segunda-feira, 21 de maio de 2012

A DANÇA E A MÚSICA NA SUSTENTABILIDADE ESCOLAR NO ENSINO BRASILEIRO


Convenhamos que a música e a dança traga em si uma ampla sustentabilidade para o ensino brasileiro e isto não é mito, mas sim, uma total esperança da realidade colaboradora para um ensino melhor e mais dinâmico nas redes de ensinos públicos ou de caráter privado em nosso país. Afinal, tanto a música como a dança é de suma-importância para esse desenvolvimento da melhoria do ensino e sendo de fato, um universo que conjuga expressão de sentimentos e que ao mesmo tempo constrói narrando toda a história e acontecimentos da vida de um povo, além de poder educar construindo valores a música e a dança torna auxiliadora no próprio dinamismo escolar em sala de aula. As aulas deixam de serem cansativa para serem mais atraente e ao mesmo tempo cria em torno dos relacionamentos alunos e professores uma melhor amizade construtivas das personalidades intercambiais das trocas de experiências a serem aplicadas e adquiridas em favor do próprio crescimento educacional e construtivos de uma sociedade que passam a valorizar cada vez mais a arte e a cultura sem falar dos futuros artistas que ao completarem os 18 anos de idade já têm sua profissão trabalhista adquirida e caso queira seguir em frente nas suas vidas artísticas.

Bem, sendo a dança e a música uma aliada da linguagem universal, nada é melhor do que retratarmos esse dinamismo numa forma atraente e gostosa de lidar principalmente aos diversos aspectos físicos, humanos, sociais, religiosos, emocionais e espirituais, podendo ser considerada também um agente facilitador e mediador de todo o processo de absolvição do conhecimento adquirido em favor da formação educativa e humana de cada cidadão. Entretanto, faz-se necessária toda a interligação do educador para com os educandos, ou seja, cabe aos professores interagir mais nesse ambiente cultural e envolver cada vez mais os alunos ao sabor emergenciais em que a dança e a música nos propõem e nos favorecem quanto à conscientização e quanto às possibilidades que a música nos transmite nos favorecendo ao que chamamos de bem-estar.

É válido ressaltar que toda a importância da dança e da música em suas diversas modalidades musicais e corporais só vem complementar mais nas melhorias das nossas próprias escolas brasileiras e suas potencialidades educativas que nas quais chamamos inteligências cinestésicas corporais. Então, nada é impossível para que possamos realmente implantar essas ações ricas e necessárias no momento em que todo o país pede mudanças e melhorias na qualidade do ensino brasileiro.

Texto :  *Pedro Almeida Filho. (Tuntum-MA, 21 de Maio de 2012).




OBS: Ao imprimir este texto para suas pesquisas nada é mais justo que citar fonte e nome do autor. Legal!


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Teatro e dança apresentados pelos os alunos da Escola Municipal josé Teixeira  no município de Tuntum-MA. (Data da apresentação do evento, Setembro de 2011).



Alunos do 6º Ano caracterizados para uma apresentação teatral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário