quarta-feira, 19 de junho de 2013

MOVIMENTO PASSO LIVRE – (MPL), OS PROTESTOS CONTINUAM


   Os protestos no Brasil em 2013 tiveram como partida a luta contra o aumento de tarifas de transportes coletivos. Movimentos que iniciaram no mês de fevereiro em Porto Velho, e, depois ocorreram protestos em outras grandes cidades, como Belém, Curitiba, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador. Dentre os principais organizadores das manifestações está associado ao Movimento Passe Livre (MPL).
Evidentemente as manifestações cresceram mediante as formas intercambiais por meio das redes sociais de computadores “internet” e os protestos tornaram-se mais grandiosos e não bem organizados, pois entre os manifestantes havia pessoas, ou seja, infratores com intuito de praticar atos de vandalismo durante os protestos. As agressões persistiram contra policiais militares, além de jornalistas e por outro lado, manifestantes civis teriam sidos agredidos por policiais militares gerando assim, mais e mais violência entre povos brasileiros. Por outro lado, muitos monumentos históricos faram depredados e saqueados, algo vergonhosos para todos nós brasileiros, afinal, somos nós que pagamos por todos esses prejuízos e sem falar do que eles representam simbolicamente não só para o país, mas para o mundo porque fazem parte de nossa própria história.
É válido ressaltar que todos os protestos atravessaram fronteiras chegando a outros países não só da Europa, mas de todos os continentes e territórios do mundo inteiro de forma pacífica e harmoniosa.  E os diversos conflitos sociais que abrange o nosso país tornaram-se mais expansivos e mais esclarecidos aos saberes de todos tais como: A corrupção predominante, a falta de segurança, a falta de mais fiscalizações nos seus diversos setores que envolvem a nossa economia, a falta de moradia, a falta de saneamento básico, a falta de saúde, a falta de melhoramento de nossas escolas, a falta de melhoramento de nossas estradas e de menos violência dentro e fora do ambiente escolar. Bem, por outro lado, entendemos que um país que não investe principalmente na educação, ou seja, na qualidade de ensino, nos cursos profissionalizantes e em seus próprios professores, evidentemente é um país que tende a regredir e ao mesmo tempo, refletem todas e quaisquer tamanhas violências não é de se esperar muito, ou melhor, refletem reflexos de atos de mais e mais violências.

Bem, desde o dia 17 de Junho, as manifestações intensificaram em  muitas capitais e cidades do Brasil no Rio de Janeiro, mais de 100 mil manifestantes ocuparam as vias públicas da capital fluminense, como à Avenida Rio Branco, onde moradores do alto de alguns prédios jogaram chuvas de papéis picados sobre os manifestantes como símbolos de apoio. Em frente à Biblioteca Nacional, foram distribuídas flores aos policiais e em São Paulo, manifestantes se concentraram no “Lago da Batata”, ocuparam à Marginal Pinheiro, a ponte “Octavio Frias de Oliveira”, e as avenidas Paulista, Faria Lima e Luís Carlos Berrini e foram para o Palácio dos Bandeirantes, onde alguns vândalos infiltrados tentaram invadir o edifício. Em Brasílias, ativistas ocuparam a “Esplanadas dos Ministérios”, e centenas deles subiram a rampa e no teto do Congresso Nacional e com suas mãos tocaram às cúpulas simbolizando de fato, que a união se faz a força e quando as pessoas se juntam em coletividade em prol de uma vida melhor com mais segurança e sem corrupção, sem medo de lutar principalmente por nossos  direitos. De fato, as coisas acontecem e nós nos tornaremos cada vez  mais fortes e mais atuantes na vida política e na vida social de uma nação que nas quais chamamos de nação patriótica.

TEXTO: *Pedro Almeida Filho. (Tuntum-MA,19/06/2013)














Nenhum comentário:

Postar um comentário