DÊ um click no link abaixo e leia à matéria:
Ressaltar a importância das políticas públicas nos dias atuais "Estado Necessário", para que tenhamos uma melhor visão ética e moral dos valores adquiridos, principalmente aos trabalhos das políticas públicas a serem desenvolvidas e aplicadas em prol do desenvolvimento sustentável do nosso país. Pois acreditamos que um país só será reconhecido e bem desenvolvido a partir das políticas públicas aplicadas em prol de uma vida melhor de toda nossa sociedade. *Pedro Almeida Filho.
sexta-feira, 25 de abril de 2014
quinta-feira, 24 de abril de 2014
Lupita é eleita a mulher mais bonita do mundo
Dê um click no link abaixo e leia à matéria:
Lupita Nyong´o
Reuters
Nota do Enem valerá em processo seletivo da Universidade de Coimbra
Nota do Enem valerá em processo seletivo da Universidade de Coimbra
Instituição portuguesa aceitará notas dos exames de 2011, 2012 e 2013; exame brasileiro deve ser nos dias 8 e 9 de novembro
24 de abril de 2014 | 14h 10Victor Vieira - O Estado de S. Paulo
Atualizada às 21h25
Divulgação
Notas do Enem terão pesos diferentes de acordo com o curso escolhido
NOTÍCIAS RELACIONADAS
SÃO PAULO - A Universidade de Coimbra, em Portugal, será a primeira instituição estrangeira a usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de acesso ao ensino superior a partir de 2014. A medida só valerá para candidatos brasileiros. O Enem já é usado como parte do processo seletivo de todas as universidades federais do Brasil desde o ano passado.
Os brasileiros que usarem a prova estarão dispensados dos exames nacionais portugueses, que funcionavam como sistema de acesso até agora. A partir deste ano, a instituição aceitará os resultados do Enem de 2011, 2012 e 2013. Em Coimbra são oferecidas graduações como Administração, Arquitetura, Direito, Engenharia Civil, Odontologia e Psicologia.
As notas do exame terão pesos diferentes de acordo com o curso pretendido, o que pode ser calculado por uma tabela de conversão de notas. O desempenho na prova de Matemática do Enem, por exemplo, é mais importante para os interessados em Engenharia do que para candidatos a Direito. A mensalidade na instituição é de 700, cerca de R$ 2.150.
Segundo o vice-reitor da Universidade de Coimbra, Joaquim Ramos de Carvalho, o Enem tem padrão elevado de qualidade e a medida promete facilitar o intercâmbio de estudantes brasileiros. "O Enem já é o exame de acesso de várias boas universidades brasileiras e avaliamos que também serviria de qualificação para nossos candidatos", afirmou Carvalho.
"Não faz sentido obrigar os estudantes brasileiros que já fizeram o Enem a passar por outro processo seletivo difícil", disse o vice-reitor. Atualmente, 2.059 alunos do Brasil estudam na instituição de Coimbra.
No mês passado, o governo português publicou uma lei que permite às universidades do País criarem seus próprios sistemas de ingresso à graduação, alternativa que não existia antes. A medida pode dar espaço para que outras instituições portuguesas copiem a iniciativa da Universidade de Coimbra.
De acordo com o Ministério da Educação brasileiro, ainda não há outras universidades estrangeiras que usam o Enem como parte do processo seletivo. A pasta ainda não confirma a data, mas estuda aplicar o exame nos dias 8 e 9 de novembro. A última edição da prova teve recorde de inscritos: 7,1 milhões de candidatos.
Consolidação. Para o especialista em avaliação educacional da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Cipriano Luckesi, a iniciativa da escola portuguesa representa mais um voto de confiança no Enem. "Isso reconhece a importância do exame", disse. Segundo ele, o uso do Enem para entrar em Coimbra também pode estreitar as relações acadêmicas. "Já temos bastante mobilidade de professores e alunos. Precisamos fortalecer a equivalência de títulos (diplomas)", afirmou.
A proposta ainda confirma, para especialistas, o interesse de universidades europeias, afetadas pela crise econômica, em atrair mais brasileiros. Esse processo já foi intensificado nos últimos anos com o Ciência sem Fronteiras, programa de intercâmbio do governo federal que pretende levar 101 mil estudantes e pesquisadores brasileiros ao exterior até 2015. Portugal, porém, não está mais entre os países de destino do programa.
Eucalipto Tratado Alpina
Aqui você tem a certeza que a madeira é bem tratada
www.alpinaeucaliptos.com.br
Anuncie aquiAqui você tem a certeza que a madeira é bem tratada
www.alpinaeucaliptos.com.br
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
quarta-feira, 23 de abril de 2014
Em comemoração ao Dia da Terra, Nasa divulga foto do planeta azul
Em comemoração ao Dia da Terra, Nasa divulga foto do planeta azul
Agência espacial também convocou internautas de todo mundo a enviarem 'selfies' com paisagens do globo
22 de abril de 2014 | 15h 36
O Estado de S. Paulo
Para celebrar o Dia da Terra, a Agência Espacial Americana (Nasa) divulgou nesta terça-feira, 22, uma imagem do planeta azul. Na foto, capturada por um satélite, é possível ver as Américas e desvendar as condições climáticas do planeta.
Nasa
Imagem em comemoração ao Dia da Terra
De acordo com a Nasa, a localização das nuvens indicam pancadas de chuva na Colômbia, Venezuela, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai e a noroeste e sudeste do Brasil.
Selfie global. A Nasa também convocou a população mundial a fazer uma 'selfie' e compartilhar nas redes sociais com a tag #GlobalSelfie para criar um mosaico mundial durante a comemoração do Dia da Terra. A agência lembrou que, apesar de que os cientistas tenham identificado milhares de novos planetas no universo nos últimos anos, a Nasa não estuda nenhum outro com mais profundidade como estuda a Terra.
"Com 17 missões de observação da Terra orbitando nosso planeta e várias mais que serão lançadas este ano, a Nasa estuda a atmosfera terrestre, a terra e os oceanos em toda sua complexidade", destaca a agência espacial.
segunda-feira, 14 de abril de 2014
Amanhã tem eclipse lunar - e ele está sendo chamado de 'lua de sangue'.
Na madrugada da próxima terça-feira, dia 15 de abril, o continente americano poderá observar um eclipse lunar completo. O fenômeno será o primeiro de uma tétrade de luas de sangue (como são chamados esses eclipses) - uma série de quatro eclipsesque ocorrerão de forma seguida e que se repetirão apenas sete vezes neste século, informou nesta quarta-feira a Nasa.
Os eclipses totais da Lua, quando o satélite cruza o cone de sombra da Terra, são pouco frequentes - o último ocorreu em 10 de dezembro de 2011. Já a última vez que houve uma série de quatro eclipses lunares totais foi entre 2003 e 2004 - e o evento deve acontecer novamente só sete outras vezes neste século.
Como observar? O eclipse começará na noite do dia dia 15 de abril, quando a beira da Lua ingressar no centro da sombra da Terra. Mas o eclipse completo acontecerá apenas perto das 2h da manhã, e deve durar 78 minutos. Se as condições meteorológicas permitirem, vai ser possível testemunhar o fenômeno de todo o Brasil.
Lua de Sangue? É durante esse período que a Lua pode ser vista da Terra com uma cor avermelhada, causada pela luz do Sol, e matizada por sua passagem através da atmosfera terrestre - pense na coloração do céu nos crepúsculos. Daí o nome "Lua de Sangue". Mas como isso depende das condições atmosféricas da Terra, não é possível prever de antemão o tom do eclipse. Ele pode ser completamente negro.
A chamada "Lua de Sangue" esteve rodeada ao longo da história de muitas superstições e profecias sobre desastres naturais de grande magnitude. E, especialmente sobre a tétrade de 2014, foi lançado um livro nos EUA no ano passado, chamado Four Blood Moons: Something Is About to Change (Worthy Publishing, 2013, sem edição no Brasil). O volume relacionava os quatro eclipses com uma profecia bíblica sobre o fim dos tempos.
De acordo com o site especializado Space.com, ligar maus presságios a eclipses eram comuns na antiguidade, quando não se sabia o que causava o "apagão" na Lua. Mas hoje sabemos que mesmo eventos raros como a tétrade são parte de um calendário astronômico etabelecido - eles já aconteceram inúmeras vezes e vão acontecer mais vezes no futuro. "Pessoas relacionam desastres com eclipses pelo fato que desastres podem acontecer todos os dias, sendo uma noite de eclipse ou não, e temos uma tendência de criarmos explicações para isso (...) É quase inevitável que algo ruim aconteça, porque coisas ruins acontecem o tempo todo", explica o astrônomo Geoff Gaherty, no Space.com.
domingo, 13 de abril de 2014
FRASES DO PEDRO: QUE DOMINGO SANTO MEU!
Que domingo santo meu! Que o espírito da páscoa habite para
sempre nos teus pensamentos e em vossos corações e que a compreensão do advento
traga-lhes, mais libertação. Amém!
DOMINGO DE RAMOS - "BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR
Dê um click no link abaixo e leia à matéria completa:
sábado, 12 de abril de 2014
No futuro, água pode ter "garrafinha" comestível; conheça invenção
08/04/2014 - 08h00
No futuro, água pode ter "garrafinha" comestível; conheça invenção
Do UOL, em São Paulo
- Vai um gole de água aí? Esta é Ooho!, "garrafa" de água que dá para comer
Você já imaginou comer uma garrafinha de água? O que parecia impossível pode se tornar uma ação comum no futuro - e ainda diminuirá a quantidade de lixo produzido. O espanhol Rodrigo González e os franceses Guillaume Couche e Pierre Paslier criaram uma embalagem inusitada para a água, que a transforma em uma espécie de bolha. E dá para comer tudo!
A invenção, que ganhou o nome de Ooho!, é tão legal que venceu um prêmio chamadoLexus Design Award. Para "embalar" a água, o líquido é congelado e envolvido em uma membrana gelatinosa dupla, feita basicamente a partir de algas. Desse jeito é possível manter a água limpa e ter, ao mesmo tempo, uma embalagem resistente, biodegradável e até mesmo comestível.
Só é preciso ter um certo treino para beber esta novidade: como a embalagem é meio molenga, você pode acabar se molhando. Mas, se for um dia de calor, ficaria até mais refrescante beber água!
Vídeo mostra como beber água no Ooho!
quarta-feira, 9 de abril de 2014
POEMA DE EDUARDO DE PAULA BARRETO - AFAGOS E SONHOS
AFAGOS E SONHOS
Quando você estiver triste
Pensando que até não existe
Por não ter para quem dar a mão
Não fique chorando sozinha
Pois lhe ofereço as mãos minhas
Para dividirmos a sua solidão.
Pensando que até não existe
Por não ter para quem dar a mão
Não fique chorando sozinha
Pois lhe ofereço as mãos minhas
Para dividirmos a sua solidão.
Para que as suas lágrimas
Não formem poças d'água
Meus beijos serão como lenços
Que secarão cada gota
E tocarão sua boca
Até cessar o seu sofrimento.
Não formem poças d'água
Meus beijos serão como lenços
Que secarão cada gota
E tocarão sua boca
Até cessar o seu sofrimento.
A emoção invadirá o seu corpo
E para trazer-lhe mais conforto
A carregarei em meus braços
Procurando o melhor lugar
Para você poder repousar
Enquanto com amor lhe afago.
E para trazer-lhe mais conforto
A carregarei em meus braços
Procurando o melhor lugar
Para você poder repousar
Enquanto com amor lhe afago.
Assim seremos tão unidos
Que mesmo estando dormindo
Não nos sentiremos tristonhos
Pois o Deus bom e onipotente
Me permitirá estar presente
Nas fantasias dos seus sonhos.
Que mesmo estando dormindo
Não nos sentiremos tristonhos
Pois o Deus bom e onipotente
Me permitirá estar presente
Nas fantasias dos seus sonhos.
*Eduardo de Paula Barreto
segunda-feira, 7 de abril de 2014
FRASES DO PEDRO: Quer ser feliz?
Primeiro passo plante sempre o
amor entre as pessoas. Segundo passo seja sempre leal e compreensivo. Terceiro
passo nunca se envolva com as drogas. Quarto passo trate-a, e cative-a, sempre
bem uma dama, ou melhor, seja sempre cavalheiro. Quinto passo ame e preserve a
natureza. Sexto, sétimo, oitavo, nono e décimo passos fica ao seu critério,
desde que esteja em consonância com os bons costumes e com Deus. Valeu!
Felicidades...
*Pedro Almeida Filho.
PROVÉRBIOS POPULARES
Provérbios populares:
"Uma andorinha só não faz
verão".
"Quando o gato dorme, o ratos fazem a festa".
"Quando o gato dorme, o ratos fazem a festa".
"Quem planta, colhe".
"cão que ladra, não morde".
"cão que ladra, não morde".
" Pimenta nos olhos dos
outros é refresco".
"Relógio que atrasa não
adianta".
"Respeito é bom e eu
gosto".
"Rir é o melhor
remédio".
"Tamanho não é
documento".
" Saco vazio não para em
pé".
" Zebra sem listra é
cavalo".
"Quem tudo quer, tudo
perde".
"Raposa que dorme não pega
galinha".
"De grão em grão a galinha
enche o papo".
" Jacaré que fica parado
vira bolsa".
"Tal pai, tal filho".
"Papagaio come milho,
periquito leva a fama".
"Um homem prevenido vale por
dois".
"Filho de peixe, peixinho
é".
OBS: Estes provérbios dependendo
de como são trabalhados principalmente dentro do ambiente escolar como forma de
aprendizagem nos favorecem melhores entendimentos de relacionamentos sociais,
humanos, éticos e morais, principalmente como forma de autodefesa em nossas
próprias vidas, também eles podem serem aplicados praticamente em todas as demais
disciplinas. Que legal aplicá-los!
domingo, 6 de abril de 2014
Os 10 melhores poemas de Mario Quintana
Os 10 melhores poemas de Mario Quintana
Carlos Willian leite, na Revista Bula
Pedimos aos leitores, colaboradores, seguidores do Twitter e Facebook que apontassem os poemas mais significativos de Mario Quintana. Poeta, tradutor e jornalista, Mario Quintana estreou na literatura em 1940 com o livro “A Rua dos Cataventos”. O poeta também deixou um amplo trabalho de tradução, com destaque para as obras “Em Busca do Tempo Perdido”, de Marcel Proust, e “Mrs. Dalloway”, de Virginia Woolf. Em 1980 recebeu o prêmio Machado de Assis, pelo conjunto da obra. Mario Quintana concorreu por três vezes a uma vaga na Academia Brasileira de Letras, mas em nenhuma das ocasiões foi eleito. Ao ser convidado a candidatar-se uma quarta vez, e mesmo com a promessa de unanimidade em torno de seu nome, o poeta recusou.
Apesar da idolatria no Rio Grande do Sul e de dividir o posto, ao lado de Clarice Lispector e Caio Fernando Abreu, de autores brasileiros mais citados na internet, Mario Quintana ainda não é considerado um poeta além-fronteiras. De acordo com o crítico Antonio Carlos Secchin, “parece que apenas poetas cariocas e paulistas não precisam de gentílico. Difícil ler ‘o poeta carioca Vinícius de Morais’ ou ‘o paulista Oswald de Andrade’. Mas lemos a toda hora ‘o pernambucano João Cabral’. Infelizmente, apenas os do Rio e de São Paulo estão dispensados de exibir a carteira de identidade”.
A melhor definição para Mario Quintana, foi feita por ele mesmo, em 1984: “Nasci em Alegrete, em 30 de julho de 1906. Creio que foi a principal coisa que me aconteceu. E agora pedem-me que fale sobre mim mesmo. Bem! Eu sempre achei que toda confissão não transfigurada pela arte é indecente. Minha vida está nos meus poemas, meus poemas são eu mesmo, nunca escrevi uma vírgula que não fosse uma confissão. Nasci no rigor do inverno, temperatura: 1 grau; e ainda por cima prematuramente, o que me deixava meio complexado, pois achava que não estava pronto. Até que um dia descobri que alguém tão completo como Winston Churchill nascera prematuro — o mesmo tendo acontecido a sir Isaac Newton! Excusez du peu… Prefiro citar a opinião dos outros sobre mim. Dizem que sou modesto. Pelo contrário, sou tão orgulhoso que acho que nunca escrevi algo à minha altura. Porque poesia é insatisfação, um anseio de auto-superação. Um poeta satisfeito não satisfaz. Dizem que sou tímido. Nada disso! Sou é caladão, introspectivo. Não sei porque sujeitam os introvertidos a tratamentos. Só por não poderem ser chatos como os outros? Exatamente por execrar a chatice, a longuidão, é que eu adoro a síntese. Outro elemento da poesia é a busca da forma (não da fôrma), a dosagem das palavras. Talvez concorra para esse meu cuidado o fato de ter sido prático de farmácia durante cinco anos. Note-se que é o mesmo caso de Carlos Drummond de Andrade, de Alberto de Oliveira, de Erico Verissimo — que bem sabem (ou souberam) o que é a luta amorosa com as palavras”.
Abaixo a lista com os dez poemas selecionados baseada no número de citações obtidas. Os poemas selecionados foram publicados nos livros “Mario Quintana — Poesia completa”, editora Nova Aguilar. Mario Quintana morreu em 5 de maio de 1994.
A Rua dos Cataventos
Da vez primeira em que me assassinaram,
Perdi um jeito de sorrir que eu tinha.
Depois, a cada vez que me mataram,
Foram levando qualquer coisa minha.
Perdi um jeito de sorrir que eu tinha.
Depois, a cada vez que me mataram,
Foram levando qualquer coisa minha.
Hoje, dos meu cadáveres eu sou
O mais desnudo, o que não tem mais nada.
Arde um toco de Vela amarelada,
Como único bem que me ficou.
O mais desnudo, o que não tem mais nada.
Arde um toco de Vela amarelada,
Como único bem que me ficou.
Vinde! Corvos, chacais, ladrões de estrada!
Pois dessa mão avaramente adunca
Não haverão de arrancar a luz sagrada!
Pois dessa mão avaramente adunca
Não haverão de arrancar a luz sagrada!
Aves da noite! Asas do horror! Voejai!
Que a luz trêmula e triste como um ai,
A luz de um morto não se apaga nunca!
Que a luz trêmula e triste como um ai,
A luz de um morto não se apaga nunca!
Do amoroso esquecimento
Eu agora — que desfecho!
Já nem penso mais em ti…
Mas será que nunca deixo
De lembrar que te esqueci?
Já nem penso mais em ti…
Mas será que nunca deixo
De lembrar que te esqueci?
Segunda canção de muito longe
Havia um corredor que fazia cotovelo:
Um mistério encanando com outro mistério, no escuro…
Mas vamos fechar os olhos
E pensar numa outra cousa…
Um mistério encanando com outro mistério, no escuro…
Mas vamos fechar os olhos
E pensar numa outra cousa…
Vamos ouvir o ruído cantado, o ruído arrastado das correntes no algibe,
Puxando a água fresca e profunda.
Havia no arco do algibe trepadeiras trêmulas.
Nós nos debruçávamos à borda, gritando os nomes uns dos outros,
E lá dentro as palavras ressoavam fortes, cavernosas como vozes de leões.
Puxando a água fresca e profunda.
Havia no arco do algibe trepadeiras trêmulas.
Nós nos debruçávamos à borda, gritando os nomes uns dos outros,
E lá dentro as palavras ressoavam fortes, cavernosas como vozes de leões.
Nós éramos quatro, uma prima, dois negrinhos e eu.
Havia os azulejos, o muro do quintal, que limitava o mundo,
Uma paineira enorme e, sempre e cada vez mais, os grilos e as estrelas…
Havia todos os ruídos, todas as vozes daqueles tempos…
As lindas e absurdas cantigas, tia Tula ralhando os cachorros,
O chiar das chaleiras…
Havia os azulejos, o muro do quintal, que limitava o mundo,
Uma paineira enorme e, sempre e cada vez mais, os grilos e as estrelas…
Havia todos os ruídos, todas as vozes daqueles tempos…
As lindas e absurdas cantigas, tia Tula ralhando os cachorros,
O chiar das chaleiras…
Onde andará agora o pince-nez da tia Tula
Que ela não achava nunca?
A pobre não chegou a terminar o Toutinegra do Moinho,
Que saía em folhetim no Correio do Povo!…
A última vez que a vi, ela ia dobrando aquele corredor escuro.
Ia encolhida, pequenininha, humilde. Seus passos não faziam ruído.
E ela nem se voltou para trás!
Que ela não achava nunca?
A pobre não chegou a terminar o Toutinegra do Moinho,
Que saía em folhetim no Correio do Povo!…
A última vez que a vi, ela ia dobrando aquele corredor escuro.
Ia encolhida, pequenininha, humilde. Seus passos não faziam ruído.
E ela nem se voltou para trás!
Emergência
Quem faz um poema abre uma janela.
Respira, tu que estás numa cela
abafada,
esse ar que entra por ela.
Por isso é que os poemas têm ritmo —
para que possas profundamente respirar.
Quem faz um poema salva um afogado.
Respira, tu que estás numa cela
abafada,
esse ar que entra por ela.
Por isso é que os poemas têm ritmo —
para que possas profundamente respirar.
Quem faz um poema salva um afogado.
Poeminho do Contra
Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão…
Eu passarinho!
Atravancando meu caminho,
Eles passarão…
Eu passarinho!
Relógio
O mais feroz dos animais domésticos
é o relógio de parede:
conheço um que já devorou
três gerações da minha família.
é o relógio de parede:
conheço um que já devorou
três gerações da minha família.
Os Poemas
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam voo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto
alimentam-se um instante em cada par de mãos
e partem. E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti…
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto
alimentam-se um instante em cada par de mãos
e partem. E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti…
Esperança
Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança
E ela pensa que quando todas as sirenas
Todas as buzinas
Todos os reco-recos tocarem
Atira-se
E — ó delicioso voo!
Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
Outra vez criança…
E em torno dela indagará o povo:
— Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
E ela lhes dirá
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
— O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA…
Vive uma louca chamada Esperança
E ela pensa que quando todas as sirenas
Todas as buzinas
Todos os reco-recos tocarem
Atira-se
E — ó delicioso voo!
Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
Outra vez criança…
E em torno dela indagará o povo:
— Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
E ela lhes dirá
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
— O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA…
Envelhecer
Antes, todos os caminhos iam.
Agora todos os caminhos vêm
A casa é acolhedora, os livros poucos.
E eu mesmo preparo o chá para os fantasmas.
Agora todos os caminhos vêm
A casa é acolhedora, os livros poucos.
E eu mesmo preparo o chá para os fantasmas.
Tic-tac
Esse tic-tac dos relógios
é a máquina de costura do Tempo
a fabricar mortalhas.
é a máquina de costura do Tempo
a fabricar mortalhas.
FOTOGRAFIA: LIANE NEVES
FONTE: HTTPS://TWITTER.COM/LIVROSEPESSOAS/STATUS/450368776354009089?REFSRC=EMAI
Brasileiro cria tampa de garrafa que se transforma em peça de Lego
DÊ UM CLICK NO LINK ABAIXO E CONFIRA À MATÉRIA:
FONTE: http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,brasileiro-cria-tampa-de-garrafa-que-se-transforma-em-peca-de-lego,4151,0.htm
FONTE: http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,brasileiro-cria-tampa-de-garrafa-que-se-transforma-em-peca-de-lego,4151,0.htm
Morre o ator José Wilker
Morre o ator José Wilker
Do G1
O ator José Wilker morreu na manhã deste sábado (5) no Rio de Janeiro. Ainda não há informações oficiais sobre a causa da morte, mas suspeita-se que ele tenha sofrido um infarto. A última participação do ator em novelas foi em 2013, em "Amor à Vida", de Walcyr Carrasco, na qual interpretou o médico Herbert.
Em 2012, ele foi o coronel Jesuíno no remake de "Gabriela", baseado no livro "Gabriela Cravo e Canela", de Jorge Amado. Em 2008, na novela Duas Caras, o ator fez o papel do professor Fernando Macieira.
Em 1970, após ganhar o prêmio Molière de Melhor Ator pela peça "O Arquiteto e o Imperador da Assíria", foi convidado pelo escritor Dias Gomes o para o elenco de "Bandeira 2" (1971), sua primeira novela.
Wilker interpretou o primeiro protagonista em 1975: foi Mundinho Falcão em "Gabriela", adaptação de Walter George Durst do romance de Jorge Amado, um marco na história da teledramaturgia brasileira.
Personagens conhecidos
Wilker tem em seu currículo personagens memoráveis, como o jovem Rodrigo, protagonista da novela "Anjo Mau" (1976), de Cassiano Gabus Mendes. Em 1985, viveu Roque Santeiro, personagem central da trama homônima escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva. Em 2004 interpretou o ex-bicheiro Giovanni Improtta, de "Senhora do Destino", de Aguinaldo Silva, um personagem com diversos bordões como “felomenal” e “o tempo ruge e a Sapucaí é grande”.
Assinar:
Postagens (Atom)