SETOR PÚLICO E SETOR PRIVADO E SEUS PROFESSORES NAS ESCOLHAS DOS LIVROS DIDÁTICOS.
A busca por um ensino fundamental e médio de qualidade passa por uma questão-chave: a distorção entre a educação realizadas nas escolas públicas e privadas. Então, esse dualismo reflete-se, inclusive, no material pedagógico adotado. Os livros utilizados no ensino particular não são os mesmos das escolas públicas. Estas, em geral, usam várias versões resumidas e mais baratas dos livros utilizados nas redes privadas. Porém, no ensino médio, o aumento acelerado da demanda por vagas sem correspondente, planejamento da oferta gerou a proliferação de cursos supletivos e noturnos. A falta da discussão sobre o material didático a ser utilizado levou ao surgimento de livros e materiais de qualidade questionável, adaptado a essa realidade. E muitas das vezes os próprios professores questionam e selecionam tais livros a serem utilizados, aceitos no ano posterior ao da escolha. Porém, essa aceitação não é classificada para o sistema e quando chegam as escolas provavelmente são de outras editoras. Livros estes que basicamente não têm tanto aprofundamento com a realidade do ensino em estabelecimento. A própria experiência do setor fica a desejar, o professor passa a ser pedra angular na elaboração da escolha, passando assim, despercebida e aceitável.
Para tanto, deve ser fomentada uma política global e bem definida voltada para o material adotado no ensino médio e Fundamental que envolva a formação continuada de professores e que a extirpação dos estudantes no debate, para que os livros, os textos-bases e todos os materiais de suporte possam atender ás suas realidades socioculturais e cognitivas, contribuindo, assim para uma melhoria de qualidade do próprio ensino brasileiro.
REDERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
E24e Wnsino Médio: Construção Política: Síntese das salas temáticas/ coordenação: Marise Nogueira Ramos; Rosiver Pavan; texto. César Henrique Arrais. – Brasília: Secretaria de Educação médio e tecnológica, 2003.
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