sábado, 28 de janeiro de 2012

PLANEJAMENTO X INVESTIMENTOS PÚBLICOS

Acredita-se que estamos vivendo momentos de muitas transformações e a cada instante surge o novo, ou seja, uma nova idéia. Portanto, para isso faz se necessário reaprender o que é de fato planejar para depois quebrar barreiras e os tropeços que poderão surgir pela à frente.
Bem, quando estamos falando de investimentos públicos estamos também falando de ações e projetos a serem desenvolvidos e voltados para esses dinamismos de idéias a serem aplicadas em prol de um desenvolvimento  sustentável para um país melhor, ou uma comunidade mais equilibrada. Evidentemente podemos apontar algumas falhas nesse sentido de implementações das políticas públicas devido à falta de mais investimentos financeiros, devido à falta de planejamento, devido à falta de mais qualificações profissionais nos diversos setores trabalhistas; embora saibamos que às décadas o nosso Brasil já vem superando limites, ou seja, aos poucos estamos melhorando nesse sentido. Então, conhecer de forma unilateral os diversos espaços físicos, os recursos humanos oferecidos, os melhores projetos a serem implantados de certa forma trazem ao que chamamos de sustentação não somente por parte das entidades privadas, mas também e principalmente no setor público; aliás, conhecer essas relações é antes de tudo assegurar valores econômicos, éticos e morais. Assim, saber identificar o que é um plano diretor e como aplica-lo e para que serve e ao mesmo tempo saber a importância do papel do planejamento no enfretamento das  problemáticas estruturais das diversas cidades brasileiras e ao mesmo tempo poder saber identificar uma boa gestão das cidades e o que elas têm de melhor oferecerem e os seus melhores processos de urbanizações implantados ou atos a serem  trabalhados em vigor ao tempo planejado das ações a serem aplicadas.
Bem, só teremos melhores condições potencialmente ativa equilibrada e bem distribuída na medida em que todos também participem integralmente dessas ações, apontando, dando sugestões, idéias e ao mesmo tempo a mesma sendo bem definida e aceita por todos, sem que não ajam corrupções e tão pouco falta de interesses por parte dos envolvidos e principalmente por parte de quem assumem essas posições de caracteres públicos e tão pouco faz para o bem de todos e do seu próprio município.

TEXTO: *Pedro Almeida Filho. (Tuntum Maranhão, 28 de Janeiro de 2012)


                                       

Um comentário: