sexta-feira, 7 de setembro de 2012

07 DE SETEMBRO, “DIA EM QUE COMEMORAMOS A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL".


07 DE SETEMBRO, “DIA EM QUE COMEMORAMOS A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL”.



Ao retomar a “Lisboa”, no ano interior ao dia da proclamação da Independência do Brasil, D.João deixara o Brasil em direção a Portugal e deixando aqui na condição do príncipe regente D.Pedro e o mesmo acentuando-se progressivamente sua relativa autonomia.
Bem, por outro lado, aqui no Brasil a situação econômica e política interna da época baseavam-se exclusivamente na demanda do ouro extraído, donde sua maior parte arrecada era de fato levada para Portugal; assim, as condições da vida das pessoas de um modo geral eram muito precárias e muitos necessitavam de mais apoios políticos e asseguradores que em meados dos anos de 1822 deixava a desejar e de forma muito lenta e insuficientemente para manter a atual situação também econômica mais equilibrada.
Portanto, é válido ressaltar que a insatisfação chegou ao auge e em 09 de Janeiro de 1822, o chamado “Dia do Fico”, o povo enviou a D. Pedro um pedido escrito para que o mesmo também ficasse no Brasil. Dessa forma respondeu o príncipe regente ao portador da mensagem: “Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto”. Diga ao povo que fico! E dirigindo-se a multidão que o esperava aconselhou: Só tenho a recomendar-vos, muita união e tranqüilidade.
Então, D. Pedro, de Santos, quando no dia 07 de setembro, cerca das 4h30 da tarde às margens do Ipiranga, recebeu despachos de Lisboa, insistindo no cumprimento das ordens anteriores e depois de várias mediações, o príncipe tirando do chapéu às fitas com as cores portuguesas, ergueu a espada e sob a emoção de todos bradou: Independência ou Morte! Naquele instante o Brasil desligou-se de Portugal e D. Pedro, passou a ser Imperador do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário