domingo, 21 de agosto de 2011

TUNTUM, 20 DE AGOSTO DE 2011. UMA RETROSPECTIVA HISTÓRICA SOBRE A CIDADE DE TUNTUM MARANHÃO E SOBRE O NOSSO FESTEJO DE “SÃO RAIMUNDO NONATO”, O NOSSO PADROEIRO DE NOSSA CIDADE.


TUNTUM, 20 DE AGOSTO DE 2011.

UMA RETROSPECTIVA HISTÓRICA SOBRE A CIDADE DE TUNTUM MARANHÃO E SOBRE O NOSSO FESTEJO DE “SÃO RAIMUNDO NONATO”, O NOSSO PADROEIRO DE NOSSA CIDADE.

Tuntum, uma cidade prospera e rica por natureza, que desponta no Micro – região do Médio Mearin, tendo sua localização na Mesorregião do Centro Maranhense, composta por uma população aproximadamente 42. 457 mil habitantes, segundo dados do “IBGE”, ano 2007. Tuntum, é banhada pelo o Rio Flores e o Riacho Preguiça. Abrange uma à Área da zona da mata ao Norte, esta chamada de Japão por possuir o solo piçarrenta e desigual e ao Sul por possuir área terrena plana e vegetativade “Zona do Agreste”, com uma área total e compreendida de 3.573.041 Kilômetros quadrados é também cortada pela a BR -226 e sua capital distante de “São Luis”, a 372 km.
Bem, quanto à situação econômica se destaca no comércio varejista, na compra e venda de produtos industrializados e produtos aqui cultivados como: arroz, o feijão, o algodão etc. Na agropecuária e criação de gados bovinos, Tuntum, torna-se um grande produtor e basicamente muitos dos produtos industrializados para o comercio local são vindos das regiões do Sul e Sudeste do país.
Bem, com relação aos pontos turísticos da cidade de Tuntum temos:
- O Rio – Flores, balneário que fica localizada a 18 Km da cidade, donde se encontra várias formas de lazeres e curtições e com uma culinária de dá gosto; sem falar que temos peixes diversos oferecidos e uma das comidas mais saborosas que é à “Galinha Caipira”, vendida com preços baixíssimos aos visitantes do nosso município.
- A belíssima Praça de São Francisco de Assis, donde as pessoas se encontram para dialogarem assuntos pertinentes a vida cotidiana das pessoas.
- O Balneário “Tiúba”, obra gigantesca com um lençol de 25 hectares, sendo que 9 hectares foram para sua urbanização.
- A Igreja Matriz, São Raimundo Nonato, um dos monumentos histórico mais belo do município, com uma arquitetura do estilo barroco deslumbrante e rica de se ver construída por italianos em 1955 a 1960 com uma capacidade para mais de 500 fiéis, aberta diariamente.
-As festas juninas tornam-se cada vez mais comemorada e apreciada por todas as pessoas e principalmente dos visitantes de outros municípios e estados. Donde, são oferecidos aos visitantes comidas típicas da região local desse município “Tuntum”.
- O carnaval no mês de Fevereiro trai turistas de outros estados e regiões circunvizinhas e todos os anos comemoram-se o “Carnaval” de Tuntum, um dos mais desenvolvidos.
- A festa Country, criada pela a vice-prefeita Ana Izabel Andrade Silva, em meados dos de 1993, quando a mesma assumia o cargo de Secretária de Ação social, donde desempenhou seu papel trabalhista com muita dedicação e respeito para com o povo tuntunense, festa essa que entra como marco-histórico da cidade. Festa Country, que até hoje é idealizada durante os festejos de nossa cidade Tuntum, graças à ação principiante por parte de Ana Izabel Andrade Silva.
Bem, o turismo local se destaca principalmente pela a nossa Igreja Matriz, donde são comemorados todos os anos o “Festejo de Nosso Padroeiro São Raimundo Nonato”. Cultura essa que já vem sendo idealizados todos os anos provavelmente desde os meados das décadas dos anos 60 (sessenta). O festejo de São Raimundo Nonato, é de fato idealizado todos os anos e por ser uma tradição cultural e religiosa de fato é algo muito esperado por todos e principalmente por muitos visitantes, parentes e amigos de municípios próximos que se preparam durante todo o ano para poderem festejar esse momento esperado do nosso festejo. Toda a festividade inicia-se nas datas compreendidas entre 22 á 31 de Agosto de cada ano subseqüente. Sendo que durante toda a semana festiva e principalmente à noite após a “Santa Missa”, acontece leilões, ou seja, são leiloados muitos objetos, produtos alimentícios e até mesmo gados bovinos para serem arrematados; ofertas essas que são doadas à Paróquia de São Raimundo Nonato, por todas as pessoas de bons corações que se doam alegremente em poder ajudá-la à nossa Santa Igreja Católica.  Porém o ponto alto do nosso festejo é quando chega à data do dia 31 de Agosto, data essa que passa a ser feriado municipal; pois nesse dia se idealiza á “Santa missa dos Vaqueiros da região”, logo após também é oferecido aos vaqueiros o delicioso café da manhã. Data essa destacada feriado oficialmente pelo o poder público do nosso município dentro dos parâmetros da lei. E durante esse mesmo dia da data do dia 31 de Agosto, os vaqueiros saem às ruas em suas passeatas comemorativas e oficialmente carregam á imagem de nosso padroeiro São Raimundo nonato pelas vias públicas de nossa queridíssima Tuntum.
É válida ressaltar também que a cidade Tuntum, estar de parabéns por alcançar méritos primordiais da ação renovadora e também por preservar belíssimos monumentos históricos e ao mesmo tempo por conservar essa dinâmica cultural de nosso festejo de São Raimundo Nonato o nosso Padroeiro local. E se falando de respeito, amor ao próximo e de conservação de paisagem, Tuntum ,é fortemente rico e muito arborizado, com belíssimas paisagens de dá gosto. Entretanto, o nosso próprio turismo local aos poucos vem conquistando pessoas do Brasil todo; sendo assim, o turismo local torna-se um grandioso aliado ao desenvolvimento do próprio município, setor de desenvolvimento que aos poucos vem conquistando espaços na mídia e em seu próprio território local. Portanto, ao nos visitarmos, saibam que freqüentemente estão ao lado de pessoas amigas, companheiras e respeitosas. Sendo de fato,  um setor relevante e muito religioso,  seja no catolicismos ou por parte das diversas igrejas evangélicas existente dentro do nosso município. Aliás, somos compreendidos, almejantes e acima de tudo com bastantes modéstias confirmamos: Somos Humanos! E ao mesmo tempo agradecemos principalmente suas visitas.

TEXTO: Pedro Almeida Filho. (Tuntum Maranhão, 21 de Agosto de 2011).



OBS: Estou postando fotos iniciais de nossoFestejo de São Raimundo Nonato”, em que as pessoas estão construindo suas barraquinhas de palhas para receberem visitantes e ao mesmo tempo venderem suas comidas e bebidas típicas de nossa cidade Tuntum.



PARÓQUIA DE SÃO RAIMUNDO NONATO, (TUNTUM MARANHÃO, 20 DE AGSOSTO DE 2011).




----------------------------------------------------------------------------------------------------------------























--------------------------------------------------------------------------------------------------------------



SÃO RAIMUNDO NONATO O NOSSO SANTO PADROEIRO DA CIDADE DE TUNTUM MARANHÃO.

"Tuntum, com teus lindos busqueis com teus povos gentis, terra amada "Tuntum”, tu és um pedacinho do meu lindo Brasil. São Raimundo Nonato é o nosso protetor, o protetor do nosso lugar". Um das estrofes do poema "Cidade Nossa", do poeta e professor, *Pedro Almeida Filho.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------




AS DIVERSAS BARRAQUINHAS DE PALHAS SENDO CONSTRUIDAS PARA A GRANDE FESTIVIDADE DE NOSSO FESTEJO DE SÃO rAIMUNDO NONATO.








 Primeira noite do dia 22 de Agosto de 2011 (Festejo de São Raimundo Nonato)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 Primeira noite do dia 22 de Agosto de 2011 (Festejo de São Raimundo Nonato)





 Primeira noite do dia 22 de Agosto de 2011 (Festejo de São Raimundo Nonato)




 Primeira noite do dia 22 de Agosto de 2011 (Festejo de São Raimundo Nonato)





 Primeira noite do dia 22 de Agosto de 2011 (Festejo de São Raimundo Nonato)


------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Ùltima noite de festejo de São Raimundo Nonato, data do dia 31 de Agosto de 2011. (Café da Manhã para os vaqueiros)





-------------------------------------------------------------------------------------------------------------  


Santa Missa dos Vaqueiros da manhã do dia 31 de Agosto de 2011

















------------------------------------------------------------------------------------------------------------
OS VAQUEIROS ANDANDO NAS RUAS DA CIDADE MONTADOS A CAVALOS ( 31/08/2011)



























OBS: Caríssimos e leitores internautas, é com muito respeito, dedicação e força de vontade que eu prometo-lhes, que estarei postando mais novas  fotografias sobre o nosso festejo de São Raimundo Nonato. Esperem e terás mais informações sobre as formas registros de imagens que estarei ainda divulgando em homenagens ao nosso festejo. Do amigo poeta e professor, Pedro Almeida Filho.


Um comentário:

  1. Boa noite,eu me chamo Eliane Olibeira Bio meus pais Raimundo Soares Bio e Maria Oliveira Bio fui batisada em centro velho municipio de Barra do corda quem fez o batismo foi Frei Mario não sei o restante do nome da paróquio de Tuntum era quem celebrava missa em 1974 neste interior duas veses ao ano gostaria de localisar meu batistério pois preciso do mesmo para realisar minha cerimônia religiosa fico grata se puderem me ajudar hoje estou morando em brasília

    ResponderExcluir