segunda-feira, 30 de abril de 2012

A POSSE DOS NOVOS GOVERNADORES NO ANO DE 1983 E AS DIRETAS JÁ NO BRASIL

Somente com a posse dos governadores, em 1983, estimulou ainda mais nos brasileiros o desejo de votar e tornar-se cada vez mais participativo. Surge então, a campanha “Diretas já”,  que se torna reconhecida e se ramifica para todo o país.
Bem, é válido ressaltar que no ano de 1980 principalmente nesse período que a nossa economia estava cada vez mais se afundando devido às diversas crises financeiras internacionais que vinha ocorrendo constantemente e devido às péssimas condições que se encontrava o Brasil nessa época, esse marco fico registrado simbolicamente como um dos mais marcantes episódios da economia brasileira.
Portanto, somente com a vitória de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral foi esmagadora, consegui 480 votos contra 180 votos de Paulo Malluf, havendo 26 abstenções. O colégio eleitoral era formado ao todo por 686 parlamentares, entre  deputados senadores.
Bem, Tancredo Neves não chegou a assumir o governo, pois foi internado para uma cirurgia em 14 de Março na véspera da posse. Devido a complicações posteriores de saúde, morreu no dia 21 de Abril de 1985. Marco esse, que fica marcado definitivamente no coração de todos os brasileiros e principalmente na construção contínua de nossa própria história brasileira; pois tais sentimentos pátrios transbordam desejos de mais conhecimentos de livre expressão de escolha. Escolha de dias melhores, escolha de mais aptidões para o trabalho em suas diversas modalidades e extensões qualificativas e acima de tudo, escolha de mais liberdade; afinal, estamos aqui falando e registrando ao mesmo tempo sentimentos de acontecimentos históricos de um país que passou a ser e ter o seu próprio regime democrático e de muitos brasileiros condizentes de seus direitos e deveres a serem cumpridos e almejados em termos de progresso, paz, prosperidade e de mais luta por igualdade social.
TEXTO: *Pedro Almeida Filho. (Tuntum-MA, 30 de Abril de 2012).

Nenhum comentário:

Postar um comentário