AZIA OU DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO.
É a sebsação dolorosa (ardência), causada pelo retorno do ácido produzido pelo estômago para o esôfago(orgão em forma de rubo que conduz o alimento da boca para ao estômago). Esse retorno pode causar dano para a mucosa (revestimento maciço semelhante à parte interna da bochhecha), que recobre todo o aparelho digestivo, ptoduzindo feridas. Esses machucados são chamados de esofagite(inflamação do estômago) À azia pode ocorrer também a sensação do alimento retornamdo à boca( fenômeno reconhecido com regurgitação). Esse problema atinge cerca de 1/3 da população, ocasionalmente, e até 10% diariamente. Devidos a consequências de hábitos errados, obsidade ou acompanhamento de outras doenças do aparelho digestivo superior(como úlceras r hérnia de hiato). Então, faz-se necessário a mudanças de regime de alimentar.
PIORA Á AZIA:
- Doces concentrados( espercialmente chocolates), café, gorduras ou frituras prcantes, alimentos mentolados, condimentos(pimenta, picles,mostarda, catchup, molho inglês etc...)
- Evitar o uso de as refeiçoes(água,chá, suco,refrigerantes), usá-los somente duas horas após as refeiçoes... Líquidos engeridos com as refeições diluem o ácido gastrico, atrasam a digestão e excesso de gases levando à azia queimação e desconforto. - Procurar evitar o uso de bebidas alcoólicas, parar de fumar, não deitar ou abaixar-se logo após as refeições.
- Procurar emagrecer até estar bo máximo 5% acima do peso rdeal. Não comer depressa, , a primeira fase da digestão inicia-se pela à boca, quando a saliva misrura-se com o alimento. Mastigar bem os alimentos.
TRATAMENTO:
-Os abtiácidos melhoram os sintomas do fluxo, associados ao alginato, parece mais eficazes... Prefira sempre antiácidos que não causam cobstipação intestinal. Os procinéticos são bem recomendados como "Metoclopramida(Eucil),Trimebutina(Dèbridat) ,Bromoprido9 Digean retard), Domperidona, que aceleram o esvaziamento do estômago, melhorando o funcionamento do esôfago r fortalecem a válvula esôfogo-gástrica, diminuindo o retorno do suco gástrico e reduzindo à azia. Os mais eficazes são a Trimebutina e as formas retards dos medicamentos.
OBS: _ se à azia não cede com as alterações dos hábitos de vida ou se ela prosseguir apresentando-se duas ou mais vezes por semana, procure ajuda médica (Clíbico geral ou gastroenterologista), e jamais tome remédios sem prescrição médica para não piorar mais seu estado de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário