quinta-feira, 21 de abril de 2011

PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF RECEBE SOLENIDADE DE ENTREGA DE MEDALHAS EM HOMENAGEM À INCONFIDÊNCIA MINEIRA.


PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF RECEBE SOLENIDADE DE ENTREGA DE MEDALHAS EM HOMENAGEM À INCONFIDÊNCIA MINEIRA.

Guardas de honras da polícia militar juntamente com povos mineiros organizaram uma das mais belas e lindas homenagens ao reconhecimento e grandeza de um dos maiores lutadores e batalhadores da Inconfidência Mineira José Joaquim da Silva Xavier, o “Tiradentes”.
A nossa excelentíssima presidenta Dilma Rousseff ao lado do governador Antônio Anastásia, ambos são agraciados por todos e por uma recepção representativa das condecorações apresentadas em nosso país. Donde vários governadores, senadores, deputados, generais do exército brasileiro, ministros, procuradores gerais da república e dentre outros; recebem medalhas de honra ao mérito em dias de uma data cívica e simbólica do nosso Brasil. Medalhas nas quais revelam todos os reconhecimentos históricos também da nossa própria política em atos de homenagens da inconfidência  Mineira.
Portanto, em 21 de Abril de 1792, Tiradentes foi de fato enforcado por condenação de um tribunal especial Português (Alçada), pelo o fato de haver sido o mais ativo membro da inconfidência Mineira, movimento de rebeldia articulada em Vila Rica (Atual Ouro preto), com a finalidade de tornar Minas gerais independente da monarquia Portuguesa.
José Joaquim da silva Xavier, nasceu na fazenda de Pombal, que fica entre as cidades mineiras de São João Del Rei e São José, ( Hoje Tiradentes), no ano de 1746.
Entretanto, no dia 15 de Março de 1789, um dia depois de suspensa a derrama, denunciou conjuração ao Visconde de Barbacena, então governador da capitania de Minas gerais, que ordenou a prisão de todos os envolvidos. Bem, José Joaquim da Silva Xavier “Tiradentes”, portou-se com muita bravura e dignidade. Nem negou sua culpa na conspiração e tão pouco acusou qualquer companheiro desse movimento. Sendo assim, assumiu sozinho toda responsabilidade, mas alguns foram com ele condenados a morte. Entretanto, tal pena capital foi comutada por degredo, menos quanto a Tiradentes, que sofreu o marítimo no dia21 de Abril, no campo de são domingos, na cidade do Rio de Janeiro. Sua cabeça foi decepada e colocada no topo de um mastro, no centro de vila Rica. E o seu corpo foi partido  em quatro, espalhados em vários pontos da cidade, para servir de terror e de advertência. Hoje, Tiradentes é considerado o proto-mártir da independência. Sendo símbolo de resistência dos Mineiro e autêntico defensor da liberdade, José Joaquim da silva Xavier é, e sempre será relembrado pelos os mineiros e por todos os povos brasileiros que certamente os reconhecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário