quarta-feira, 27 de outubro de 2010

DESENVOLVIMENTO NO PROCESSO DE LEITURA

DESENVOLVIMENTO NO PROCESSO DE LEITURA


O ato de ler requer habilidades,análise e interpretação de texto. Está basicamente fundamentedo nas observações e na compreensaõ do ato de ler como vimos anteriormente.
Segundo alguns professores,alguns já mencionados e que muito tem a contribuir no estudo da metodologia científica e outros tais como: Antonio Joaquim, Severino,professor de Filosofia da USP, e Cipriano Carlos,professor da disciplina Metodologia Científica da Universidade Estadual de feiira de Santana-Bahia. E Luckesi,,Elói Barreto de Jesus,José Cosma e Nailson de Quintela Baptista. "Antes de iniciar qualquer leitura é preciso determinar o que está sendo estudado,isto é,delimitar uma unidade de leitura,orienta severino(2007).
Então,unidade de leitura é aquilo que você define para ser lido,articulado,é como um livro,um capítulo,uma seção de um artigo etc...
É nessa lógica de pensamento que devemos compreender,argumentar e avaliar de fato toda a mensagem transmitida.
A indentificação de um tipo de um texto leva em consideração as diferentes características de cada tipo de texto,que pode ser:
Informativo- tem como objetivo veicular a informação.
Literário- Trata da expressão da arte.
Científico- Se caracteriza por um raciocínio construído sobre fundamentação exaustiva e sempre provada.
Pedro demo acrescenta,ainda outros tipos de textos:
-teórico; discute teorias e conceitos,categorias.
-metodológico:Discute metódo,produção e textos de dados epistemologico.
-Empírico: discute dados e suas análises.
-Práticos: serve para discussão de práticas organizacionais,políticas,programas,projetos,entre outros.
Quanto a identificação da referencia bibliográficas da publicação,ela é feita observando as informações constantes da sua ficha catalográfica que, no caso de livro,geralmente é colocada nas primeiras páginas.
O conhecimento de dados biograficos e bibliográficos do autor é de extrema importãncia para o resultado do processo de leitura e análise do texto. assim, é muito importante conhecermos o autor da publicação: onde nasceu,qual sua trajetória acadêmica e profissional,suas linhas de pesquisas,as publicações produzidas entre outras.
Por outro lado,as atividades espercíficas de análise textual,temática,interpretativa,a problematização e a síntese pessoal,vamos descrever separadamente. então,analisar um texto,nada mais é que separar suas partes e analisar cuidadosamente o elemento chave do autor,o que ele quer transmitir. mas,antes de tudo,tendo o total conhecimento das divisões necessárias para análise de texto,tais como:
-analise textual
-Análise temática
-Análise interpretativa
-Problematização
-Síntese ou conclusão pessoal.
Análise temática - Inicialmente faça a leitura completa do texto como o objetivo de tomar conhecimento da linha teórica do pensamento no sentido de identificar os limites da abordagem do autor e dos componentes desconhecidos do texto através de um dicionário para complemento. ler o texto na íntegra com o objetivo do todo,identificar os limites da obordagem do autor,isto é,os aspectos que estão sendo discutidos sobre determinado texto. assinalas as palavras chaves,expressões desconhecidas e conhecer seus significados.
Análise Temática.
Devemos compreender a mensagem do autor,mas sem interferir nas idéias preconizadas por ele. Isto quer dizer que você deve ouvir o que o autor do texto quer dizer,sem emitir julgamento ou crítica. Nesse sentido é importante que você faça perguntas que possibilitem identificar o problema,do tipo: qual o problema a ser solucionado? Qual a dificuldade a ser resolvida?
A identificação do problema revela a ideia principal,definida pelo autor. A ideia central sempre é uma oração,uma proposição,e expressa a linha de raciocínio lógico para transmitir a mensagem,isto é, o processo lógico do pensamento do autor. Tendo evidenciado a estrutura lógica do texto,voc~e pode construir um roteiro sobre as ideias(pricipal e secundária)expressa no texto.
É notável que as ideias do autor são creditos de seu pensamento e que não devem ser roubadas(copiadas). Reproduzir uma ideia sem citar a fonte é "plágio". E plágio pode constituir crime de violação de direitos autorais,além de ferir a ética acadêmica.
Segundo a "Associação Brasileira de Normas e Técnicas(ABNT),por meio da Norma Brasileira NBR 10520 de 2002,orienta como fazer uma citação de informação de outras fontes que são três possibilidades:
-Citação Direta:-é a cópia de como um parágrafo ou uma frase foi extraída de uma fonte. É cópia exatamente igual como está no documento que foi extraído.
-Citação Indireta:- é dizer com as suas palavras a ideia do autor. É fazer um paráfrase das ideias do autor do texto.(Devemos citar também á fonte).
-Citação de Citação:- é uma citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original(ABNT,2002.P.1).
Análise Interpretativa.
É a terceira etapa da análise de um texto. É a mais difícil,pois voc~e procurará dialogar com o autor e se posicionar frente as ideias expostas por ele.
"Interpretar é tomar uma posição própria a respeito das ideias enunciadas. É ler nas estrelinhas,é forçar o autor a um diálogo,é explorar toda a unidade das ideias expostas,enfim,é dialogar com o autor"(Severino,2007,p.59).
A partir de então,vamos interpretar o estudo da interpretação em dois momentos que são:
-1º Momento: Verifique se o autor atingiu os objetivos propostos,se o raciocínio foi eficaz na demonstração da argumentação proposta e se a conclusão é coerente com suas premissias.
-2º Momento: Formule um juizo crítico: até que ponto o autor foi original,até que ponto o tratamento dado pelo autor ao tema é profundo(alcance);e por último,o texto é válido pela pertinência(validade) e contribuição do texto para o estudo do tema abordado.
PROBLEMATIZAÇÃO.
É a quarta etapa da análise de um texto.Tem objetivo de lenvantar problemas para a discussão e reflexão individual e ou em grupo.
Severino recomenda as seguintes atitudes:
-Ler atentamente o texto e procurar questioná-lo,buscando encontrar as respostas para os problemas.
-Assinalar em uma folha de papel os termos,os conceitos as ideias. Só é possível problematizar após você ter lido textos originais do autor e diferentes abordagens sobre o assunto.
Isso dignifica levantar e discurtir problemas com relação à mensagem do autor,sob o ponto de vista de outros autores.
SÍNTESE OU CONCLUSÃO PESSOAL.
Após à análise e reflexão do texto,você têm condições de expor as conclusões a que chegou sobre o texto. na concepção de Lakatos e marconi(1991), trata-se de reelaboração pessoal da mensagem.
Segundo pedro Demo,"Elaborar um texto é articular ideias,concatenar o pensamento,tecer uma proposição".
Portanto,retorne ao texto e confirme se você compreendeu a ideia do autor.

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