domingo, 24 de outubro de 2010

QUADRO SAÚDE: HANSENÍASE.

HANSENÍASE (LEPRA)


Esta doença crônica aparece lentamente,  muitas das vezes depois de muitos anos. Não é fácil passar de uma pessoa para outra; mas, a pessoa que vive durante muito tempo ás vezes fica doente também. Todas as pessoas que convivem com o doente, é necessário serem submetidas anualmente a um exame, principalmente se for criança.
 SIBAIS DA DOENÇA:
- O primeiro sinal de Hanseníase muitas das vezes é uma mancha na pele que não coça, nem dói e sem sinsibilidade. Se a sensibilidade na mancha diminue ou desaparece, provabelmente é hanseníase.
- Verifique em todo o corpo se há manchas principalmente no rosto,braços, costas, trazeiro e pernas.
- Podem ser manchas de cor clara sem borda nítida no formato de anel.
- Verifique se há formigamento ou perda da sendibilidade nas mãos e nos pés.
-Alteração ou perda de sensibilidade nas manchas.
- fraqueza e deformação dos pés e das mãos.
- Nervos ebchados que formam cordas sob a pele, as vezes doem quando ajustamos.
- Dedos torcidos, pé caído, perda das sobrancelhas, nariz deformados, lóbulo da orelha grosso e avermelhadas e encaroçados.
- Mãos -de-garras (Paralisia e deformação)
- Feridas que não doem nas mãos e nos pés.
- Se  há as vezes nódulos sobre o tecido adiposo.

TRATAMENTO:
_ A hanseníase é curável, o doente pode ser tratado em casa e não precisa ser isolado... o tratamento pode ser feito de 2 naos á 3 anos conforme a orientação médica. os medicamentos mais usados são:dapsona(DDS).  Faz-se necessário que no final do tratamento o doente deverá tomar também a facina BCG.
OBS: - A hanseníase é uma soença que afeta principalmente os nervos comprometendo também o sistema nervoso central. Então, é necessário termos os cuidados de não abandonar o tratamento, para evitar que a doença volte. Evite o fumo e o alcool durante todo o tratamento. Também não tome remédios sem a orientação médica.

Texto transcrito por: -Pedro almeida Filho.






Nenhum comentário:

Postar um comentário