sexta-feira, 22 de outubro de 2010

QUADRO : O NOSSO ECOSSISTEMA TERRESTRE.

O BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO


Por volta dos anos 80, cientistas descobriram que alguns tipos de gases utilizados em industrias chamados CFC, de fato estavam causando a destruição da camada  de ozônio que reveste a terra. Calcula-se que emmesmas pequenas quantidades, os gases usados na fabricação de geladeiras,  de ares arcondicionados,sprays de vários tipos, produtos de limpezas etc... Poderiam ser prejudiciais ao planeta. O uso indiscriminado deses gases ocasionaram à descoberta de dois grandes imensos buracos na camada de ozônio... Um sobre o pólo Sul, o outro maior, com cerca de 21 milhões de quilômetros quadrados, mais do que o dobro da área do brasil, sobre o pólo Norte.
Bem, tais desastres causados sobre o meio ambiente são muitos sérios como:- a morte de muitas algas marinhas, responsáveis pela a filtragem do ar; o aquecimento do clima terrestre, levando ao derretimento dos blocos de gelos e assim, um aumento exagerado no nível do mar, que no futuro próximo poderá até inudar cidades do litoral, (desaparecimento).
As doenças de pele, principalmente cãncer entre outras, são algumas das consequências climáticas que certamente iremos convivê-las.
Outro problema é o efeito estufa, causado principalmente  pela poluição na atmosfera, que criou-se uma enorme barreira de gases que dificultam a passagem da energia solar de volta ao espaço, provocando o que chamamos de efeito estufa. E o gás carbônico, que é responsável por 50% desse problema; é produzido principalmente pelas queimadas de combustíveis,(gasolina ou óleo diessel), e pelas queimadas realizadas nas florestas. Então, o que você diria ao respeito dessas agressões? será o início para mais atos indiscriminatórios? Ou o fim diretamente da nossa própria espécie?

Transcrição:  _Pedro Almeida Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário