Convenhamos que
a música e a dança traga em si uma ampla sustentabilidade para o ensino
brasileiro e isto não é mito, mas sim, uma total esperança da realidade
colaboradora para um ensino melhor e mais dinâmico nas redes de ensinos públicos
ou de caráter privado em nosso país. Afinal, tanto a música como a dança é de
suma-importância para esse desenvolvimento da melhoria do ensino e sendo de
fato, um universo que conjuga expressão de sentimentos e que ao mesmo tempo constrói
narrando toda a história e acontecimentos da vida de um povo, além de poder
educar construindo valores a música e a dança torna auxiliadora no próprio
dinamismo escolar em sala de aula. As aulas deixam de serem cansativa para
serem mais atraente e ao mesmo tempo cria em torno dos relacionamentos alunos e
professores uma melhor amizade construtivas das personalidades intercambiais
das trocas de experiências a serem aplicadas e adquiridas em favor do próprio
crescimento educacional e construtivos de uma sociedade que passam a valorizar
cada vez mais a arte e a cultura sem falar dos futuros artistas que ao
completarem os 18 anos de idade já têm sua profissão trabalhista adquirida e
caso queira seguir em frente nas suas vidas artísticas.
Bem, sendo a
dança e a música uma aliada da linguagem universal, nada é melhor do que
retratarmos esse dinamismo numa forma atraente e gostosa de lidar
principalmente aos diversos aspectos físicos, humanos, sociais, religiosos,
emocionais e espirituais, podendo ser considerada também um agente facilitador
e mediador de todo o processo de absolvição do conhecimento adquirido em favor
da formação educativa e humana de cada cidadão. Entretanto, faz-se necessária
toda a interligação do educador para com os educandos, ou seja, cabe aos
professores interagir mais nesse ambiente cultural e envolver cada vez mais os
alunos ao sabor emergenciais em que a dança e a música nos propõem e nos favorecem
quanto à conscientização e quanto às possibilidades que a música nos transmite
nos favorecendo ao que chamamos de bem-estar.
É válido
ressaltar que toda a importância da dança e da música em suas diversas
modalidades musicais e corporais só vem complementar mais nas melhorias das
nossas próprias escolas brasileiras e suas potencialidades educativas que nas
quais chamamos inteligências cinestésicas corporais. Então, nada é impossível
para que possamos realmente implantar essas ações ricas e necessárias no
momento em que todo o país pede mudanças e melhorias na qualidade do ensino
brasileiro.
Texto : *Pedro Almeida Filho. (Tuntum-MA, 21 de Maio
de 2012).
OBS: Ao imprimir
este texto para suas pesquisas nada é mais justo que citar fonte e nome do
autor. Legal!
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