sábado, 14 de dezembro de 2013

Irã diz ter enviado segundo macaco ao espaço com sucesso




Mahmoud Habboush - Reuters
O Irã disse neste sábado que mandou o segundo macaco para o espaço e o trouxe de volta em segurança, na última demonstração das capacidades de mísseis da nação, afirmou a agência de notícias estatal IRNA.
"O presidente Hassan Rouhani ... parabenizou os cientistas e especialistas iranianos por terem enviado com sucesso uma segunda criatura viva ao espaço", afirmou a agência de notícias. O Irã disse que lançou o primeiro macaco ao espaço em janeiro.
Rouhani usou o Twitter para comentar o mais recente evento, uma demonstração do poder que causa preocupação no Ocidente e em alguns países do Oriente Médio, receosos com as ambições nucleares iranianas.
Ele disse que o macaco tinha o nome de Fargam e voltou à terra "são e salvo".
"Esse é o segundo macaco enviado ao espaço e que voltou em perfeita saúde ao Irã", afirmou Rouhani pelo Twitter.
Em novembro, seis potências mundiais alcançaram um acordo preliminar com Teerã para que o país interrompa seu programa nuclear em troca do afrouxamento de sanções.
Os esforços do Irã para desenvolver mísseis balísticos e construir uma plataforma de lançamento espacial contribuíram para Israel pedir a realização de ataques preventivos nas instalações nucleares iranianas e bilhões de dólares gastos pelos EUA em defesa de mísseis. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS:


Tópicos: IrãMacacoEspaço
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fonte: 
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,ira-diz-ter-enviado-segundo-macaco-ao-espaco-com-sucesso,1108576,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário