sábado, 25 de setembro de 2010

QUADRO SAÚDE "VOCÊ SABIA? MENINGITE

 MENINGITE

Esta é uma doença infecciosa e muito grave, que agrava principalmente as meninges que reveste o cérebro,(Membros).
É mais comum nas crianças, a meningite pode começar com complicação de uma outra doença como por exemplo: peneumonia,Sinusite,Septicemia do recem nascido,Caxumba ou uma outra infecção.

A meningite mais grave é causada por uma bactéria chamada "meningococo". O meningococo é transmitido pelo o ar através de gotinhas expelidas da boca ou do nariz da pessoa que estar doente ou é portadora da doença. a meningite meningocócica é muito contagiosa e pode provocar uma epidemia, desque que não seja controlada o surto epdêmico.

SINTOMAS:
-Dor de cabeça muito forte.
-Febre e calafrio
-Nuca rígida
-As costas também ficam rígidas e dolorosas(Endurecidas),que não é capaz do indivíduo colocar a cabeça entre os joelhos.
-Na criança com menos de 1 ano de idade a moleira fica abaulada(inchada).

-É muito comum ocorrer vômitos.
-Podem aparecer de repente manchas roxas irregulares na pele, primeiro nas pernas e nos braços (meningite meningocócica).
TRATAMENTO:
- Procure ajuda médica o mais rápido possível,pois a mesma é uma doença muito grave.
- É importante que você não dê nenhuma medicação sem à orientação médica.
- A prevenção é o melhor remédio no momento. Uma criança ou um recem-nascido que têm contato direto com uma pessoa tuberculose deve ser sempre vacinado com a vacina BCG, logo após o nascimento. Em dados, a dose para o recem-nascido será de 0,05 Ml(Metade da dose normal de um adulto, que é de 0,1Ml).

Nenhum comentário:

Postar um comentário