sábado, 2 de outubro de 2010

A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

O alto índice de violência dentro das escolas e no âmbito educacional cresce de forma assustadora. Por outro lado
entendemos que são muitos os fatores que contribuem para o alto índice de violência dentro e fora do ambiente escolar. É válido lembrar que a família que é a célula dessa unidade ou seja é de fato a base das construções humanos e sociais vem em passos leves perdendo seus valores e suas ponderações. Boa parte do que está  ocorrendo é por falta de estrutura familiar,é por falta de que muitos não estão buscando uma religião. Pois escola, família e religião,também constituem a sólida  democracia escolar...  Pois a escola que é ócio do conhecimento e da diversão e valores adquiridos aos poucos perdem esses valores éticos ,morais e sociais; dessa forma se não fizermos algo de já no momento o bom ócio deixa de existir e isso não é bom para a humanidade futura e atual.
Sim, falta mais patamares das ações a serem desenvolvidas e voltadas para o ambiente escolar. Outro fator que devemos ressaltar é  os péssimos sálarios que é pagos aos professores, é a não aplicação de reciclagem voltada para à qualificação do professor. E muitos professores pela busca da sobrevivência adquirem mais de um emprego; pelo contrário o mesmo não poderá sustentar sua família. O total descaso nas escolas públicas seja na parte física da escola ou de forma cognitivas das não acompanhações psicológicas dos estudantes. Afinal, uma escola de qualidade devem conter vários funcionários quanto mais funcionários  melhor. Também é a falta de mais políticas públicas voltadas para esse setor; pois muitas escolas são deixadas ao total esquecimento e por falta de compromissos sinceros por parte de quem as governam, por falta de fiscalizão enfim, são muitos fatores que contribuem para a violência escolar.
 Sabemos que a segurança no nosso país é de fato precária embora tenham bons policiais, mas se tratando de justiça também falta mais preparamento e amor próprio para com os mesmos envolvidos. Então, de já cabem aos novos representantes políticos que vejam essa situação com mais respeito e amor próprio. Aliás um grande país se constrói com mais educação e oferecendo aos estudantes mais treinamentos de forma tecnícas e esportivas. O caso é gravíssimo e não dá mais para continuarmos assim, por outro lado os dados estatísticos nos revelam que há 15 milhões de analfabetos no Brasil somente no ensino médio e 3% no ensino fundamental, o índice de evasão escolar  também é altíssimo e muitos dos nossos alunos desistem mesmo antes de concluírem o ensino médio. Apriori, um país que não aposta na educação ele tende a diminuí-lo ou seja não progride, não cresce e tão pouco evolui. Afinal, educar é se tornar livre e mais reconhecedor dos seus erros e acertos. É crescer para uma vida próspera em todos os sentidos. E que o ato do pesquisar é que certamente o transforma e enriquece não só o país, mas o próprio homem. Por outro lado, se não pensarmos de forma positiva e de que somente a educação transforma, as pessoas continuarão agindo e se tornando a cada dia mais agressores de si mesmos e dos outros.
Texto: Pedro Almeida Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário