Você já conhece o conceito de processos nos seus aspectos voltados ao cliente externo, as estratégias e as tarefas, e tem o conhecimento sobre os tipos de configurações organizacionais e os critérios de interdependência entre os diversos setores de uma organização. Utilize esse aprendizado teórico na comparação entre duas instituições: a primeira bem verticalizada, com hierarquia formalizada, bem definida e rígida e outra mais horizontalizada, com menos níveis hierárquicos e voltada (organizada/estruturada) para o cliente externo. Depois relacione, através do quadro modelo abaixo, os benefícios e /ou deficiências de cada uma no atendimento a necessidade do cliente externo.
Compreende-se que o conceito de processo está basicamente relacionado para a qualidade de serviços oferecidos e voltados à qualidade de melhoramentos das ações voltadas aos clientes externos; assim predominamente, cria, trabalha, amplia e transforma insumos como objetivos de produzirmos bens ou serviços que tenham de fato qualidades de asseguramentos e aceitações a serem aceitas pelos os clientes externo. Então, toda essa asseguridade de aceitação e estratégicas visa uma melhor aceitação das disponibilidades em que as próprias empresas ou instituições nos oferecem assim como a própria interdependência que esses órgãos acatam em suas decisões finais de suas contratações dos próprios serviços oferecidos e amparados pelos consumidores que nesse caso o chamamos de cliente externo conforme a sua instituição da qual está enquadrada nas suas correlações trabalhistas ou de forma profissionalizantes.
Bem, toda e qualquer organicidade requer de fato orientações por demandas e aceitações principalmente nos seus processos administrativos. Portanto, ao abordamos critérios de departamentalização em seus diversos níveis de relacionamentos desejados e almejados nas suas formas estruturais em que regem cada instituição organizacional o próprio valor adicionado que têm em comuns critérios a serem de fato utilizados e agrupados as atividades em unidades organizacionais e obedecidas em comandos e normas classificatórias das diversas unidades maiores em porções cada vez menores dos resultados possíveis e concretizados de suas sustentações e aceitações dentro e fora do mercado competitivo e fiscalizador das diversas distribuições disponibilizadas e oferecidas para os próprios clientes externos visados. Assim, muitas dessas agências adotam suas próprias interdependências que podem ser classificadas em suas diversas visões adotadas pelo o sistema operacionalizante em que regem cada instituição.
Bem, neste trabalho especificamos duas instituições escolares que têm suas metodologias diversificadas em suas organizações pedagógicas de visões tradicionais e verticalizadas e a outra de visão escolar inovadora e na sua forma horizontalizada. Portanto, é válido também demonstrar toda esta diferença por meio do quadro modelo abaixo apresentado de acordo com seu atendimento e necessidade de cada cliente externo classificando assim, benefícios e deficiências de ambas as instituições escolares.
QUADRO MODELO
PEDAGOGIA TRADICIONAL. ORGANIZAÇÃO: INSTITUIÇÃO ESCOLAR Nº A, –VERTICALIZADA. | PEDAGOGIA INOVADORA. INSTITUIÇÃO ESCOLAR Nº B,-HORIZONTALIZADA. | ||
BENEFÍCIO | DEFICIÊNCIAS | BENEFÍCIO | DEFICIÊNCIAS |
ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS | TRADICIONAL RÍGIDA | ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS – INOVADORA | X |
METODOLOGIA | EXPOSIÇÃO DO PROFESSO (AULA EXPOSITIVA SEM ABERTURA PARA QUESTIONAMENTO) | METODOLOGIA – TRANSCRIÇÃO/RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO. | FALTAM AINDA MAIS APROVEITAMENTOS QUANTO AOS CONHECIMENTOS LEVADOS PELOS OS ALUNOS PARA DENTRO DA SALA DE AULA. |
PERCECPÇÃO | BASEA-SE NA EXPOSIÇÃO ORAL DOS CONTEÚDOS SEQUÊNCIAL PREDETERMINADOS E BUROCRATIZADOS DESTITUÍDO DE SIGNIFICAÇÃO | PERCECPÇÃO – ESCOLA ATIVA BASEADA NO MOVIMENTO SOCIOCULTURAL DA ESCOLA E DA SOCIEDADE. | FALTA MAIS PARTICIPAÇÃO DA PRÓPRIA ESCOLAPARA COM A SOCIEDADE EM DIVERSAS SITUAÇÕES EM QUE ENVOLVEM A ESCOLA E A SOCIEDADE LOCAL. |
CARACTERÍSTICA DECISÓRIA DE CEDNTRALIZAÇÃO | BASEADO SOMENTE NO PROFESSOR | CARACTERÍSTICA DECISÓRIA DE CEDNTRALIZAÇÃO. – O ALUNO COMO SER ATIVO E CURIOSO. | FALTA MAIS DESEMPENHO ESCOLAR COMPORTAMENTAL DOS PRÓPRIOS ALLUNOS AOS SE RECOMHECEREM TAMBÉM COMO INTEGRANTES DESSE CONVÍVIO SOCIAL. |
ASPECTO ORGANIZACIONAL | DE FORMA INTERNA E DEFORMA SOBRECARREGADA DE INFORMAÇÕES VEICULADAS AOS ALUNOS | ASPECTO ORGANIZACIONAL- INTERATIVIDADE NAS INFORMAÇÕES REPASSADAS DE FORMA COLETIVA PARA COM TODOS QUE COMPÕESM O QUADRO ESCOLAR. | PERCEBE-SE QUE MESMO ASSIM, FALTAM PARTICIPATIVAS EFETIVAS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR E NAS DISTRIBUIÇÕES DAS TAREFAS DE CADA UM. |
RIGIDEZ ADMINISTRATIVA | CARACTERIZA-SE PELA POSTURA CONSERVADORA E O PROFESSOR É VISTO COM AUTORIDADE MÁXIMA. | RIGIDEZ ADMINISTRATIVA, COLABORATIVA, HARMONIOSA E PARTICIPATIVA. | MAIS QUALIFICAÇÕES PROFISSIONAIS POR PARTE DE ALGUNS GESTORES. |
FLEXIBILIDADE | NÃO HÁ, OU SEJA, É INFLEXÍVEL E DE FORMA RÍGIDA. | FLEXIBILIDADE – FLEXÍVEIS NAS ACEITAÇÕES APRESENTADAS E ANALISADAS COM APROVEITAMENTOS. | AINDA EXISTEM GESTORES QUE AGEM DENTRO DAS INSTITUIÇÕES COMO SE FOSSEM PARTICULARIDADES DELES E SEM TEREM CONHECIMENTOS DAS DIVERSAS TAREFAS, OU SEJAM, AUTORITÁRIOS. |
ARQUIVAMENTO | BASEADA SOMENTE NOS FATOS VIVENCIADOS NO PASSADO E DE FORMA CONSERVADORA. | ARQUIVAMENTO – DE FORMA ORGANIZADA E COMPUTADORIZADA EM SUAS DIVERSAS FORMAS DE ARQUIVAMENTOS. | EXISTEM AINDA ALGUMAS ESCOLAS QUE EMBORA ESTEJAM SEGUINDO ESSA METODOLOGIA RENOVADA NO MOMENTO NÃO SÃO ORGANIZADAS EM SUAS FORMAS DE ARQUIVAREM DOMCUMENTOS. |
PAPEL DA ESCOLA | DEFICIÊNCIA E FORMA INTELECTUAL E MORALMENTE EDUCATIVA NAS SUAS FORMAS CONSERVADORAS. | PAPEL DA ESCOLA – VISÃO ENVOLVENTE E ENCANTADORA E CONTEM PORÂNEA NO ATO DE EDUCAR E AO MESMO TEMPO LEVA EM CONTA AS NECESSIDADES AO MEIO SOCIAL. | FALTA MAIS INCENTIVO NESSA IMPLANTAÇÃO PRINCIPALMENTE AO ACESSO DE TRANSPORTE ESCOLAR PARA ESSES ALUNOS. |
AVALIAÇÃO | AS PROVAS ASSUMEM PAPEL CENTRAL. | AVALIAÇÃO- QUALITATIVA | MUITAS DAS VEZES OS PRÓPRIOS ALUNOS AINDA NÃO SÃO BEM AVALIADOS NA SUA FORMA QUALITATIVA E SIM QUANTITATIVA LEVANDO EM CONTA SOMENTE OS TRABALHOS DESENVOLVIDOS. |
TRABALHO APRESENTADO POR: -PEDRO ALMEIDA FILHO, EM 08 DE JULHO DE 2011, NA CIDADE DE TUNTUM MARANHÃO.
adorei seu trabalho,parabéns...
ResponderExcluirElana