quinta-feira, 23 de setembro de 2010

PROCESSO DE LEITURA E APRENDIZAGEM.

PROCESSO DE LEITURA E APRENDIZAGEM.

          O prrocesso de leitura, análise e de interpretação de textos estar basicamente fundamentados na compreensão de que o ato de ler, é um ato eminentemente político, de compreensão de um mundo que envolvem o leitor por inteiro a partir de sua própria história de vida, de suas experiências escolares, de suas expectativas de processos cognitivos complexos.
  O primeiro conjunto de atividades se lita a determinar o que será lido e a indentificação de elementos que auxiliem o entendimento do texto.
No segundo leitor busca a compreensão da mensagem do autor e a avaliação do que leu.
Então, faz-se necessário delimitar uma unidade de leitura "Orienta Severino (20075.)
Vejamos agora alguns tipos de textos:
-Informativo
-Literário
-Filosófico
-Científico


OBS: Científico- Por meio do raciocínio construído sobre fundamentação exaustiva dos fatos e sempre provada. (LUCHESI,et.al;1986,p.147).


Quanto à aprendizagem, ela supõem autoria, isto é, reconstruír o pensamento sem produção. É tornar-se autor de sua reflexão.
Quando falamos em autoria incluímos basicamente o ato de pesquisas. Pesquisar atividade que leva à criação e reconstrução de novos conhecimentos. A própria aprendizagem aparecerar na habilidade de fundamentar, isto é, construír alicerces para o que diz ou rejeita mantendo crítica e autocrítica no discurso.
Para um ótimo aprendizagem devemos seguir alguns passos:
-Motivação
-Disciplina
-Compromisso
-Agenda de estudos
-Dúvidas e apoio
-Exercícios e avaliações.


TEXTO: Pedro Almeida Filho


Nenhum comentário:

Postar um comentário