terça-feira, 28 de setembro de 2010

GEOCENTRISMO X HELIOCENTRISMO A CIÊNCIA E OS DIFERENTES TIPOS DE CONHECIMENTO.

GEOCENTRISMO X HELIOCENTRISMO A CIÊNCIA E OS DIFERENTES TIPOS DE CONHECIMENTO.


                  Desde que começou a brilhar no cérebro do homem a luz da racionalidade,o brilho e o movimento dos astros,desafiaram sua curiosidade de observar a vida e o universo.
No século II d.C..., o sistema geocêntrico que foi dividido e consagrado por Cláudio Ptolomeu, grande astrônomo da escola de Alexandria no Egito.  Para ele a terra era fixa e ocupava o centro das órbitas circulares das plantas. Então, para os gregos, por exemplo:- deduzia que a terra ocupava o centro do universo “Geocentrismo”. E que em torno dela giravam outros corpos celestes concêntricos. O  homem era assim, o centro e a medida de todas as coisas, “Antropocentrismo”. O pensando de modo diferente, porém, o astrônomo grego Aristarco de Somos (310-230 a.C), foi o primeiro a afirmar que todos os planetas, inclusive a terra girava em torno do sol. Aristarco, no entanto, não teve crédito porque a sabedoria grega admirava mais a idéia de que o homem ocupava o lugar central no universo; favorecida pelo geocentrismo sistematizado pelo astrônomo grego Heparco (século II a.C).
Já por volta do século XVI  ao século XVII, Nicolau Copérnico (1473 -1543), ao observar as estrelas e os planetas; Copérnico constataram as idéias sobre o sistema solar que vigoravam desde à Grécia Antiga.
Em 1443, Copérnico publicou”De Revolutionibus Orbim Coelestium”livro”,propondo que a idéia de um universo Heliocêntrico ou seja, em que se considera, o sol como o centro do universo ou como astro em torno do qual se efetua a translação dos planetas. Surgindo assim,mais tarde o pensamento renascentista “Teocentrismo”.(Deus como o centro do universo).
Já por volta de 1610, Galileu Galilei (1564-1642), astrônomo e físico Italiano, anunciou em conjunto de fatos que conflitavam  com as proposições aristotélicas e reforçara a concepção heliocêntrica de Copérnico. Logo Galileu foi obrigado a abjurar suas conclusões, permanecendo preso pela inquisição até o fim de sua vida em 1642. Seu trabalho, no entanto,apressou a formalização de um novo método de análise,no qual conceitos metafísicos como substância e causa foram substituídos por conceitos operacionais como:-massa,tempo e espaço. Era o início da revolução científica.
Somente com a expansão marítima e a descoberta de novos territórios causaram de fato mudanças no pensamento do homem, que não via mais a religião e Deus como centro de suas preocupações, mas sim o próprio homem...  Essa revolução na arte e na Ciência é conhecida como Renascimento.
Os principais nomes da Ciência nesse período foram:- Copérnico e Galileu. Nas artes, o grande impulso foi o crescimento das cidades italianas e do enriquecimento de diversas famílias que passaram a patrocinar os artistas entre elas os médices em Florença.
Alguns nomes das artes no Renascimento foram: -Michelângelo,Rafael,Leonardo da Vince,Botticelli,Maquiavel,Bocácio,Erasmo de Rotterdam,Willian Shakespeare e Luis de Camões e outros.
O principal objetivo dos humanistas eram levar o conhecimento para todas as pessoas... Nas escolas, foi dada grande importância aos estudos da História da filosofia,da Retórica,da Matemática e da poesia.
Evidentemente, Galileu considerado também o fundador da Ciência experimental moderna. Descobriu as leis da queda livre dos corpos e a lei que rege o movimento do pêndulo. Enunciou o princípio da composição instrumentais como :- o relógio eo telescópio.  Suas conclusões eram baseadas em observações dos resultados dos experimentos do que na lógica dedutiva.
Só por volta do século XVII, com Isac Newton, que revolucionou o conhecimento ligado à física, síntese da história física da formulação de leis gerais. Newton criou também as inovações científicas e técnicas. Só ao longo do século XVIII  ao século XIX, o progresso natural derivado dessa inovações “Os princípios da Dinâmica”.
 Em tempos modernos o conceito de metodologia esta relacionado ao estudo de Ciências.  “Definir ciências é um grande desafio, tanto para os cientistas quanto para os estudantes, pois até então “Ciências”, é uma discussão insolúvel”,(Gil,2007,p.20).
A palavra ciência vem do latim scientia, que significa aprender ou conhecer “etimologicamente”,diz Gil(2007),ciência é um conhecimento simples,mas que abrange margem para dúvidas. Então, todo conhecimento é científico?
Segundo Gil(2007), “Declara que essa definição etimológica é inadequada,pois existem diferentes tipos de conhecimentos e modos de conhecermos o que não são considerados científicos”.
Então, vamos considerar alguns conhecimentos:
-O conhecimento empírico ou popular (senso comum).
-Conhecimento Científico.
-Conhecimento Filosófico.
-Conhecimento Teológico.
O conhecimento empírico vulgar ou popular - É um conhecimento transmitido por geração para geração por meio da educação informal, independentemente de estudo e pesquisas. E para a ciência tais inspirações passadas jamais devem ser dispensadas
Quanto ao conhecimento científico, é todo conhecimento obtido por meio de procedimentos metodológicos que possibilitem investigar, ordenar, seguindo etapas, normas e técnicas por meio  de aplicação de métodos preestabelecidos;buscando responder e por que ocorrem os fatos e fenômenos.  Resulta de pesquisas metódicas e sistemáticas da realidade dos fatos. Agora se tratando de conhecimento Filosófico etimologicamente, filosofia é composta pelos termos “Philos”,que significa amigo, e “Sophia”,que significa sabedoria ou capacidade de perceber o certo e o errado. Exemplo:-Quem é o homem? De onde ele vem? Para onde vai? Qual a origem do universo e o mistério de estarmos aqui?
Agora quanto ao conhecimento teológico, esse conhecimento estar basicamente relacionado a fé, crença no Divino,tendo aspiração na razão... Então, esse conhecimento pode ser chamado de religioso ou Teológico, e manifesta-se diante do mistério ou de algo oculto que provoca curiosidade, estímulo a vontade de entender o que se desconhece.
 Segundo Minayo (1996,p.20): leis,visões do mundo, são provisórios,passageiras. Que as relações do homem na sociedade estão em constantes transformações, pois o homem evolui no seu modo de pensar e agir.
Para fazer ciência é preciso ter método. Mas o que é método? A palavra método vem do grego”Methos”,formadas por duas palavras “meta”,que significa no meio de,através de,entre,acrescida de “Odós”,que significa “Caminho”. “Assim, podemos claramente dizer que método significa,proceder ao longo de um caminho”,(TRÚJILLO FERRARI,1982,p.19).


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

EscolAtiva:programa de pesquisas e atividade:ensino fundamental. São Paulo:MECA,2004.
Física Completa: Volume único;ensino médio?Regina Azenha Bonjorro... (et al.). -2.ed.- São Paulo:FTD,2001.
MATSUURA,Oscar T. revista Ciência Hoje,SBPC,V.4,21,p.35.
Metodologia de estudo e de pesquisa em administração/ Liane carly hermes Zanella.-Florianópolis: departamento de ciências da administração/UFSC;(Brasília):CAPES: UAB, 2009.
TRUJILLO FERRARI<Alonso. Metodologia da pesquisa Científica. São Paulo:McGraw-Hill do Brasil,1982.

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