sexta-feira, 24 de setembro de 2010

INDUSTRIALIZAÇÃO,CRESCIMENTO,MISÉRIA E O SERVIÇO PÚBLICO NO BRASIL

INDUSTRIALIZAÇÃO,CRESCIMENTO,MISÉRIA E O SERVIÇO PÚBLICO NO BRASIL

Em 1933 a produção industrial brasileira voltou a crescer e, pela primeira vez na história,seu valor ultrapassou o da agricultura. Depois da crise de 1929, a política de desenvolvimento industrial se constituira em uma das principais metas do Estado intervencionista de Getúlio Vargas.
Bem, o resultudo dessa política de industrialização pode ser medido trinta anos depois,quando entre 1964-1969, o Brasil atravessou um surto de crescimento industrial, o chamado "o Milagre brasileiro". Durante os cincos primeiros anos do regime militar, o Estado havia realizado grandes investimentos na economia, da ordem de 9,9% do produto Interno Bruto, (a média anterior era da metade disso).
O Estado diregista e paternalista de 1930 tranformava-se no principal envestidor, criando várias empresas estatais nos setores de energia,siderugia e telecomunicações, o que sustentava o "Milagre brasileiro"; porém, eram subsídios e emprestímos a juros baixos do governo, que fizeram as taxas de crescimento atingirem níveis sem precedentes: O crescimeto econômico saltou de 83% em 1970 para 14% em 1973.
Logo, o milagre brasileiro beneficiou apenas poucos grupos sociais e aumentou a distância entre ricos e pobres, acabando por piorar a distribuição de renda. Em 1960, a metade mais pobre da população tinha 17,4% da renda. Em 1970 tinha 14,9%. No mesmo período os 20% mais ricos haviam aumentado a sua renda de 54,9% para 65% .
No período ficou celebre a frase do Senador Médice: -"A economia vai bem, mas o povo vai mal". Então, a própria industrialização e o milagre econômico havia aumentado a miséria no Brasil. de lá para cá pouca coisa mudou, o servoço público no Brasil continua a desejar, baixos salários e poco desenvolvimento nesse setor. As rodovias continuam inacabavéis, a falta de moradia é uma decadência e o próprio setor de saúde continua uma total miséria no País. Pois muitos morrem mesmo antes de serem atendidos e internados, pois muitos hospitais públicos do país não têm leitos suficientes para atender toda a demanda de pessoas que no momento se encontram com péssimo estado de doênça.  As pessoas necessitadas por medicação e atendimento hospitalar espercializado. Já no fim da ditadura militar no Brasil, em 1989, marcou início da transição e paternalista, fundado por Getúlio Vargas em 1930.
na década de 1990 foram discurtidas medidas para a mordenizaçlão e a melhoria do serviço público no Brasil. Após o fechamento de vários orgãos estatais durante a era Collor, no período subsequente, do plano real (1994), viu-se o arrocho salarial promover o enxugamento da máquina pública. os cortes de recursos, que dizia-se ter o objetivo de tomar o Estado eficiente, foram ampliados quando a moeda entrou em crise, no início  de 1999.
Após uma década de planos econômicos onde promoveram-se reformas para racionalizar o estado,consta-se que a qualidade do serviço público oferecido pelo Brasil, no fional de milênio, é inferior ao 10 anos atrás. Saúde e educação, são os maiores fragelos da humanidade; portanto, são os maiores exemplos da ineficiência dos serviçoos públicos oferecidos pelo estado.
Se a quantidade do deficit é um problema, a qualidade dele deveria ser um problema ainda maior,porque incomoda a grande maioria dos brasileiros.
[ Modificado: terça, 27 julho 2010, 13:44 ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário