GESTÃO PÚBLICA OU PRIVADA
Que a gestão se faça de forma significativa, central nas perspectivas construtivas, implicando-se necessariamente em trabalho simbólico de “significar” a parcela da realidade que se conhece ou que a cerca. E que toda dimensão administrativa seja de fato direcionadas aos participantes de todas as ações envolvidas. Seja ela qual for, uma escola,empresa ou até mesmo um banco comercial ou também uma prefeitura ou outro órgão direcionada em convênio com a mesma. Aos conhecimentos, aptidões, interesses, em prol de toda a cooperativa a que se defende nas constituintes ações cabíveis e necessárias articuladoras de significados que certamente irão surgir no amanhã; visando assim, um melhor equilíbrio do futuro do empreendedor que investe,assumindo e zelando em bem-comum de todos.
Um gestor acima de tudo deve construir avaliações projetos e medidas nas possibilidades de observações projetos das reflexões debatidas em grupos e recebidas de tais formações que os demais sujeitos expõem, necessitam e que a defendem. Pois não se pode administrar sozinho e tão pouco reconhecer os demais problemas que os afligem para uma melhor segurança não só habitacional, mas em defesa de uma futura vida prospera e em segurança, sem conhecer derrotas de cancelamento; pois sabemos que muitos setores, sejam públicos ou privados muitos fracassaram ou deixaram de existir principalmente por falta de organização do sistema e partilha.
É a partir dessas determinações que o gestor elabora seus projetos e expõem toda a programação de forma antecipada e coletiva e cognitiva dos demais participantes de forma grupal e renovadora, que o belo e o novo passam a existir, fluindo assim , mais e mais lucros sustentáveis e positivos.
Em síntese, não é o gestor que deve ajustar tudo; mas á própria gestor ia, em coletividade de abortamento do estudo aplicado em defesa da mesma,do assunto a ser discutido,analisado e que certamente irá potencializar todas as formas de construções idealizadoras em prol de uma ver gente e própria do aprendizado.
O gestor certamente faz a transposição da teoria para a prática e é,o maiôs responsável pela a formação e desenvolvimento do grupo estudado na ação traçada. Ele ajuda elaborar de fato todo o acompanhamento de todo o projeto que irão aplicar. Todo o projeto deverá atuar na formação contínua e certamente, todo o seu papel é estudar e estudar sempre. É usar as teorias e práticas para fundamentar o fazer e o pensar de todo corpo docente e discente de uma escola. Portanto, é necessário que o gestor antecipe suas idéias para os grupos. Acima de tudo, deve ser um bom leitor e participa sempre de eventos culturais, sociais ou em favor da proteção da própria empresa da qual trabalha. Deve organizar sua pasta com todos os materiais necessários, didáticos ou de forma empresarial, ”computador”, visando regularmente tudo que é necessário. Além disso, visita museus e exposições, vai ao cinema e ao teatro. Também cria laços de amizades com todo o grupo que o cerca, redimensiona os problemas da entidade da qual trabalha e a defende. E todo seu dinamismo e sua possível capacidade de ouvir sugestões criativas dos demais envolvidos, valorizando assim, para a total aplicação em defesa da mesma.
Texto: Pedro Almeida Filho
Ressaltar a importância das políticas públicas nos dias atuais "Estado Necessário", para que tenhamos uma melhor visão ética e moral dos valores adquiridos, principalmente aos trabalhos das políticas públicas a serem desenvolvidas e aplicadas em prol do desenvolvimento sustentável do nosso país. Pois acreditamos que um país só será reconhecido e bem desenvolvido a partir das políticas públicas aplicadas em prol de uma vida melhor de toda nossa sociedade. *Pedro Almeida Filho.
terça-feira, 28 de setembro de 2010
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
O processo da busca pelo conhecimento vem muito antes do surgimento das primeiras universidades, que certamente surgiram em meados do século XII, fato que se expandiu por toda Europa. Época em que os estudos universitários se dividiram em dois grandes grupos que componha as “Sete Artes Liberais”, o trivium e o quadrium, composto pelas disciplinas da época que são: Gramática, Retórica, Lógica, Geometria, Astronomia, Aritmética e música. Daí pra frente o mundo vem passando por grandes transformações educacionais e tecnológicas inovadoras. Basicamente pela própria necessidade de aprender cada vez mais, pela luta da própria auto-sobrevivência.
O mundo necessita cada vez mais de pessoas qualificadas, aptas para exercerem suas posições trabalhistas. Mas, o maior foco de conflitos, é a grandiosíssima falta de professores qualificados. É válido lembrar que dentro desse ambiente de trabalho, muitos valores e aptidões estão sendo transformados, e essas transformações em segundo nos estão chegando de forma pacífica e em pequenas escalas. Diante dessa situação a corrida pela instabilidade e pela busca do intercâmbio de idéias, informações são necessárias, aos poucos, esses leques são repassados e aceitos de forma mais acessível. Apesar de morarmos em um país tropical e rico por natureza, dos quais ocupamos praticamente 45% das terras emersas, boa parte ainda é conservada. Entendemos que tal grande riqueza ainda não nos levou ao reconhecimento de um país de primeiro mundo; pois falta mais conscientização não só por parte do setor público, mas de todos os cidadãos brasileiros. Então, muitas coisas estão por vir, para serem ensinadas e transmitidas ao nosso povo; é lógico que o Brasil não está de fora, temos grandes estabelecimentos de ensino universitário distribuídos por todo território nacional. O ensino presencial a distância no país aos poucos vem quebrando barreiras e crescem de forma explendiosa. É difícil! Mais não é insolúvel. Apesar de que em nosso país a marginalização cresce assustadoramente e as péssimas condições de vida ainda prevalecem no Brasil e que as más distribuições de verbas que é desviada por parte de muitos governantes não qualificados para exercerem suas funções e tão pouco sabem aplicar os recursos repassados pela união, Distrito Federal e aos municípios brasileiros, principalmente no setor acadêmico de ensino e tão pouco nos formadores de opiniões, principalmente professores; assim, um país só nos deixa a desejar. É um país que tende a regredir, os impostos aumentam, as doenças proliferam e o ensino passa a ser menos qualificativo. Mas, aos poucos estas barreiras estão sendo quebradas e muito políticos aqui no Brasil já foram cassados “impeachment”, Fernando Collor de Melo, presidente do Brasil, em 1994 e tantos outros perderam também seus mandatos. Época que para mim, foram marcos de grandes transformações ecológicas, tecnológicas, implantações automobilísticas e educacionais no país; mas a grande visão foi de fato à luta pela igualdade da democracia no país. Pois muitas pessoas passaram a ver a vida de uma forma mais investigadora, recorrendo aos valores e a melhor qualidade de vida e do ensino brasileiro.
O ensino no Brasil passa a ser de forma diversificada, cresce a educação a distância e os percentuais de professores graduados; é visto que ainda faltam mais investimentos para aplicar nos setor da educação. A também uma grandiosa falta de profissionais qualificados para o mundo do trabalho e da educação, pois temos poucos professores especializados na educação a distância, principalmente na área tecnológica. É visto que tais aplicações são poucas, portanto, vale lembrar que a de fato necessidade de investir nessa rede tecnológica de ensino.
O ensino brasileiro, seja acadêmico, federal, público, de forma privada ou filantrópica é muito carente. Nossas escolas estão no momento precisando de reformas, não só no ambiente físico, mas no setor tecnológico, nos programas de formação profissionais continuadas e em outras ações destinadas a uma melhor implantação. Apesar de termos uma rede “internet”, de forma interligada “on-line” o sistema é precário e o auto-custo em mantê-la, desfavorece a classe pobre; nem todos têm condições de arcar com as despesas para manter uma rede banda-larga em casa. Sabendo dessas condições a grande visão para uma educação a distância no país é certamente investir na mesma. É entender o que é de fato uma democracia, se faz por mais igualdade, é um reconhecimento de que muitos desses erros partem de nós, por não sabermos reconhecer e escolher os nossos representantes. Só a partir daí, não só o ensino, não só as escolas, não só o nosso modo de pensar, agir e realizar; mas toda a qualidade de vida. Que crescerá em uma escola gigantesca de desenvolvimento cultural e de valores éticos. E essa mega ampla diversificação de intercâmbio de informações ideológicas de idéias se concretizam para um mundo melhor com mais globalização, favorecendo assim, as classes menos privilegiadas do nosso Brasil e aquele velho e grande sonho de mais implantações tecnológicas a distância em nosso país.
O mundo necessita cada vez mais de pessoas qualificadas, aptas para exercerem suas posições trabalhistas. Mas, o maior foco de conflitos, é a grandiosíssima falta de professores qualificados. É válido lembrar que dentro desse ambiente de trabalho, muitos valores e aptidões estão sendo transformados, e essas transformações em segundo nos estão chegando de forma pacífica e em pequenas escalas. Diante dessa situação a corrida pela instabilidade e pela busca do intercâmbio de idéias, informações são necessárias, aos poucos, esses leques são repassados e aceitos de forma mais acessível. Apesar de morarmos em um país tropical e rico por natureza, dos quais ocupamos praticamente 45% das terras emersas, boa parte ainda é conservada. Entendemos que tal grande riqueza ainda não nos levou ao reconhecimento de um país de primeiro mundo; pois falta mais conscientização não só por parte do setor público, mas de todos os cidadãos brasileiros. Então, muitas coisas estão por vir, para serem ensinadas e transmitidas ao nosso povo; é lógico que o Brasil não está de fora, temos grandes estabelecimentos de ensino universitário distribuídos por todo território nacional. O ensino presencial a distância no país aos poucos vem quebrando barreiras e crescem de forma explendiosa. É difícil! Mais não é insolúvel. Apesar de que em nosso país a marginalização cresce assustadoramente e as péssimas condições de vida ainda prevalecem no Brasil e que as más distribuições de verbas que é desviada por parte de muitos governantes não qualificados para exercerem suas funções e tão pouco sabem aplicar os recursos repassados pela união, Distrito Federal e aos municípios brasileiros, principalmente no setor acadêmico de ensino e tão pouco nos formadores de opiniões, principalmente professores; assim, um país só nos deixa a desejar. É um país que tende a regredir, os impostos aumentam, as doenças proliferam e o ensino passa a ser menos qualificativo. Mas, aos poucos estas barreiras estão sendo quebradas e muito políticos aqui no Brasil já foram cassados “impeachment”, Fernando Collor de Melo, presidente do Brasil, em 1994 e tantos outros perderam também seus mandatos. Época que para mim, foram marcos de grandes transformações ecológicas, tecnológicas, implantações automobilísticas e educacionais no país; mas a grande visão foi de fato à luta pela igualdade da democracia no país. Pois muitas pessoas passaram a ver a vida de uma forma mais investigadora, recorrendo aos valores e a melhor qualidade de vida e do ensino brasileiro.
O ensino no Brasil passa a ser de forma diversificada, cresce a educação a distância e os percentuais de professores graduados; é visto que ainda faltam mais investimentos para aplicar nos setor da educação. A também uma grandiosa falta de profissionais qualificados para o mundo do trabalho e da educação, pois temos poucos professores especializados na educação a distância, principalmente na área tecnológica. É visto que tais aplicações são poucas, portanto, vale lembrar que a de fato necessidade de investir nessa rede tecnológica de ensino.
O ensino brasileiro, seja acadêmico, federal, público, de forma privada ou filantrópica é muito carente. Nossas escolas estão no momento precisando de reformas, não só no ambiente físico, mas no setor tecnológico, nos programas de formação profissionais continuadas e em outras ações destinadas a uma melhor implantação. Apesar de termos uma rede “internet”, de forma interligada “on-line” o sistema é precário e o auto-custo em mantê-la, desfavorece a classe pobre; nem todos têm condições de arcar com as despesas para manter uma rede banda-larga em casa. Sabendo dessas condições a grande visão para uma educação a distância no país é certamente investir na mesma. É entender o que é de fato uma democracia, se faz por mais igualdade, é um reconhecimento de que muitos desses erros partem de nós, por não sabermos reconhecer e escolher os nossos representantes. Só a partir daí, não só o ensino, não só as escolas, não só o nosso modo de pensar, agir e realizar; mas toda a qualidade de vida. Que crescerá em uma escola gigantesca de desenvolvimento cultural e de valores éticos. E essa mega ampla diversificação de intercâmbio de informações ideológicas de idéias se concretizam para um mundo melhor com mais globalização, favorecendo assim, as classes menos privilegiadas do nosso Brasil e aquele velho e grande sonho de mais implantações tecnológicas a distância em nosso país.
GEOCENTRISMO X HELIOCENTRISMO A CIÊNCIA E OS DIFERENTES TIPOS DE CONHECIMENTO.
GEOCENTRISMO X HELIOCENTRISMO A CIÊNCIA E OS DIFERENTES TIPOS DE CONHECIMENTO.
Desde que começou a brilhar no cérebro do homem a luz da racionalidade,o brilho e o movimento dos astros,desafiaram sua curiosidade de observar a vida e o universo.
No século II d.C..., o sistema geocêntrico que foi dividido e consagrado por Cláudio Ptolomeu, grande astrônomo da escola de Alexandria no Egito. Para ele a terra era fixa e ocupava o centro das órbitas circulares das plantas. Então, para os gregos, por exemplo:- deduzia que a terra ocupava o centro do universo “Geocentrismo”. E que em torno dela giravam outros corpos celestes concêntricos. O homem era assim, o centro e a medida de todas as coisas, “Antropocentrismo”. O pensando de modo diferente, porém, o astrônomo grego Aristarco de Somos (310-230 a.C), foi o primeiro a afirmar que todos os planetas, inclusive a terra girava em torno do sol. Aristarco, no entanto, não teve crédito porque a sabedoria grega admirava mais a idéia de que o homem ocupava o lugar central no universo; favorecida pelo geocentrismo sistematizado pelo astrônomo grego Heparco (século II a.C).
Já por volta do século XVI ao século XVII, Nicolau Copérnico (1473 -1543), ao observar as estrelas e os planetas; Copérnico constataram as idéias sobre o sistema solar que vigoravam desde à Grécia Antiga.
Em 1443, Copérnico publicou”De Revolutionibus Orbim Coelestium”livro”,propondo que a idéia de um universo Heliocêntrico ou seja, em que se considera, o sol como o centro do universo ou como astro em torno do qual se efetua a translação dos planetas. Surgindo assim,mais tarde o pensamento renascentista “Teocentrismo”.(Deus como o centro do universo).
Já por volta de 1610, Galileu Galilei (1564-1642), astrônomo e físico Italiano, anunciou em conjunto de fatos que conflitavam com as proposições aristotélicas e reforçara a concepção heliocêntrica de Copérnico. Logo Galileu foi obrigado a abjurar suas conclusões, permanecendo preso pela inquisição até o fim de sua vida em 1642. Seu trabalho, no entanto,apressou a formalização de um novo método de análise,no qual conceitos metafísicos como substância e causa foram substituídos por conceitos operacionais como:-massa,tempo e espaço. Era o início da revolução científica.
Somente com a expansão marítima e a descoberta de novos territórios causaram de fato mudanças no pensamento do homem, que não via mais a religião e Deus como centro de suas preocupações, mas sim o próprio homem... Essa revolução na arte e na Ciência é conhecida como Renascimento.
Os principais nomes da Ciência nesse período foram:- Copérnico e Galileu. Nas artes, o grande impulso foi o crescimento das cidades italianas e do enriquecimento de diversas famílias que passaram a patrocinar os artistas entre elas os médices em Florença.
Alguns nomes das artes no Renascimento foram: -Michelângelo,Rafael,Leonardo da Vince,Botticelli,Maquiavel,Bocácio,Erasmo de Rotterdam,Willian Shakespeare e Luis de Camões e outros.
O principal objetivo dos humanistas eram levar o conhecimento para todas as pessoas... Nas escolas, foi dada grande importância aos estudos da História da filosofia,da Retórica,da Matemática e da poesia.
Evidentemente, Galileu considerado também o fundador da Ciência experimental moderna. Descobriu as leis da queda livre dos corpos e a lei que rege o movimento do pêndulo. Enunciou o princípio da composição instrumentais como :- o relógio eo telescópio. Suas conclusões eram baseadas em observações dos resultados dos experimentos do que na lógica dedutiva.
Só por volta do século XVII, com Isac Newton, que revolucionou o conhecimento ligado à física, síntese da história física da formulação de leis gerais. Newton criou também as inovações científicas e técnicas. Só ao longo do século XVIII ao século XIX, o progresso natural derivado dessa inovações “Os princípios da Dinâmica”.
Em tempos modernos o conceito de metodologia esta relacionado ao estudo de Ciências. “Definir ciências é um grande desafio, tanto para os cientistas quanto para os estudantes, pois até então “Ciências”, é uma discussão insolúvel”,(Gil,2007,p.20).
A palavra ciência vem do latim scientia, que significa aprender ou conhecer “etimologicamente”,diz Gil(2007),ciência é um conhecimento simples,mas que abrange margem para dúvidas. Então, todo conhecimento é científico?
Segundo Gil(2007), “Declara que essa definição etimológica é inadequada,pois existem diferentes tipos de conhecimentos e modos de conhecermos o que não são considerados científicos”.
Então, vamos considerar alguns conhecimentos:
-O conhecimento empírico ou popular (senso comum).
-Conhecimento Científico.
-Conhecimento Filosófico.
-Conhecimento Teológico.
O conhecimento empírico vulgar ou popular - É um conhecimento transmitido por geração para geração por meio da educação informal, independentemente de estudo e pesquisas. E para a ciência tais inspirações passadas jamais devem ser dispensadas
Quanto ao conhecimento científico, é todo conhecimento obtido por meio de procedimentos metodológicos que possibilitem investigar, ordenar, seguindo etapas, normas e técnicas por meio de aplicação de métodos preestabelecidos;buscando responder e por que ocorrem os fatos e fenômenos. Resulta de pesquisas metódicas e sistemáticas da realidade dos fatos. Agora se tratando de conhecimento Filosófico etimologicamente, filosofia é composta pelos termos “Philos”,que significa amigo, e “Sophia”,que significa sabedoria ou capacidade de perceber o certo e o errado. Exemplo:-Quem é o homem? De onde ele vem? Para onde vai? Qual a origem do universo e o mistério de estarmos aqui?
Agora quanto ao conhecimento teológico, esse conhecimento estar basicamente relacionado a fé, crença no Divino,tendo aspiração na razão... Então, esse conhecimento pode ser chamado de religioso ou Teológico, e manifesta-se diante do mistério ou de algo oculto que provoca curiosidade, estímulo a vontade de entender o que se desconhece.
Segundo Minayo (1996,p.20): leis,visões do mundo, são provisórios,passageiras. Que as relações do homem na sociedade estão em constantes transformações, pois o homem evolui no seu modo de pensar e agir.
Para fazer ciência é preciso ter método. Mas o que é método? A palavra método vem do grego”Methos”,formadas por duas palavras “meta”,que significa no meio de,através de,entre,acrescida de “Odós”,que significa “Caminho”. “Assim, podemos claramente dizer que método significa,proceder ao longo de um caminho”,(TRÚJILLO FERRARI,1982,p.19).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
EscolAtiva:programa de pesquisas e atividade:ensino fundamental. São Paulo:MECA,2004.
Física Completa: Volume único;ensino médio?Regina Azenha Bonjorro... (et al.). -2.ed.- São Paulo:FTD,2001.
MATSUURA,Oscar T. revista Ciência Hoje,SBPC,V.4,21,p.35.
Metodologia de estudo e de pesquisa em administração/ Liane carly hermes Zanella.-Florianópolis: departamento de ciências da administração/UFSC;(Brasília):CAPES: UAB, 2009.
TRUJILLO FERRARI<Alonso. Metodologia da pesquisa Científica. São Paulo:McGraw-Hill do Brasil,1982.
Desde que começou a brilhar no cérebro do homem a luz da racionalidade,o brilho e o movimento dos astros,desafiaram sua curiosidade de observar a vida e o universo.
No século II d.C..., o sistema geocêntrico que foi dividido e consagrado por Cláudio Ptolomeu, grande astrônomo da escola de Alexandria no Egito. Para ele a terra era fixa e ocupava o centro das órbitas circulares das plantas. Então, para os gregos, por exemplo:- deduzia que a terra ocupava o centro do universo “Geocentrismo”. E que em torno dela giravam outros corpos celestes concêntricos. O homem era assim, o centro e a medida de todas as coisas, “Antropocentrismo”. O pensando de modo diferente, porém, o astrônomo grego Aristarco de Somos (310-230 a.C), foi o primeiro a afirmar que todos os planetas, inclusive a terra girava em torno do sol. Aristarco, no entanto, não teve crédito porque a sabedoria grega admirava mais a idéia de que o homem ocupava o lugar central no universo; favorecida pelo geocentrismo sistematizado pelo astrônomo grego Heparco (século II a.C).
Já por volta do século XVI ao século XVII, Nicolau Copérnico (1473 -1543), ao observar as estrelas e os planetas; Copérnico constataram as idéias sobre o sistema solar que vigoravam desde à Grécia Antiga.
Em 1443, Copérnico publicou”De Revolutionibus Orbim Coelestium”livro”,propondo que a idéia de um universo Heliocêntrico ou seja, em que se considera, o sol como o centro do universo ou como astro em torno do qual se efetua a translação dos planetas. Surgindo assim,mais tarde o pensamento renascentista “Teocentrismo”.(Deus como o centro do universo).
Já por volta de 1610, Galileu Galilei (1564-1642), astrônomo e físico Italiano, anunciou em conjunto de fatos que conflitavam com as proposições aristotélicas e reforçara a concepção heliocêntrica de Copérnico. Logo Galileu foi obrigado a abjurar suas conclusões, permanecendo preso pela inquisição até o fim de sua vida em 1642. Seu trabalho, no entanto,apressou a formalização de um novo método de análise,no qual conceitos metafísicos como substância e causa foram substituídos por conceitos operacionais como:-massa,tempo e espaço. Era o início da revolução científica.
Somente com a expansão marítima e a descoberta de novos territórios causaram de fato mudanças no pensamento do homem, que não via mais a religião e Deus como centro de suas preocupações, mas sim o próprio homem... Essa revolução na arte e na Ciência é conhecida como Renascimento.
Os principais nomes da Ciência nesse período foram:- Copérnico e Galileu. Nas artes, o grande impulso foi o crescimento das cidades italianas e do enriquecimento de diversas famílias que passaram a patrocinar os artistas entre elas os médices em Florença.
Alguns nomes das artes no Renascimento foram: -Michelângelo,Rafael,Leonardo da Vince,Botticelli,Maquiavel,Bocácio,Erasmo de Rotterdam,Willian Shakespeare e Luis de Camões e outros.
O principal objetivo dos humanistas eram levar o conhecimento para todas as pessoas... Nas escolas, foi dada grande importância aos estudos da História da filosofia,da Retórica,da Matemática e da poesia.
Evidentemente, Galileu considerado também o fundador da Ciência experimental moderna. Descobriu as leis da queda livre dos corpos e a lei que rege o movimento do pêndulo. Enunciou o princípio da composição instrumentais como :- o relógio eo telescópio. Suas conclusões eram baseadas em observações dos resultados dos experimentos do que na lógica dedutiva.
Só por volta do século XVII, com Isac Newton, que revolucionou o conhecimento ligado à física, síntese da história física da formulação de leis gerais. Newton criou também as inovações científicas e técnicas. Só ao longo do século XVIII ao século XIX, o progresso natural derivado dessa inovações “Os princípios da Dinâmica”.
Em tempos modernos o conceito de metodologia esta relacionado ao estudo de Ciências. “Definir ciências é um grande desafio, tanto para os cientistas quanto para os estudantes, pois até então “Ciências”, é uma discussão insolúvel”,(Gil,2007,p.20).
A palavra ciência vem do latim scientia, que significa aprender ou conhecer “etimologicamente”,diz Gil(2007),ciência é um conhecimento simples,mas que abrange margem para dúvidas. Então, todo conhecimento é científico?
Segundo Gil(2007), “Declara que essa definição etimológica é inadequada,pois existem diferentes tipos de conhecimentos e modos de conhecermos o que não são considerados científicos”.
Então, vamos considerar alguns conhecimentos:
-O conhecimento empírico ou popular (senso comum).
-Conhecimento Científico.
-Conhecimento Filosófico.
-Conhecimento Teológico.
O conhecimento empírico vulgar ou popular - É um conhecimento transmitido por geração para geração por meio da educação informal, independentemente de estudo e pesquisas. E para a ciência tais inspirações passadas jamais devem ser dispensadas
Quanto ao conhecimento científico, é todo conhecimento obtido por meio de procedimentos metodológicos que possibilitem investigar, ordenar, seguindo etapas, normas e técnicas por meio de aplicação de métodos preestabelecidos;buscando responder e por que ocorrem os fatos e fenômenos. Resulta de pesquisas metódicas e sistemáticas da realidade dos fatos. Agora se tratando de conhecimento Filosófico etimologicamente, filosofia é composta pelos termos “Philos”,que significa amigo, e “Sophia”,que significa sabedoria ou capacidade de perceber o certo e o errado. Exemplo:-Quem é o homem? De onde ele vem? Para onde vai? Qual a origem do universo e o mistério de estarmos aqui?
Agora quanto ao conhecimento teológico, esse conhecimento estar basicamente relacionado a fé, crença no Divino,tendo aspiração na razão... Então, esse conhecimento pode ser chamado de religioso ou Teológico, e manifesta-se diante do mistério ou de algo oculto que provoca curiosidade, estímulo a vontade de entender o que se desconhece.
Segundo Minayo (1996,p.20): leis,visões do mundo, são provisórios,passageiras. Que as relações do homem na sociedade estão em constantes transformações, pois o homem evolui no seu modo de pensar e agir.
Para fazer ciência é preciso ter método. Mas o que é método? A palavra método vem do grego”Methos”,formadas por duas palavras “meta”,que significa no meio de,através de,entre,acrescida de “Odós”,que significa “Caminho”. “Assim, podemos claramente dizer que método significa,proceder ao longo de um caminho”,(TRÚJILLO FERRARI,1982,p.19).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
EscolAtiva:programa de pesquisas e atividade:ensino fundamental. São Paulo:MECA,2004.
Física Completa: Volume único;ensino médio?Regina Azenha Bonjorro... (et al.). -2.ed.- São Paulo:FTD,2001.
MATSUURA,Oscar T. revista Ciência Hoje,SBPC,V.4,21,p.35.
Metodologia de estudo e de pesquisa em administração/ Liane carly hermes Zanella.-Florianópolis: departamento de ciências da administração/UFSC;(Brasília):CAPES: UAB, 2009.
TRUJILLO FERRARI<Alonso. Metodologia da pesquisa Científica. São Paulo:McGraw-Hill do Brasil,1982.
QUADRO: AS MELHORES DICAS
ASSISTAM ESSE FILME:- TEMPO DE PAZ " Um belíssimo filma de gênero: Drama, de direção de Daniel Filho. Protagonista, Tony Ramos. O filme narra o período de 18 de abril de 1945, período em que muitas pessoas no país foram torturadas pelo o regime de Getúlio Vargas, mas com a pressão externa decorrente do fim da 2ª Guerra Mundial, vários presos políticos ganharam à liberdade.
QUADRO : O NOSSO ECOSSISTEMA TERRESTRE.
OS DEZ ITENS DE PRESERVAÇÃO ECOLÓGICA
- AME A NATUREZA
- PLANTE UMA ÁRVORE
- ECONOMIZE ÁGUA POTÁVEL
- ARMAZENE O SEU LIXO,PARA COLETA
- NÃO PRATIQUE AS QUEIMADAS DE FORMA EXAGERADA
- NÃO JOGUE LIXO NAS RUAS
- NÃO POLUA OS RIOS
- PRESERVE A VIDA DOS ANIMAIS
- EVITE A POLUIÇÃO SONORA
- SEJA UM DEFENSOR DA NATUREZA
OBS: "TUDO O QUE DEUS FEZ, É LINDO, É BELO E É, MAIS VIDA".
Quadro: O Nosso Ecossistema Terrestre
AQUECIMENTO GLOBAL
Defender a natureza não é só cuidar de plantas e animais . Nós seres humanos também fazemos parte da natureza. portanto, não apenas defender as florestas, os animais, é preciso também defebder a melhoria concreta da qualidade de vida da população humana, sem deixar de cuidar das plantas e dos animais. Claro! pois tanto a nossa vida quanto a deles, depende das inumeras relações que existem na natureza, onde nada existe isolado um do outro.
defender o meio ambiente é fundamental para a nossa sobrevivência no planeta terra. O lixo espalhado ás valas de esgotos, o ar, água poluída,os alimentos contaminados por agrotóxicos, tudo isso e muito mais, provoca doenças perigosas nas crianças e adultos. Cuidar da natureza é uma forma de garantir á vida no planeta, a felicidade humana. Pois ninguém consegue ser feliz, vivendo num lugar poluído, onde não existe árvores, pássaros, animais. A defesa do meio ambiente é uma questão de ética, ou seja, compromisso de nossa espécie para com o planeta terra, que pede socorro. A ação do homem sem perceber tem agredido ´`a natureza. O fato é gravíssimo e assustador, pois a grande concentração de gases altamente tóxicos tais como: Dióxido de carbono(Co2), metano e tantos outros, voltam aterra refletindo estes gases sobre todo o planeta. 36% mais alto nesse século, provocando inúmeras devastações.
Uma pesquisa recente publicada pela ONU,revela dados alarmante chegando a 2,8 até 4 graus a mais até este século. bem , apenas 2°c já comprometem as calotas polares(pólo norte), que já está em constantes degelos.
No Brasil estas consequências climáticas já nos afetam, à Amazônia (pulmão do mundo), que tem sua flora e fauna comprometida pelas as queimadas e desmatamentos, sofrem com esses ataques. O Brasil de fato é o 4° país mais poluente do mundo.
Então, mudanças como essa na Amazônia compromete todo o planeta, pois muitas cidades e capitais, ilhas, podem de fato deixarem de existirem, o mundo mais vulnerável a tempestades e furacões.
E como será o nosso futuro?
E a espécie humana?
Será que os homens estão com a vida comprometidas?
Texto: Pedro A. Filho.
PROTEGER À NATUREZA É UM DEVER DE TODOS NÓS.
MISSIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO
MISSIONÁRIOS DA EDUCACÃO
Significa alguém ou alguma coisa de assumir diante dessa pessoa ou objeto, uma atitude de não-indiferença ,atribuindo-lhe um determinado valor em sua existência. Significa portanto valorizar acima de tudo posições contribuintes para um novo mundo de novas oportunidades significantes de uma educação renovada e principalmente adqueridos.
Portanto, os 'mecenários persistem em prejudicar e viver atentamente em determinadas indiferenças, são amantes do dinheiro fácil "roubam" e têm certamente alto nível de motivações materiais. Pensam exclusivamente em si mesmos e muitas das vezes ocupam determinadas posições e nada fazem em prol da educação. Por outro lado, entendemos que as estrelas brilham e continuam a brilharem, porque certamente tem seu próprio brilho"Missionários". Enquanto que os "mecenas" necessitam de muitos brilhos, de luzes que certamente não são de suas características próprias. É lógico, Á abordagem de fenômenos sociais complexos com base na educacão para valores tem-se revelado uma grandiosa iniciativa no campo social e do trabalho educativo. Isso ocorre porque tal tipo de intervenção requer sempre mais iniciativa, mais compromisso cincero e tal intervenção nos permitem atuar sempre nos processos de decisões,ações dos sujeitos sociais envolvidos numa determinada problemática; afinal, os bons missionários existem ainda em diversas áreas do conhecimento e em diversas profissões. Pois as práticas das vivências do dia-a-dia principalmente nos escolas e comunidades são exercícios que colocam os educandos diante de se mesmos, do mundo do desafio. Do desafio de valorizar a vida e as demais pessoas desse processo educativo. Em outros termos de existências das pessoas missionárias e humanas, os valores funcionam não no mundo em que se fala ou se esvreve;mas sobretudo nos momentos que agimos e decidimos, tornando-os princípios de nossas próprias ações a serem desenvolvidas.
*Autor: Pedro A. Filho.
sábado, 25 de setembro de 2010
O QUE É ESTADO?
O QUE É ESTADO?
Estado e poder são portanto indissosiáveis, mas requer a capacidade de uma organização exercício poder sobre o conjunto de indivíduos que ocupam um determinado território. Basicamente o Estado somos nós que fazemos parte desse pluralismo de idéias organizadas e que dispomos de uma estrutura administrativa de um governo próprio que tem a total soberania sobre o determinado território e representação. O governo e toda administração superior de um país com toda uma federação que certamente também é regida por leis soberanas. Entretanto, o Estado não admite concorrências e desde os primordios exercem o poder monopolista, o poder político, que é o poder sobre as sociedades contemporâneas. A partir de então, as relações Estado e Sociedade foi e sempre será a questão central dos grandes pensadores de ideias"iluministas", a idéia central passam a ser analisadas sempre entre o Estado, Mercado e Sociedade. Enquanto que o Mercado que é um sistemas de trocas dos quais participam muiutos agentes e instituições interessadas em vender ou comprar um bem ou prestar ou receber um serviço. de certa forma o mercado influem sobre o Estado. Mas se tratando de Estado Necessário, faz-se a inteira integração de coletividade e de que Estado, Mercado e Sociedade deveriam e devem tornar-se parceiros nas lutas das igualdades sociais humanas; principalmente em um país democrático rumo ao Estado de Bem-Estar Social.
Segundo Jean de La Fontaine (1621-16950, francês e historiador, o estado representa a grande capacidade distributiva, por outro lado um tem menos eficiente que o outro, o estado têm se tornado menos eficiente que o mercado para produzir e ofertar um determinado grau de intervenção no mercado,ele passa inibir a atividade produtiva. Podemos dizer que o mercado assemelha-se a galinha de ovos de ouro: Da fábula de La Fontaine;Moeta ela lega apenas em pequena estoque de valor que ao ser distribuído rapidamente se consomem.
Texto : Pedro A. Filho
A ARTE DO VIVER
A ARTE DO VIVER
VIVER EM SE É UMA ARTE , É UM PROCESSO DE FORMAR, FAZER, REALIZAR AS COISAS BOAS DA VIDA.
NA ARTE DO VIVER NÓS SOMOS PRIVILEGIADOS, POIS SOMOS A PRÓPRIA IMAGEM E SEMELHANÇA DO DEUS VIVO.
O TRABALHO, O LAZER, A DIVERSÃO, A ALIMENTAÇÃO, SÃO FATORES ESSÊNCIAS E NOS ACOMPANHAM TODOS OS DIAS. SENDO ASSIM, PODEMOS ACREDITAR SEMPRE NO AMANHÃ E DOAR-SE POR INTEIRO QUANDO NECESSÁRIO. É ACREDITAR NO AMANHÃ SABENDO QUE SOMOS PARTE INTEGRANTE DE TUDO ISSO. O BELO,O VERDE DAS ÁRVORES, AS FLORES, OS ANIMAIS, OS HOMENS. É DE FATO FAZER BROTAR UMA FLOR, UM NOVO SORRISO E UM GRANDIOSO AGRADECIMENTO POR TUDO. DESSA FORMA DEUS SE ALEGRA E PODE VER QUE TUDO QUE ELE FEZ E SEMPRE FAZ, É LINDO, É VIDA E MAIS VIDAS.
NA ARTE DO VIVER NÓS SOMOS PRIVILEGIADOS, POIS SOMOS A PRÓPRIA IMAGEM E SEMELHANÇA DO DEUS VIVO.
O TRABALHO, O LAZER, A DIVERSÃO, A ALIMENTAÇÃO, SÃO FATORES ESSÊNCIAS E NOS ACOMPANHAM TODOS OS DIAS. SENDO ASSIM, PODEMOS ACREDITAR SEMPRE NO AMANHÃ E DOAR-SE POR INTEIRO QUANDO NECESSÁRIO. É ACREDITAR NO AMANHÃ SABENDO QUE SOMOS PARTE INTEGRANTE DE TUDO ISSO. O BELO,O VERDE DAS ÁRVORES, AS FLORES, OS ANIMAIS, OS HOMENS. É DE FATO FAZER BROTAR UMA FLOR, UM NOVO SORRISO E UM GRANDIOSO AGRADECIMENTO POR TUDO. DESSA FORMA DEUS SE ALEGRA E PODE VER QUE TUDO QUE ELE FEZ E SEMPRE FAZ, É LINDO, É VIDA E MAIS VIDAS.
DESAFIO DE TRANSFORMAR
DESAFIO DE TRANSFORMAR
O desafio de transformar o nosso país em uma nação mais livre e igualitária com consciências multiplas de seus direitos implica-se basicamente no total desafio de adquirimos mais e mais investimentos em quase todos os setores. Seja no setor industrial, agrícola, saúde, saneamento básico, alimentação e principalmente na educação do Brasil. Porém, o total desprezo se dá pela falta de compromisso cinceros por parte do poder público e de quem nos governam. As más escolhas desses representantes políticos é que certamente nos favorecem ao total descaso humano. A falta de amor próprio, a cobiça e o orgulho individual dessas más pessoas, fazem com que o próprio país entre ou seja ,se afoga a cada dia mais na calamidade pública no país. Lembrando também que boa parte desses acontecimentos se dá por parte de cada um que no momento não sabem escolher bem os seus representantes. A não participativa da democracia direta é que também favorecem ao que chamamos de cólera política; sendo assim, as péssimas ações poucas desenvolvidas de fato não são bem acessíveis ao sofrimento da nação menor que é o pobre. Falta mais interesses públicos, de pessoas aptas para exercerem suas funções com dinamismo, ética e moral, princípios estes que nos acompanham quando são adquiridos na família e no complemento da escola por parte de bons professores que amam e gostam de suas profissões educativas e transformadoras da personalidade humana. E todo esse processo para alcançarmos um patamar educativo de um país de primeiro mundo, requer de fato pessoas compromissadas e aptas para com o dever cumprido. Mas, no Brasil como falamos anteriormente não é bem assim que as coisas funcionam. O grande índice de analfabetos no país é muito alto, fala-se em quase 75 milhões de analfabetos no Brasil. De já alerto-os, pois o dia 03 de Outubro estar chegando e é um dia em que todas as pessoas irão as urnas para votarem em seus representantes políticos,sobretudo é importante que tenhamos em mãos as nossa próprias consciências de melhor escolhermos os nossos representantes; afinal uma democracia se faz com pessoas ativas e participativas em todas as ações. A especial compreensão da escolha nos favorecera uma vida mais tranquila e justa de se viver. O papel do Estado será bem mais representado se colocarmos pessoas capacitadas, honrados e que de muito já fez pelo o Brasil. Chega! não dá mais para continuarmos assim, se temos o poder da escolha, temos também o poder de retirá-los lá de cima, de cobrar mais investimentos e mais ações. É legal mesmo! quando em um país temos o poder de expressamos nossas ideias e os sentimentos desde quando são baseados em normas"leis". A livre expressão do pensamento ético, filosófico, político e religioso, nos tornarão mais reconhecedores dos nossos direitos e deveres para com o Estado. Sendo assim nos tornaremos mais participativos e sugerimos mais açõs e referenduns em favor de todos. O Brasil é um pais que tende ao grandecimento, posuimos a maior floresta do mundo "Amazónia", que compreende quase 45% das terras emersas do país com a maior diversidade das espécies de seres vivos da natureza. Então, se o dinheiro do povo é para ser aplicado em benefício do povo , principalmente visando os mais necessitados os que não têm nenhum teto para morar, os que vivem nas ruas, os que não conseguem ter uma escola e um ensino digno de qualidade. Então, é hora de mudarmos!
Autor: pedro Almeida Filho.
Autor: pedro Almeida Filho.
QUADRO SAÚDE "VOCÊ SABIA? MENINGITE
MENINGITE
Esta é uma doença infecciosa e muito grave, que agrava principalmente as meninges que reveste o cérebro,(Membros).
É mais comum nas crianças, a meningite pode começar com complicação de uma outra doença como por exemplo: peneumonia,Sinusite,Septicemia do recem nascido,Caxumba ou uma outra infecção.
A meningite mais grave é causada por uma bactéria chamada "meningococo". O meningococo é transmitido pelo o ar através de gotinhas expelidas da boca ou do nariz da pessoa que estar doente ou é portadora da doença. a meningite meningocócica é muito contagiosa e pode provocar uma epidemia, desque que não seja controlada o surto epdêmico.
SINTOMAS:
-Dor de cabeça muito forte.
-Febre e calafrio
-Nuca rígida
-As costas também ficam rígidas e dolorosas(Endurecidas),que não é capaz do indivíduo colocar a cabeça entre os joelhos.
-Na criança com menos de 1 ano de idade a moleira fica abaulada(inchada).
-É muito comum ocorrer vômitos.
-Podem aparecer de repente manchas roxas irregulares na pele, primeiro nas pernas e nos braços (meningite meningocócica).
TRATAMENTO:
- Procure ajuda médica o mais rápido possível,pois a mesma é uma doença muito grave.
- É importante que você não dê nenhuma medicação sem à orientação médica.
- A prevenção é o melhor remédio no momento. Uma criança ou um recem-nascido que têm contato direto com uma pessoa tuberculose deve ser sempre vacinado com a vacina BCG, logo após o nascimento. Em dados, a dose para o recem-nascido será de 0,05 Ml(Metade da dose normal de um adulto, que é de 0,1Ml).
QUADRO DINÂMICAS DO DIA. " QUERO SER PONTE".
QUERO SER PONTE
Senhor, nascir para unir, vivo para unir,sirvo para unir. Eis minha missão e o meu segredo. Senhor, que maravilha a missão de ponte.
Quero ser ponte. Ser ponte para: Unir os homens entre si, unir os desunidos,unir os desencontrados, unir os corações,Senhor... Na estrada da vida de tantos homens que por mim passam, quero ser ponte. Que eu não seja muralha que separa,Mas seja sempre um passagem,seja sempre uma nova abertura total,para que os homens possam chegar a ti.
* Autor: desconhecido
QUADRO DINÂMICAS DO DIA, "O AUTOCONHECIMENTO".
O AUTOCONHECIMENTO
Um certo gurreiro samurai, conta uma velha história japonesa,certa vez desafiou um mestre Zen explicar o conceito de céu e inferno. mas o monge respondeu-lhe com desprezo:
-Não passas de um grosseiro... não vou desperdiçar meu tempo com gente de sua laia"
-Atacado na sua própria honra, o samurai teve um ataque de fúria e, sacando a espada da bainha, berrou:
-Eu poderia te matar por tua impertinência.
-Isso - responde calmante o monge - é o inferno.
- espantado por reconhecer como verdadeiro o que o mestre dizia acerca da cólera que o dominara, o samurai acalmou-se, embanhou a espada e fez uma mesura, agradecendo o monge a revelação.
- E isso - disse o Monge- é o céu.
* AUTOR DESCONHECIDO
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
FILHOS !
FILHOS
Não podemos deixá-los isolados em uma redoma de vidro, a única forma de protegê-los é educando-so na liberdade e na responsabilidade. Mais que ensinar a pensar,a função dos pais deve consistir em motivar os filhos para que eles queiram pensar por conta própria.
*Autor desconhecido.
Não podemos deixá-los isolados em uma redoma de vidro, a única forma de protegê-los é educando-so na liberdade e na responsabilidade. Mais que ensinar a pensar,a função dos pais deve consistir em motivar os filhos para que eles queiram pensar por conta própria.
*Autor desconhecido.
Escola e Família Parceiras na Educação.
INDUSTRIALIZAÇÃO,CRESCIMENTO,MISÉRIA E O SERVIÇO PÚBLICO NO BRASIL
INDUSTRIALIZAÇÃO,CRESCIMENTO,MISÉRIA E O SERVIÇO PÚBLICO NO BRASIL
Em 1933 a produção industrial brasileira voltou a crescer e, pela primeira vez na história,seu valor ultrapassou o da agricultura. Depois da crise de 1929, a política de desenvolvimento industrial se constituira em uma das principais metas do Estado intervencionista de Getúlio Vargas.
Bem, o resultudo dessa política de industrialização pode ser medido trinta anos depois,quando entre 1964-1969, o Brasil atravessou um surto de crescimento industrial, o chamado "o Milagre brasileiro". Durante os cincos primeiros anos do regime militar, o Estado havia realizado grandes investimentos na economia, da ordem de 9,9% do produto Interno Bruto, (a média anterior era da metade disso).
O Estado diregista e paternalista de 1930 tranformava-se no principal envestidor, criando várias empresas estatais nos setores de energia,siderugia e telecomunicações, o que sustentava o "Milagre brasileiro"; porém, eram subsídios e emprestímos a juros baixos do governo, que fizeram as taxas de crescimento atingirem níveis sem precedentes: O crescimeto econômico saltou de 83% em 1970 para 14% em 1973.
Logo, o milagre brasileiro beneficiou apenas poucos grupos sociais e aumentou a distância entre ricos e pobres, acabando por piorar a distribuição de renda. Em 1960, a metade mais pobre da população tinha 17,4% da renda. Em 1970 tinha 14,9%. No mesmo período os 20% mais ricos haviam aumentado a sua renda de 54,9% para 65% .
No período ficou celebre a frase do Senador Médice: -"A economia vai bem, mas o povo vai mal". Então, a própria industrialização e o milagre econômico havia aumentado a miséria no Brasil. de lá para cá pouca coisa mudou, o servoço público no Brasil continua a desejar, baixos salários e poco desenvolvimento nesse setor. As rodovias continuam inacabavéis, a falta de moradia é uma decadência e o próprio setor de saúde continua uma total miséria no País. Pois muitos morrem mesmo antes de serem atendidos e internados, pois muitos hospitais públicos do país não têm leitos suficientes para atender toda a demanda de pessoas que no momento se encontram com péssimo estado de doênça. As pessoas necessitadas por medicação e atendimento hospitalar espercializado. Já no fim da ditadura militar no Brasil, em 1989, marcou início da transição e paternalista, fundado por Getúlio Vargas em 1930.
na década de 1990 foram discurtidas medidas para a mordenizaçlão e a melhoria do serviço público no Brasil. Após o fechamento de vários orgãos estatais durante a era Collor, no período subsequente, do plano real (1994), viu-se o arrocho salarial promover o enxugamento da máquina pública. os cortes de recursos, que dizia-se ter o objetivo de tomar o Estado eficiente, foram ampliados quando a moeda entrou em crise, no início de 1999.
Após uma década de planos econômicos onde promoveram-se reformas para racionalizar o estado,consta-se que a qualidade do serviço público oferecido pelo Brasil, no fional de milênio, é inferior ao 10 anos atrás. Saúde e educação, são os maiores fragelos da humanidade; portanto, são os maiores exemplos da ineficiência dos serviçoos públicos oferecidos pelo estado.
Se a quantidade do deficit é um problema, a qualidade dele deveria ser um problema ainda maior,porque incomoda a grande maioria dos brasileiros.
[ Modificado: terça, 27 julho 2010, 13:44 ]
BATOM
BATOM
Sob uma norma vir gente de boca-louca e com muitos batons, as mulheres sempre gosta e os homens almejam ao verem quantas beldades de bocas femininas douradas à espera de mais encantos ao se sentirem belas e atraentes... Assim, são os batons femininos diversos, que encantam, até mesmo os feitos de ceras ou de materiais sintéticos. Alguns têm gosto de mel, frutas ou de quer-mais. Tuti-fruti nem se falam! Pois realmente os batons marcam todas as sensualidades femininas pré-existentes de uma pura fantasia realista, que são privilégios sempre das mulheres ao se sentirem sempre belas, principalmente quando vão passearem ou em busca de mais diversões.
Batons, lindos batons! Batons foram aqueles, que as belas e as famosas sempre usam e carregam em suas bolsas a tira-colos e nada mais.
AUTOR: *PEDRO ALMEIDA FILHO.
Batons, lindos batons! Batons foram aqueles, que as belas e as famosas sempre usam e carregam em suas bolsas a tira-colos e nada mais.
AUTOR: *PEDRO ALMEIDA FILHO.
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
Deve-se entender que a educação é algo extremamnete significante na retomada de valoes e aptidões da consciência de si mesmo. Para o homem continuar sua própria personalidade e prourar novos caminhos de autorealização e integração criativa, responsável em uma sociedade em que vivemos.
Todo o seu aspecto social deve estar em contínua diversificação de valores da transformação do educando. Tanto mais se estará educando alguém, quanto mais for capaz de desenvolver tais habilidades com todas as suas características inclusivas e culturais, dentro do seu ambiente físico.
Sim, cabe a educação favorecer adaptações do homem ao seu ambiente físico de pesquisa e do ambiebte ao homem.
Texto: Pedro A. Filho
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
ESTADO SOCIAL BRASILEIRO E OS DIREITOS PRIVADOS.
ESTADO SOCIAL BRASILEIRO E OS DIREITOS PRIVADOS.
Em se tratando de Estado Social Brasileiro, devemos em primeiríssimo lugar ressaltar principalmente as relações familiares das sucessivas sucessões que os envolvem, principalmente os direitos privados englobando-os as diversas ações entre pessoas. É válido, e se tratando de pessoas nada é mais justo frisarmos os seus direitos e deveres para com a sociedade. Direito de ir e vir, mas sempre obedecendo às normas regedoras da própria constituição que rege o país, englobando todas as ações vir gentes entre pessoas para pessoas. E se tratando de pessoas é válido lembrar que somos de fato regidos por leis e seus diversos ramos tais como: Direito Civil, Direito Comercial, Direito Agrário e Direito do Trabalho. Portanto, uma vez que a distância entre direitos públicos e Direito privada não é muito clara, já que essas categorias não podem ser definidas de forma satisfatória, pois sempre deixam de fato a desejar. Afinal muitas dessas ações aplicadas de fato podem fugir de suas próprias responsabilidades autorais, tudo depende de quem no momento as comandam; afinal, faltam mais incentivos fiscais e de forma cooperativistas, tanto no poder público quanto no poder privado. Por outro lado, a própria constituição Social passa a reger a dinâmica das relações privadas buscando não apenas garantir a eficácia das liberdades individuais de cada cidadão em face O Estado, mas visa de fato prevenir a escravização do homem pelo próprio homem. Historicamente, em países como Brasil e Portugal, devido aos governos autocráticos a recente democracia deixa esse debate entre as relações de autocracia de constituição e o Direito privado de forma afetada, principalmente por falta de mais organicidade das relações entre ambas. Pois os próprios repasses de verbas governamentais que deveriam ser aplicados nas construtivas propostas em prol do grandecimento da nação não são aplicados de forma justa. Levando assim, o próprio País ao total descaso humano e sem perspectiva de vida.
Autor: Pedro almeida Filho.
O ATO DE VOTAR.
O ARTO DE VOTAR
Entendemos que o ato de votar é um dever e direito de todos nós. Bem, estamos nos aproximando do dia 03 de Outubro de 2010, dia em que iremos as urnas votar e votar com segurança. Portanto, no ato de votar você caro eleitor, faça um autodiagnóstico nas escolhas dos seus representantes; reconhecendo assim, quem de fato será o teu escolhido. Escolhido este, devido as suas boas ações para com o povo e o serviço prestado.
Então, caro eleitor nunca venda ou troque o seu voto por outros pertences ou coisas recebidas em troca do teu voto; afinal, no nosso país são quatro anos que iremos aguentar um péssimo representante devido à sua mal escolha. Ser de fato um verdadeiro patriótico, é também ser um verdadeiro compromissor do voto escolha, voto com segurança e com uma consciência tranquila.
A verdadeira democracia se faz com a escolha dos nossos representantes através do voto e sendo assim, estaremos contribuindo com a nossa Pátria. Nos tornaremos mais conscientes de que somos verdadeiros cidadãos e reconhecedores dos nossos próprios erros e acertos das ativas escolhas, nos tornando-os, a cada dia mais verdadeiros patrióticos e com mais liberdade com gosto de votar.
Texto: Pedro Almeida Filho.
A EDUCAÇÃO SE DETERMINA A PARTIR DO CONHECIMENTO.
Assinar:
Postagens (Atom)