sexta-feira, 22 de outubro de 2010

CIÊNCIAS E OS DIVERSOS TIPOS DE CONHECICIÊNMENTOS.

CIÊNCIAS E OS DIVERSOS TIPOS DE CONHECICIÊNMENTOS.
O conceito de metodologia esta relacionado ao estudo de Ciências. definir Ciências é um grande desafio,tanto para os cientistas quanto aos estudantes,pois até então, "Ciências é uma disscursão insolúvel",(Gil,2007,p.20).
A palavra ciência vem do latim scientia, que significa aprender ou conhecer "etimologicamente",diz gil(2007),Ciência é conhecimento simples,mas que abrange margem para dúvidas. Então,todo conhecimento é científico?
Segundo Gil(2007),afirma que essa difinição etimológica é inadequada,poia existem diferentes tipos de conhecimento e modo de conhecer que não são considerados científicos.
Então, vamos considerar alguns conhecimentos:
-O Conhecimento popular.
-O conhecimento provavelmente faz parte de sua vida,então,vamos considerar por exemplo, o uso medicinal,na forma de chá,de uma planta denominada hortelã... Muitas pessoas sabem que esta planta melhora alguns sitomas como: Mal-estar,cólica intestinal,pressão alta etc... mas, muitas pessoas não sabem como e nem"por que" ocorrem melhoras dossintomas. É um conhecimento transmitido por geração para geração,por meio da educação informal,independentemente de estudos e pesquisas. E tais conhecimentos de inspirações passadas,para a ciência jamais devem ser desprezadas.
Agora se tratando de conhecimento Religioso de que deus existe ou de que o ser humano é dotado de uma alma espiritual,imortal é uma crença, e para muitos é uma vericidade incontestável. no entanto para outros; são afirmações que não tem explicação clara,objetivs,de "por que" e "como", essa verdade se manifesta. Esse conhecimento esta basicamente relacionado a fé,crença no Divino,tendo inspiração na razão. Então,esse conhecimento é chamado religioso ou Teólogico, e manifesta-se diante do mistério ou de algo oculto que provoca curiosidade, estímulo a vontade de entender o que se desconhece.
Agora,se tratando de conhecimento Filosófico etimologicamente; Filosofia é composta pelos termos PHILOS,que significa amigo,e SOPHIA,que significa sabedoria ou capacidade de perceber o Certo e o errado. Por exemplo:-Quem é o homem? Deonde vem? Para onde vai? Qual a origem do universo e o mistério de estarmos aqui?
Quanto ao conhecimento Científico,é todo o conhecimento obtido por meio de procedimentos metodológicos que possibilitam investigar a realidade de forma organizada ,ordenada,seguindo etapas,norma e técnicas,por meio de aplicaçao de metódos préestabelecidos,buscando responder e por que ocorrem os fatos e fenômenos. Resulta de pesquisa metódica e sistemética da realidade dos fatos.
Por outro lado, as Ciências Sociais, estudam as relações sociais do homem em sociedade e o meio ambiente,seguindo organizações e métodos trassados.
Segundo Minayo(1996), as Ci~encias Sociais apresentam as seguintes características:
- O Objetivo de estudo das Ciências Sociais é histórico:- "isso quer dizer que as relaçoes sociais do homem na sociedade,estão em constantes transformações,pois o homem evolui no seu modo de pensar e agir". Diz Minayo(1996;p.20)," leis,visões do mundo são provisórios,passageiras,(...)"-Possui Consciência Histórica: os homens influênciam e são influênciados no decorrer das épocas e dos fatos. Portanto,são frutos so seu tempo histórico.
-A Ci~encia Social é intrínseca e ideológica: Pois, é impossível pesquisar fenômemos sociais sem que o pesquisador se posicione ideologicamente, já que existe um distanciamento entre o sujeito e o objeto pesquisado-O objeto de estudo da Ciências Sociais é essencialmente qualitativo: Já que pesquisa o homem "em determinada condição social,pertence a determinado grupo social ou classe com suas crenças,valores e costumes."(MINAYO,1996,p.22,grifo sa autora).
É válido ressaltarque ao pesquisar qualquer fato no campo administrativo Público, você estará pesquisando "pessoas",situadas em um dado momento histórico,com sua própria forma ideológica de pensar e analizar crenças e valores.
Para fazer Ciências, é preciso ter método. Mas, o que é método? A palavra método vem do grego"METHODOS", formadas por duas palavras "METÁ" que significa no meio de,através,entre,acrescida de "ODOS", que significa "Caminho". "Assim,podemos claramente dizer que método significa proceder ao longo de um caminho"(TRUJILLO FERRARI,1982,p.19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário