sexta-feira, 27 de maio de 2011

AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NOS ÚLTIMOS ANOS TÊM POSTO DESAFIOS À COMPETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO LOCAL E SUSTENTÁVEL POR MEIOS DE POLÍTICAS DE UMA BOA ADMINISTRAÇÃO GESTORIAL.



AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NOS ÚLTIMOS ANOS TÊM POSTO DESAFIOS À COMPETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO LOCAL E SUSTENTÁVEL POR MEIOS DE POLÍTICAS DE UMA BOA ADMINISTRAÇÃO GESTORIAL.

Entendemos que o ato de governar requer responsabilidade, segurança e planejamento. Portanto, quando falamos das transformações ocorridas nos últimos anos têm de fato posto muitos desafios principalmente nos diversos setores que envolvem nossa segurança na competitividade e no desenvolvimento local. Entretanto, a própria competitividade leva de fato a novas mudanças e posicionamento principalmente dos agentes envolvidos no processo dos desenvolvimentos pré-estabelecidos através das redes de relacionamentos de proteções e amparos aos médios e pequenos produtores ou empresariais. Então, antes de tudo para se alcançar um bom objetivo em primeiríssimo lugar é basicamente apostar na educação social e educativa por parte de todos os envolvidos e só assim, no futuro próximo alcançaremos os objetivos almejados, traçados e lançados a sorte de todos. Pois a própria política em si torna mais relativamente altruísta na medida em que todos visem uma integração dos mecanismos existentes através dos próprios desenvolvimentos das ações executadas em um dado território ou distrito federal; e tudo isso se dá por meio dos próprios valores alcançados por meios das políticas públicas, seja ela de caráter privado ou de caráter público ou até mesmo de pessoas físicas ou jurídicas que prestam serviços com dignidades e trabalhos diversos.
Bem, acreditamos que é somente pela ação da própria qualificação das pessoas e somente si, através dos estudos adquiridos com muitos esforços, principalmente aos órgãos prestadores de cursos profissionalizantes ou das próprias faculdades que chegaremos ao sucesso esperado; mas principalmente das pessoas que amam e defendem com amor e aptidões para o ingresso da vida política e social da defesa e construção da pátria em favoráveis desenvolvimentos culturais e educacionais das pessoas que ingressam nessa ordenação política dos trabalhos prestados.
Bem, entendemos que as dificuldades são muitas, mas não impossíveis de serem realizadas e,  é por meio de políticas dos programas sociais oferecidos em parcerias com o governo federal que os próprios municípios devem serem engajados e creditados aos recebimentos financeiros destinados as diversas ações a serem desenvolvidas; pois não se podem mais governar ou representar um povo de um determinado município sem antes não arregaçarem as mangas e correr atrás principalmente das ações destinadas pelos órgãos competentes que de certa forma repassam essas verbas. Por outro lado, os próprios gestores devem sempre lembrar que não se governam mais sozinhos ou seja, têm  que haver de fato coletividade nas ações a serem trabalhadas. Portanto, seja na saúde, seja na educação, seja no transporte, seja agricultura familiar, seja de caráter cultural não importa; afinal, existem ainda muitos municípios que nesse exato momento não se enquadram nesses desenvolvimentos sociais e oferecidos pelo o governo federal e muitos quando se enquadram não correspondem aos comandos éticos e morais do que pedem as normas dessas ações. Então, é válido lembrarmos que nesse ano de 2011 o próprio governo federal juntamente com a ministra da Cultura, destinou verbas governamentais financeiras para as melhorias relacionadas aos desenvolvimentos culturais de cada município e mesmo assim, muitos municípios ficaram de fora por simplesmente não se cadastrarem no site do ministério da cultura, donde teriam de desenvolver um simples projeto de ação com relação à defesa cultural de seu município e ao mesmo tempo idealizar o auto-preenchementos dos dados.  Enfim, trabalhar com segurança e governar com respeito requer mais habilidade e mais compromissos com os deveres cumpridos; afinal, o próprio município se desenvolverá bem melhor a partir da hora em que todos participarem efetivamente desses processos de ações a serem elaboradas, analisadas e corrigidas para depois serem lançadas átonas em defesa de todos. Por outro lado, o próprio poder Legislativo e principalmente os vereadores no momento deixa muito a desejar; entretanto,  muitos ficam somente a espera de suas contribuições salariais que são pagas por parte do sistema que os amparam e repassam esses valores salários e nada mais fazem  em defesa do seu próprio município.
Bem, é válido ressaltar que governança transcende o conceito de governo, pois englobam mecanismos de controle, aptidão e necessidade de construir e de repensar sempre em novos valores de mudanças sociais para todos e principalmente para os que os colocaram de certa forma eles lá no poder.  Poder, mas poder de trabalhar em prol de mais sustentabilidade e desenvolvimento local em seus diversos setores. Assim, antes de tudo, levando sempre em considerações limites territoriais, jurisdicionais e as mais essenciais necessidades que a própria sociedade civil local necessita no momento. Então, repensar sobre esses valores, antes de aplicarem em projetos que nos quais não são essenciais nas formas de subsistência precisas e necessárias no momento em que se pedem e se almejam com qualidade. Então, ficam evidentemente que governar requer mesmo habilidades, compromissos e acima de tudo respeito para com todos os envolvidos e ao mesmo tempo em defesa de novas ações e respeito de si mesmo, principalmente quanto nos referimos aos nossos gestores e aos nossos municípios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário