sexta-feira, 26 de outubro de 2012

JOVEM TUNTUENSE GANHA PREMIO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO


Jovem tuntuense ganha premio Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação



O jovem  Hytalo de Oliveira Andrade, 17 anos,  estudante do Instituto Federal do Maranhão, natural de Tuntum,  foi premiado no  VII CONNEPI  (Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação), em Palmas Tocantins  entre  19 a 21 de outubro.
Hytalo é aluno do ensino médio integrado ao técnico pelo Instituto Federal do Maranhão. O seu  trabalho consiste na produção de biogás a partir de um biodigestor, utilizando material orgânico. O biogás pode ser convertido em energia elétrica através de um motor-gerador e pode também substituir o gás de cozinha, promovendo a sustentabilidade.
Ele competiu com universitários, professores e demais pesquisadores de toda rede federal de ensino do Norte e Nordeste, sendo o único pesquisador maranhense campeão no CONNEPI 2012.
A solenidade de encerramento do Connepi 2012 foi marcada pelo som de aplausos. Mais de 500 alunos e servidores dos institutos federais das regiões Norte e Nordeste que lotaram o Auditório Capim Dourado comemoraram a continuidade do crescimento na participação de alunos e servidores, principalmente no número de submissões de artigos, nesse evento que já está na sétima edição e atingiu a marca de 2.340 trabalhos aprovados. Dentre tantos trabalhos, Hytalo conseguiu o inédito título de 2° lugar na área de Ciências Exatas e da Terra, ficando atrás apenas de um universitário do IFS (Instituto Federal de Sergipe), sendo também o único aluno pesquisador das delegações maranhenses a conseguir um lugar de destaque nas premiações do congresso e trouxe também o primeiro prêmio para o Instituto Federal do Maranhão (Campus Codó), já que o mesmo jamais havia ganhado algum prêmio desse evento.
Hytalo é filho do professo Murilo Andrade e da professora Antônia Alves a Bia, sendo jovem dedicado aos estudos, desde muito pequeno se mostrou interessado em aprender e desenvolver trabalhos cientifico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário