terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

AS PRINCIPAIS MARCAS DO PERÍODO DE TRANSIÇÃO NO BRASIL ( Período da Ditadura Militar no País)

 PERÍODO DE TRANSIÇÃO NO BRASIL ( Período da Ditadura Militar no País)



Dentro de um movimento que se autodenominou revolucionário, havia de fato dois movimentos ou seja, dois grupos: Um grupo (Sorbonne), liderados pelos Civis e que esperavam a queda de Jango e a desintegraç~çao do movimento desse novo fôlego às forças conservadoras e os colocasse novamente no poder. O outro grupo que tinha a sua frente os militares que visava a tomada do poder e o seu controle.
Bem, durante esse período todos os movimentos ditos como "Subversivos", foram colocados na ilegalidade e seus membros foram presos.UNE, CGT, o MUT e as ligas componesas, foram eliminadas e iniciaram-se os primeiros exílios. As próprias Universidades públicas perderam suas autonomias e inúmeros professores foram exilados.
Entretanto, somente em 1965 com as novas eleições para governadores dos estados das quais não foram favoráveis ao governo. também foi promulgado em Outubro do mesmo ano, do Ato Institucional Nº 2(AI-2), que ampliavam os poderes do presidente e extinguio os partidos políticos, deixando na época apenas dois: ARENA e o PMDB, que representava a oposição ao regime militar. Esse mesmo Ato Institucional(AI-2), também aprovou a eleição indireta para presidente, além de lhe dá poderes para cassar e suspender por 10 anos as atividade de qualquer político. Porém, nos meados de 1067-1969, já no governo de Artur da Costa Silva, eleito pelo o congresso ocorreram formas organizadas de vários movimentos contra o governo militar, oriundos dos setores políticos contrários, dos líderes sindicais e dos estudantes de modo geral, sobretudo os universitários. Evidentemente a UNE teve o seu papel relevante nesse período. Os artistas tiveram suas importantíssimas colaborações de registrarem, divulgarem atos e acontecimentos das violências e as falcratuas do regime militar tais como:_ Chico Buarque, Caetano Veloso, Geraldo Vandré, Gilberto Gill e tantos outros. Também se destacaram, José Celso martinez Correa no teatro; Carlos Diegues no cinema; Lígia Fagundes Telles na literatura.
Bem, somente em meados de 25 de Abril de 1984, foi aprovada a emenda Dante de Oliveira (Deputado do PMDB do Mato-grosso), que pretendia aprovar a eleição direta para presidente. evidentemente a emenda não foi aprovada por diferença de 22 votos. Então, dois candidatos concorreram às eleições indiretas: - Paulo Maluf pelo PDS, que tinha nítido apoio dos militares e o candidato da oposição Tancredo Neves. A oposição foi formada por vários partidos que desejavam o fim do regime militar: PMDB, PTB, PT, entre outros. Tancredo Neves foi eleito por uma maioria esmagadora o que significou o fim da ditadura militar, após vinte anos de duração. Surgia a nova República no nosso País.

Referências Bibliográficas:
CASTRO, Antônio barros de; SOUZA, Francisco Eduardo Pires de Souza. A Economia Brasileira em Marcha Forçada. São Paulo: Paz e Terra, 1985.
DELFIM NETTO, Antônio. O Plano real e a Armadilha do Crescimento EconÔmico. In: ALOÍZIO, Mercadante (Org.) O Brasil pós- Real, a política econômica em debate. Campinas: Instituto de Economia da Unicamp, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário