quarta-feira, 18 de maio de 2011

PROJETO DE INTERVENÇÃO


 
AS  TRABALHO DE INTERVENÇÃO FOI CONSTRUÍDO POR: *PEDRO ALMEIDA FILHO. "TUNTUM, 12 DE MAIO DE 2011". TODO A CONSTRUÇÃO DO TRABALHO  "ARTIGO" ACOMPANHARÁ UM VÍDEO DAS AULAS MINISTRADAS NOS MINI-CURSOS E AO MESMO TEMPO  SERÃO TRABALHADOS  FORMAS CONSCIENTIZADORAS NAS ADVERTÊNCIAS AO COMBATE AS DROGAS.



.
PROJETO DE INTERVENÇÃO

TEMA: Advertência e Conscientização Quanto ao uso de Drogas na Adolescência com Parceria das Escolas Municipais.
DEFINIÇÃO DO PROBLEMA: Uso das Drogas na Adolescência
JUSTIFICATIVA DO PROBLEMA: Levar ao conhecimento aos adolescentes de nossas escolas municipais de ensino quanto aos efeitos nefastos que as drogas fazem aos nossos organismos e na vida social  e estrutural familiar;principalmente quando existem um ou mais usuários de drogas dentro do própria ambiente familiar. E classificando assim, alguns problemas físicos, mentais, sociais e psicológicos das problemáticas enfrentadas por um viciado em drogas e ao mesmo tempo auxiliar nos apoios necessários a serem enfrentados pelos os mesmos na sua vida cotidiana. Portanto, apresentaremos todo o artigo elaborado principalmente nas escolas e de forma inicial pela a “Escola Municipal José Teixeira”, na qual o autor desse projeto trabalha com professor, sendo que essa mesma escola de fato não apresenta índices de usuários de drogas; mas o projeto em si, traz mecanismos de proteção e advertência conscientizadora e preparação para uma vida melhor com mais qualidade de vida sem uso de drogas, ou seja, o artigo abordará exclusivamente definições essenciais dos diversos tipos de drogas e seus efeitos nocivos na saúde e formas de auto-proteção e conhecimentos relacionados às drogas. Bem, de certa forma os próprios alunos estarão efetivamente participando diretamente quanto ao tema apresentado por meio desse artigo e por outro lado, o próprio artigo trará em si somente mecanismos auxiliadores de advertências e preparações para novas vidas livres sem usos de drogas principalmente para os jovens adolescentes do nosso municio e de todo o nosso país. Afinal, os números têm demonstrado quadros preocupantes no que se referem aos usos indevidos das drogas na vida dos nossos adolescentes. Dessa forma o próprio Estado do Maranhão também apresenta auto-índice de usuários de drogas alarmantes. Certo que uma das funções da escola é de transmitir tais informações precisas e necessárias quanto a forma de educar e transmitir valores na sua forma educativa de trazer também melhores resultados de qualidade de vida e convivência familiar harmoniosa sem uso de drogas ou qualquer forma de violência. Afinal, levar ao conhecimento aos jovens e alunos de nossas escolas municipais e as demais instâncias do nosso país quanto aos efeitos que as drogas causam em nossos organismos.
OBJETIVO GERAL: Alertar de forma conscientizadora e específica os nossos adolescentes das redes municipais de ensino os efeitos que as drogas causam no nossos organismos e ao mesmo tempo orientá-los às práticas de atividades físicas, esportivas e outras formas de lazer sem uso de drogas ou entorpecentes.
OBJETIVO ESPERCÍFICOS:
- Motivar nossos adolescentes as práticas de exercícios físicos, esportivos, lazer e curtição como fonte de partida e saída do mundo das drogas e por meio de mais incentivos conscientizadores embarcaremos para um universo com mais qualidade de vida.
- Crebar tabus e todo sentido de culpa e discriminação que muitas das vezes as próprias pessoas e familiares têm e principalmente quando fecham os seus olhos, as portas, as janelas empurrando os problemas para debaixo do tapete. Problemas esses relacionados às drogas e que muitas das vezes só após cinco ou seis anos e depois de conscientizados das necessidades favor de buscarmos ajudas ao favor de vossos filhos.
- Divulgar o artigo após o término de sua conclusão e apresentação nas escolas de nosso município o mesmo será de fato postado na página do blog do autor do artigo pelo endereço: www.politicaspublicaseeducacao.blogspot.com, para mais finalidade educativa e preventiva das ações encontradas quanto ao uso das drogas no nosso Brasil.

METODOLOGIA:
A metodologia apresentada é exclusivamente informativa e de forma conscientizadora tendo sua pesquisa baseada de forma qualitativa e quantitativa veiculada as informações obtidas por meios das análises investigativas sobre os diversos tipos de drogas e os demais efeitos que as mesmas causam ao organismo humano e sobre tudo advertir os adolescentes e pais desses mesmos jovens  quanto ao uso indevido das drogas e ao mesmo tempo abordar à falta de diálogo entre pais e filhos as diversas conseqüências e  problemáticas da vida familiar e principalmente quando existem um ou mais usuários de drogas dentro do âmbito familiar.
Enfim, todo o artigo será devidamente apresentado nas escolas municipais do nosso município “Tuntum-Maranhão” com participativas diretas ou indiretamentes aos participantes e jovens em geral com auxílio exclusivo das tecnologias que temos no momento tais como: Computadores, vídeos, câmera digital e câmera fotográfica, datas-show, apostilas, panfletos,cursos oferecidos, certificados emitidos em parceria com a secretária de educação do nosso município de Tuntum.
Bem, após o artigo ser concluído e exposto em blogs o mesmo terá continuidade mesmo obtendo sua média correspondente ao curso aplicado “UAB”; afinal, esse mesmo artigo será de fato levado a outras escolas do nosso próprio município mesmo tendo sido concluído e postado em redes públicas sociais.
Portanto, durante o curso que será ministrado pelo o próprio gestor deste trabalho que de certa forma dará melhores informações contínuas sobre o tema explorado e ao mesmo tempo classificará diversos tipos de drogas e os demais efeitos que as mesmas causam sobre a nossa saúde física, mental  e psicológica entre os indivíduos e usuários de drogas. E por outro lado, o artigo terá sempre a finalidade de suprir a falta de informações e ao mesmo tempo alertá-los não só aos jovens adolescentes, mas também á própria família. Entretanto, todo o trabalho em si tem como objetivo principal a relevância quanto ao não uso de drogas pelos os adolescentes e ao mesmo tempo adverti-los a não usarem e tão pouco embarcarem nesse universo escuro e sombrio que certamente é muito estreito e às vezes muito difícil de retornarem ao mundo social em convívio com as pessoas de modo geral.
Portanto, ampliá-lo todo o projeto por meios de palestras, cursos práticos e objetivos são metas principalmente para obtenção de bons resultados e de forma inicial administraremos cursos em especial e de forma inicial para os alunos do 9° Ano do Ensino Fundamental do turno vespertino pela a Escola Municipal José Teixeira, com entregas de certificados emitidos após terem concluído as mini-aulas ministradas pelo o gestor deste artigo divulgado. O próprio curso terá sua forma inicial com a participativa de 20 alunos dessa mesma série do ensino fundamental.
Entretanto, em outras datas especificadas como mostra o cronograma também apresentará todo o artigo para toda a escola incluindo o corpo docente e discente dessa unidade de ensino.
CRONOGRAMA:
ETAPAS
INÍCIO
MESES
MATERIAIS DE PESQUISAS
TÉRMINO
Planejamento do trabalho
16/04/2011
Abril
Revistas, livros, enciclopédias, computadores, papel, lápis, canetas e sites.
23/04/2011
DISCUSSÃO DO TRABALHO
18/05/2011
Maio
       X
18/06/2011
REFORMULAÇÃO DO TRABALHO
  X
  X
  X
    X
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO E APRESENTAÇÃO DO CURSO MINISTRADO
 18/08/2011
Agosto
Câmera digital fotográfica, filmadora, computador, panfletos, apostilas, vídeos e datas- Show.
19/08/2011
FECHAMENTO DA ANÁLISE E APRESENTAÇÃO DE TODO O TRABALHO PARA TODO O CORPO DOCENTE E DISCENTE DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ TEIXEIRA
09/09/2011
Setembro
Câmera digital fotográfica, filmadora, computador, panfletos, apostilas, vídeos e datas- Show e slides

09/09/2011
REDAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL
25/09/2011
Setembro
 X
30/09/2011



RESULTADO ESPERADO:
Espera-se para o conhecimento dos jovens adolescentes e alunos em geral as formas preventivas e suas conseqüências que as drogas causam ao nosso sistema imunológico central e periférico do corpo humano. Dessa forma alcançaremos melhores objetivos conscientizadores e acreditamos que por meio de mais divulgação via-internet em redes sociais teremos uma maior expansão do problema quanto ao ato preventivo de uso indevido das drogas em nosso país e das formas conscientizadoras que serão expostas e apresentadas em blogs. Sendo assim, acreditamos que todo o artigo será de fato reflexo de mais segurança obtida por parte das pessoas quantos aos efeitos que as drogas causam nas vidas das pessoas e familiar. Sendo assim, os próprios jovens obterão mais conhecimentos profundos e renovadores quanto ao ato de não usarem drogas num nas escolas e tão pouco na vida particular de cada jovem adolescente de nosso municio e do país. Dessa forma os próprios jovens  refletirão bem melhor quanto aos efeitos, quanto aos incentivos de alertas e tão pouco quanto as curiosidades que os jovens têm em conhecer e experimentar algo em vossas vidas; afinal, o artigo abordará dados conscientizadores e específicos quanto aos efeitos nefastos que as drogas causam em nossas vidas. Portanto, esperamos melhores resultados possíveis e acalentadores relacionados ao combate e proteção de nossos jovens adolescentes a não mais embarcarem nesse mundo das drogas e das ilusões desastres que causam as vidas das pessoas em seu modo geral principalmente de quem as usam para seu consumo próprio. Entretanto, acreditamos sempre em dias melhores e que ao mesmo tempo sempre há uma saída, uma porta, uma janela, um corredor principalmente para as pessoas que de certa forma se encontram no fundo do poço e sem perspectiva de vida; bastando para isso o próprio usuário de drogas se auto - conscientizar de que realmente necessita de cuidados médicos, sociais e familiares. Sendo assim, através desse projeto divulgaremos melhores resultados e alternativas de melhores condições de apoios  necessários também às novas metas de tratamentos preventivos e controles de melhores qualidades de vidas relacionados aos novos hábitos das práticas das atividades físicas e novas formas de melhores curtições sem uso de drogas entre os  adolescentes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário