sexta-feira, 8 de julho de 2011

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS VOLTADOS AOS CLIENTES EXTERNOS POR INSTITUIÇÕES ESCOLARES POR PEDAGOGIA TRADICIONAL E OUTRA DE PEDAGOGIA INOVADORA.


Você já conhece o conceito de processos nos seus aspectos voltados ao cliente externo, as estratégias e as tarefas, e tem o conhecimento sobre os tipos de configurações organizacionais e os critérios de interdependência entre os diversos setores de uma organização. Utilize esse aprendizado teórico na comparação entre duas instituições: a primeira bem verticalizada, com hierarquia formalizada, bem definida e rígida e outra mais horizontalizada, com menos níveis hierárquicos e voltada (organizada/estruturada) para o cliente externo. Depois relacione, através do quadro modelo abaixo, os benefícios e /ou deficiências de cada uma no atendimento a necessidade do cliente externo.
Compreende-se que o conceito de processo está basicamente relacionado para a qualidade de serviços oferecidos e voltados à qualidade de melhoramentos das ações voltadas aos clientes externos; assim predominamente, cria, trabalha, amplia e transforma insumos como objetivos de produzirmos bens ou serviços que tenham de fato qualidades de asseguramentos e aceitações a serem aceitas pelos os clientes externo. Então, toda essa asseguridade de aceitação e estratégicas visa uma melhor aceitação das disponibilidades em que as próprias empresas ou instituições nos oferecem assim como a própria interdependência que esses órgãos acatam em suas decisões finais de suas contratações dos próprios serviços oferecidos e amparados pelos consumidores que nesse caso o chamamos de cliente externo conforme a sua instituição da qual está enquadrada nas suas correlações trabalhistas ou de forma profissionalizantes.
Bem, toda e qualquer organicidade requer de fato orientações por demandas e aceitações principalmente nos seus processos administrativos. Portanto, ao abordamos critérios de departamentalização em seus diversos níveis de relacionamentos desejados e almejados nas suas formas estruturais em que regem cada instituição organizacional o próprio valor adicionado que têm em comuns critérios a serem de fato utilizados e agrupados as atividades em unidades organizacionais e obedecidas em comandos e normas classificatórias das diversas unidades maiores em porções cada vez menores dos resultados possíveis e concretizados de suas sustentações e aceitações dentro e fora do mercado competitivo e fiscalizador das diversas distribuições disponibilizadas e oferecidas para os próprios clientes externos visados. Assim, muitas dessas agências adotam suas próprias interdependências que podem ser classificadas em suas diversas visões adotadas pelo o sistema operacionalizante em que regem cada instituição.
Bem, neste trabalho especificamos duas instituições escolares que têm suas  metodologias diversificadas em suas organizações pedagógicas de visões tradicionais e verticalizadas e a outra de visão escolar inovadora e na sua forma horizontalizada. Portanto, é válido também demonstrar toda esta diferença por meio do quadro modelo abaixo apresentado de acordo com seu atendimento e necessidade de cada cliente externo classificando assim, benefícios e deficiências de ambas as instituições escolares.
QUADRO MODELO
PEDAGOGIA TRADICIONAL.
ORGANIZAÇÃO: INSTITUIÇÃO ESCOLAR Nº A, –VERTICALIZADA.

PEDAGOGIA INOVADORA. INSTITUIÇÃO ESCOLAR Nº B,-HORIZONTALIZADA.

BENEFÍCIO




DEFICIÊNCIAS



BENEFÍCIO
DEFICIÊNCIAS
ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS
TRADICIONAL RÍGIDA
ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS – INOVADORA





X

METODOLOGIA
EXPOSIÇÃO DO PROFESSO (AULA EXPOSITIVA SEM ABERTURA PARA QUESTIONAMENTO)
METODOLOGIA – TRANSCRIÇÃO/RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO.
FALTAM AINDA MAIS APROVEITAMENTOS QUANTO AOS CONHECIMENTOS LEVADOS PELOS OS ALUNOS PARA DENTRO DA SALA DE AULA.
PERCECPÇÃO
BASEA-SE NA EXPOSIÇÃO ORAL DOS CONTEÚDOS SEQUÊNCIAL PREDETERMINADOS E BUROCRATIZADOS DESTITUÍDO DE SIGNIFICAÇÃO
PERCECPÇÃO – ESCOLA ATIVA BASEADA NO MOVIMENTO SOCIOCULTURAL DA ESCOLA E DA SOCIEDADE.
FALTA MAIS PARTICIPAÇÃO DA PRÓPRIA ESCOLAPARA COM A SOCIEDADE EM DIVERSAS SITUAÇÕES EM QUE ENVOLVEM A ESCOLA E A SOCIEDADE LOCAL.
CARACTERÍSTICA DECISÓRIA DE CEDNTRALIZAÇÃO
BASEADO SOMENTE NO PROFESSOR
CARACTERÍSTICA DECISÓRIA DE CEDNTRALIZAÇÃO. – O ALUNO COMO SER ATIVO E CURIOSO.
FALTA MAIS DESEMPENHO ESCOLAR COMPORTAMENTAL DOS PRÓPRIOS ALLUNOS AOS SE RECOMHECEREM TAMBÉM COMO INTEGRANTES DESSE CONVÍVIO SOCIAL.
ASPECTO ORGANIZACIONAL
DE FORMA INTERNA E DEFORMA SOBRECARREGADA DE INFORMAÇÕES VEICULADAS AOS ALUNOS
ASPECTO ORGANIZACIONAL- INTERATIVIDADE NAS INFORMAÇÕES REPASSADAS DE FORMA COLETIVA PARA COM TODOS  QUE COMPÕESM O QUADRO ESCOLAR.
PERCEBE-SE QUE MESMO ASSIM, FALTAM PARTICIPATIVAS EFETIVAS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR E NAS DISTRIBUIÇÕES  DAS TAREFAS DE CADA UM.
RIGIDEZ ADMINISTRATIVA
CARACTERIZA-SE PELA POSTURA CONSERVADORA E O PROFESSOR É VISTO COM AUTORIDADE MÁXIMA.
RIGIDEZ ADMINISTRATIVA, COLABORATIVA, HARMONIOSA E PARTICIPATIVA.
MAIS QUALIFICAÇÕES PROFISSIONAIS POR PARTE DE ALGUNS GESTORES.
FLEXIBILIDADE
NÃO HÁ, OU SEJA, É INFLEXÍVEL E DE FORMA RÍGIDA.
FLEXIBILIDADE – FLEXÍVEIS NAS ACEITAÇÕES APRESENTADAS E ANALISADAS COM APROVEITAMENTOS.
AINDA EXISTEM GESTORES QUE AGEM DENTRO DAS INSTITUIÇÕES COMO SE FOSSEM PARTICULARIDADES DELES E SEM TEREM CONHECIMENTOS DAS DIVERSAS TAREFAS, OU SEJAM, AUTORITÁRIOS.
ARQUIVAMENTO
BASEADA SOMENTE NOS FATOS VIVENCIADOS NO PASSADO E DE FORMA CONSERVADORA.
ARQUIVAMENTO – DE FORMA ORGANIZADA E COMPUTADORIZADA EM SUAS DIVERSAS FORMAS DE ARQUIVAMENTOS.
 EXISTEM AINDA ALGUMAS ESCOLAS QUE EMBORA ESTEJAM SEGUINDO ESSA METODOLOGIA RENOVADA NO MOMENTO NÃO SÃO ORGANIZADAS EM SUAS FORMAS DE ARQUIVAREM DOMCUMENTOS.
PAPEL DA ESCOLA
DEFICIÊNCIA E FORMA INTELECTUAL E MORALMENTE EDUCATIVA NAS SUAS FORMAS CONSERVADORAS.
PAPEL DA ESCOLA – VISÃO ENVOLVENTE E ENCANTADORA E CONTEM PORÂNEA NO ATO DE EDUCAR E AO MESMO TEMPO LEVA EM CONTA AS NECESSIDADES AO MEIO SOCIAL.
FALTA MAIS INCENTIVO NESSA IMPLANTAÇÃO PRINCIPALMENTE AO ACESSO DE TRANSPORTE ESCOLAR PARA ESSES ALUNOS.
AVALIAÇÃO
AS PROVAS ASSUMEM PAPEL CENTRAL.
AVALIAÇÃO- QUALITATIVA
MUITAS DAS VEZES OS PRÓPRIOS ALUNOS AINDA NÃO SÃO BEM AVALIADOS NA SUA FORMA QUALITATIVA E SIM QUANTITATIVA LEVANDO EM CONTA SOMENTE OS TRABALHOS DESENVOLVIDOS.


 TRABALHO APRESENTADO POR:  -PEDRO ALMEIDA FILHO, EM 08 DE JULHO DE 2011, NA CIDADE DE TUNTUM MARANHÃO.







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