Daí, ele conclui que, nesse sentido, os buracos negros como propostos originalmente não existem. "A ausência de um horizonte de eventos significa que não existem buracos negros no sentido de sistemas dos quais a luz não pode escapar para o infinito", escreveu Hawking no artigo.
Em entrevista à Nature, explicou: "Não há escapatória para um buraco negro na teoria clássica". Entretanto, a Mecânica Quântica "permite que energia e informação escapem de um buraco negro". Para resolver definitivamente o problema, só unificando as teorias, diz. Só que o problema, lembra ele à revista, intriga os cientistas há quase um século. Assim, "a explicação correta permanece um mistério", reconhece.
FONTE: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,fisico-recua-e-nega-existir-buraco-negro,1124109,0.htm

Troféu Mirante premia tuntuense por conquista esportiva



Dê um click no link abaixo e leia à matéria:

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

SP estabelece metas de redução de criminalidade para premiar policiais


Você está em Notícias > São Paulo
Início do conteúdo

SP estabelece metas de redução de criminalidade para premiar policiais

Proposta prevê bônus de até R$ 2 mil no primeiro trimestre, se o número de roubos e furtos não aumentarem e se taxas de homicídios e latrocínios caírem 7%

20 de janeiro de 2014 | 12h 31
Fabio Leite e Carla Araújo - O Estado de S. Paulo
SÃO PAULO - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou nesta segunda-feira, 20, que vai pagar bônus de até R$ 2 mil aos policiais se os números de roubos e de furto e roubo de veículos não aumentarem e o de homicídios dolosos e latrocínios (roubos seguidos de morte) caírem 7% no primeiro trimestre deste ano. A bonificação faz parte do plano de metas para reduzir os três principais índices de criminalidade do Estado, que ainda precisa ser aprovado na Assembleia Legislativa.
"Queremos buscar a redução dos principais indicadores de criminalidade e premiar os policiais que vão além do cumprimento do seu trabalho. São crimes que tiram vida e abalam demais a sensação de segurança", disse o secretário estadual da Segurança, Fernando Grella Vieira. As metas serão avaliadas a definidas a cada trimestre.
Segundo ele, a meta é que os roubos entre janeiro e março não passem de 57.384 ocorrências, mesmo índice do primeiro trimestre de 2013. Já o número de roubos e furtos de veículos não devem passar de 50.710, igual a estatística do mesmo período do ano passado, e as mortes violentas (homicídio doloso e latrocínio) devem ter teto de 1.277, o que representa redução de 7% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado.
As metas foram apresentadas em evento na manhã desta segunda feira para 2.200 policiais que ocupam postos de comando. Por ano, um policial militar, que recebe R$ 3 mil em média, pode ganhar bônus de até R$ 8 mil. "Se todas as metas forem cumpridas, vamos pagar R$ 700 milhões em bonificação", disse Alckmin. "Quem vai ganhar com isso é a sociedade", completou o governador.
Só no terceiro trimestre de 2013, os roubos subiram 13,5% na comparação com o mesmo período em 2012, de 57.226 ocorrências para 64.990. Já os roubos e furtos de veículos saltaram 14,9%, de 48.248 casos entre julho e setembro de 2012 para 55.445 em igual período do ano passado. Os estatísticas do último trimestre de 2013 ainda não foram divulgadas.
O governo Geraldo Alckmin informou que vai aprimorar o controle e a transparência das estatísticas de criminalidade para evitar que policiais manipulem os números de ocorrências para conseguirem atingir as metas. "Estamos promovendo a automatização do controle de dados para que haja uma participação pessoal mínima e com isso limitar a ocorrência de erros", disse Grella Vieira. "Se o policial deixar de registrar ele incorrerá em infração disciplinar, será investigado e pode ser punido", completou. 


FONTE: http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,sp-estabelece-metas-de-reducao-de-criminalidade-para-premiar-policiais,1120643,0.htm

Filho de Dom Pedro é aprovado em 1º lugar no vestibular do ITA



TERÇA-FEIRA, 21 DE JANEIRO DE 2014

Filho de Dom Pedro é aprovado em 1º lugar no vestibular do ITA


marcos-santana-ficou-em-1-lugar-no-vestibular-2014-do-ita-1390245093657_300x420Marcelle Souza
Do UOL, em São Paulo
Primeiro lugar geral no vestibular 2014 do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), o maranhense Marcos Santana de Oliveira, 19, deixou a cidade natal e estudou dois anos em Fortaleza, a cidade com mais aprovados no exame deste ano.
O caminho até a tão sonhada vaga, no entanto, foi bem maior dos que os mais de 800 km –e as 16 horas de ônibus– entre a cidade de Dom Pedro (MA) e a capital do Ceará. “Durante a semana eu acordava, ia para o colégio às 7h20 e ficava lá até as 16h. Voltava para a casa e estudava até a meia noite”, conta o aluno do Colégio Farias Brito, que teve outros 30 aprovados neste ano.
Nos finais de semana, o ritmo diminuía (ele estudava de duas a três horas por dia) e na sexta-feira, havia tempo para a natação. “Fiz o vestibular do ITA nos dois anos anteriores e tinha decidido que esta seria a terceira e última vez”, diz.
A primeira tentativa foi no fim de 2011, quando ele ainda estava em Dom Pedro no último ano do ensino médio. Com a reprovação, Marcos percebeu que era preciso bem mais do que vontade para realizar o seu sonho. “Eu estava bem determinado, mas precisava de foco e direção, porque quando a gente estuda sozinho não rende tanto, não tem apoio”, conta.
Já em Fortaleza, Marcos entrou para uma turma de preparação específica para o ITA e começou a se dedicar. “Eu senti a mudança de cidade, mas queria muito passar”. Morava com a avó e o irmão, que também quer estudar no ITA, e enfrentava as 16 horas de ônibus para ver os pais apenas nos feriados prolongados.
Houve uma nova tentativa em 2012 (a primeira “pra valer”, segundo ele), mas a tão esperada notícia só chegou no fim do ano seguinte, com a divulgação da lista de aprovados no vestibular 2014. “Eu senti um alívio quando soube do resultado. Não ia fazer mais a prova do ITA, tinha decidido fazer a matrícula no IME [Instituto Militar de Engenharia, onde ele já tinha sido aprovado]. Agora estou curtindo o momento”, diz.
Desejo antigo
O sonho começou em 2009, quando Marcos participou da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia) e conheceu as instalações do instituto, em São José dos Campos (SP). “Eu saí de lá e só queria estudar no ITA”, diz.
Além das muitas horas de estudo, ele diz que usava o Facebook aos finais de semana para conversar com os amigos de Dom Pedro, jogava futebol e saía pouco à noite, porque achava Fortaleza “uma cidade muito perigosa”.
Marcos afirma que sempre gostou muito das matérias de exatas, mas também se destacava em humanas. Nesse período de estudos, ele conta que teve que se dedicar mais aos livros de física, a prova dessa disciplina é considerada “imprevisível e muito difícil” no vestibular do ITA.
No Colégio Farias Brito, onde ele estudou, há duas turmas de pré-vestibular de aproximadamente 60 alunos (pré-selecionados por um exame da própria escola) com o foco exclusivo no ITA. Os estudantes têm professores, carga horária e material diferenciado dos que desejam passar em outros vestibulares do país. “Eu acho que o aluno do Ceará tem muita garra e energia, e como temos turmas adaptadas para o ITA, há uma soma de esforços”, diz Tales de Sá Cavalcante, diretor do colégio.
Disputa
Conhecido como um dos vestibulares mais difíceis do país, a seleção deste ano do ITA teve 7.279 inscritos para 170 vagas. Dos aprovados, dez eram mulheres e 160, homens.
Os cursos da instituição têm duração de cinco anos: dois anos de grade comum a todas as carreiras e mais três anos de especialização (que pode ser em engenharia aeroespacial, aeronáutica, civil-aeronáutica, da computação, eletrônica ou mecânica-aeronáutica).
A prova foi realizada em 23 cidades e Fortaleza foi a campeã de aprovados: 71. Em seguida aparece São José dos Campos (SP), 37 aprovados, e Rio de Janeiro, 16 aprovados.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O livro "Maternidade da Vida", encontra-se disponível para vendas.


Amigo!Você pode adquiri-lo o livro “Maternidade da Vida” do escritor Pedro Almeida Filho. O livro se encontra disponível para vendas no link abaixo: "http://206.196.111.180//ferramentas/widget/gerado.php?form=1&link=http%3A%2F%2Fwww.perse.com.br%2Fnovoprojetoperse%2FBSU_Data%2FBooks%2FN1387396999310%2FAmostra.pdf&titulo=Maternidade da Vida&img=#&sinops" height="400" target="_top" scrolling="no" frameborder="no"></ifram
http://206.196.111.180//ferramentas/widget/gerado.php?form=1&link=http%3A%2F%2Fwww.perse.com.br%2Fno
206.196.111.180
Ou pelo site: www.perse.com.br

OBS: Título: Maternidade da vida
Categoria: Literatura Nacional e literatura infanto-juvenil.

Conto com a ajuda de todos!
Faça o seu cadastro no site, uma boa compra e uma ótima leitura.

Com carinho do escritor, Pedro A. Filho.

Cód:N1387396999310
Maternidade da Vida
Autor:Pedro Almeida Filho
Preço Livro Impresso:R$31,95
Preço EBook:R$7,30

Foto: Amigos! Vocês já podem adquiri-lo o livro “Maternidade da Vida” do escritor Pedro Almeida Filho. O livro se encontra disponível para vendas no link abaixo:  "http://206.196.111.180//ferramentas/widget/gerado.php?form=1&link=http%3A%2F%2Fwww.perse.com.br%2Fnovoprojetoperse%2FBSU_Data%2FBooks%2FN1387396999310%2FAmostra.pdf&titulo=Maternidade da Vida&img=#&sinops" height="400" target="_top" scrolling="no" frameborder="no"></ifram
http://206.196.111.180//ferramentas/widget/gerado.php?form=1&link=http%3A%2F%2Fwww.perse.com.br%2Fno
206.196.111.180
Ou pelo site: www.perse.com.br

OBS: Título: Maternidade da vida
Categoria: Literatura Nacional e literatura infanto-juvenil.

Conto com a ajuda de todos!
Faça o seu cadastro no site, uma boa compra e uma ótima leitura.

Com carinho do escritor, Pedro A. Filho.

Cód:N1387396999310
Maternidade da Vida
Autor:Pedro Almeida Filho
Preço Livro Impresso:R$31,95
Preço EBook:R$7,30

O livro “Maternidade da Vida”, encontra-se disponível para vendas



Amigo!Você pode adquiri-lo o livro “Maternidade da Vida” do escritor Pedro Almeida Filho. O livro se encontra disponível para vendas no link abaixo: "http://206.196.111.180//ferramentas/widget/gerado.php?form=1&link=http%3A%2F%2Fwww.perse.com.br%2Fnovoprojetoperse%2FBSU_Data%2FBooks%2FN1387396999310%2FAmostra.pdf&titulo=Maternidade da Vida&img=#&sinops" height="400" target="_top" scrolling="no" frameborder="no"></ifram
http://206.196.111.180//ferramentas/widget/gerado.php?form=1&link=http%3A%2F%2Fwww.perse.com.br%2Fno
206.196.111.180
Ou pelo site: www.perse.com.br

OBS: Título: Maternidade da vida
Categoria: Literatura Nacional e literatura infanto-juvenil.

Conto com a ajuda de todos!
Faça o seu cadastro no site, uma boa compra e uma ótima leitura.

Com carinho do escritor, Pedro A. Filho.

Cód:N1387396999310
Maternidade da Vida
Autor:Pedro Almeida Filho
Preço Livro Impresso:R$31,95
Preço EBook:R$7,30

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Gato recebe por sete meses benefício do Bolsa Família



Gato recebe por sete meses benefício do Bolsa Família

24 de janeiro de 2009 | 9h 03

AE - Agencia Estado
Billy, um gato com 4 anos de idade, foi cadastrado no Bolsa-Família como Billy da Silva Rosa, e recebeu durante sete meses o benefício do governo, R$ 20 por mês. A descoberta ocorreu quando o agente de saúde Almiro dos Reis Pereira foi até a casa do bichano convocá-lo para a pesagem no posto de saúde, conforme exige o programa no caso de crianças: "Mas o Billy é meu gato", disse a dona da casa ao agente.
Ela não sabia que o marido, Eurico Siqueira da Rosa, coordenador do programa no município de Antônio João (MS), recebia o benefício do gato e de mais dois filhos que o casal não tem. Os filhos fantasmas faziam jus a R$ 62 cada, desde o início de 2008, quando Eurico assumiu o cargo.
O golpe foi identificado em setembro e o benefício foi suspenso. Eurico ainda tentou retirar Billy do cadastro e pôr o sobrinho Brendo Flores da Silva no lugar. Mas já era tarde. No início desta semana o "pai" do gato Billy acabou exonerado a bem do serviço público e está sendo denunciado à Justiça. O promotor Douglas Oldegardo Cavalheiro disse que o servidor terá de devolver o que recebeu ilegalmente. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Produção de veículos soma 3,7 milhões em 2013 e bate recorde, diz Anfavea


Click no link abaixo e leia à matéria completa:

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,producao-de-veiculos-soma-37-milhoes-em-2013-e-bate-recorde-diz-anfavea,174574,0.htm