terça-feira, 18 de junho de 2013

POEMA ESCRITO POR, EDUARDO DE PAULA BARRETO: BATALHAS DAS IDÉIAS










BATALHA DAS IDEIAS

Eu também quero me manifestar
Contra o que está a me incomodar
Neste País e também no Planeta
Uns marcham com gritos de guerra
Outros brigam como se fossem feras
E eu me manifesto com a caneta.

Criticamos os desvios do erário
Nas construções dos estádios
De futebol para a Copa
Mas só tem direito de criticar
Aquele que se põe a gritar
Estando do lado de fora.

Todo aquele que vai às arenas
É conivente com a triste cena
Do roubo do dinheiro do povo
Quem grita das arquibancadas
Não tem direito a mais nada
Além de considerar-se um bobo.

Eu quero um País sem corrupção
No qual a pacífica população
Possa ter acesso às riquezas
Traduzidas na saúde, educação
Segurança, transporte, recreação
E ao bom alimento na mesa.

Mas rechaço o oportunismo
De podres partidos políticos
Que promovem a baderna
Transformando as manifestações
Cheias de boas intenções
Em verdadeiros cenários de guerra.

Todo ato violento deve ser reprovado
Seja ele do povo ou do Estado
Para que a vitória se eternize
Porque as lutas inteligentes
Fazem surgir nas mentes
As mais profundas raízes.

Grite nas ruas e sussurre aos ouvidos
Ideias que criem conceitos definitivos
Mas que a nossa luta seja harmônica
E se lembre que a arma mais eficiente
Para mudar o que nos faz descontentes
É a poderosa urna eletrônica.

Eduardo de Paula Barreto




Eduardo De Paula Barreto

2 comentários:

  1. A você meu caro amigo poeta,Eduardo de Paula Barreto, eu tiro o meu chapéu e quanto ao nosso regime democrático brasileiro de fato,só acontece as transformações mediante aos nossos próprios atos participativos, comunicativos e educativos, principalmente no ato de melhor escolhermos os nossos representantes políticos,caso contrário, nós pagaremos preços cada vez mais elevadíssimos por não sabermos bem escolher os nossos governantes.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Pedro, fico grato pela consideração e pelas palavras que tanto me incentivam a continuar me manifestando através da escrita. Receba um forte abraço e os parabéns pelo belo espaço virtual.

    ResponderExcluir