sexta-feira, 12 de novembro de 2010

QUADRO SAÚDE: VOCÊ SABIA?

A MENOPAUSA

A menopausa *( Clinatério), é a época na vida da mulher em que ela pára de menstruar. Após a menopausa ela não pode mais engravidar... En geral isto acontece entre os 40 e 50 anos de idade. Muitas vezes a menstruação fica irregular por muitos meses antes de parar completamente o desenvolvimento da menopausa. Bem, durante a menopausa é comum a mulher sentir alguns encômodos tais como: -Ansiedade, angustia, "Onda de Calor"(sensação súbita e desconfortável de calor), dores que "caminhão" pelo o corpo, tristeza etc.
Quando a menopausa termina, a maioria das mulheres sentem-se melhores outra vez, o próprio corpo ´passa a daptar-se na vida cotidiana e muitos desses desconfortos desaparecem. Não há motivo para deixar de ter relações sexuais durante  e após a menopausa. mas a mulher pode engravidar durante este período em que estar em processo de menopausa. Para evitar que fique grávida, ela precisa continuar usando algum método preventivo de planejamento familiar durante 12 meses depois da última menstruação.
É válido ressaltar quando a menopausa começa, a mulher pode pensar que está grávida. E quando tem um sangramento após 3 ou 4 meses, ela pode pensar que está tendo um aborto. Bem, se a mulher com  40 ou 50 anos começa a sangrar após alguns meses sem menstruação, explique para ela que pode ser o começo da  menopausa.
 A mulher que durante a menopausa, apresenta grande sangramento ou fortes dores na barriga, ou que começa a sangrar novamente, depois de haver parado de menstruar há vários meses ou anos, precisa de auxílio médico.  Um exame médico é necessário para verificar se não se trata de câncer ou de outro problema que poderar ser grave.
Após a menopausa os ossos da mulher podem ficar frágeis e quebrar com maior facilidade. Isso se deve a uma diminuição de cálcio nos ossos, chamado osteoporose. Para combater a osteosporose a mulher deve caminhar bastante e cortar todos os alimentos que contêm açucar branco, porque o açucar refinado rouba o cálcio dos osssos.
Transcrição: pedro almeida Filho.

REFERÊNCIAS:
Onde não há médico/ por devid Werner; com ilustrações do autor - 15ª ed.ampl. - São paulo: paulus,1994. (coleção saúde e comunidade ).


Nenhum comentário:

Postar um comentário