quarta-feira, 3 de novembro de 2010

HALLOWEEN

HALLOWEEN

A NOITE DAS BRUXAS
31 DE OUTUBRO.


Na noite do dia 31 de outubro, as cidades Norte-Americanas são tomadas por crianças e até adultos fanatasiados de bruxas, fantasmas e esqueletos. eles percorrem as ruas em  bandos, pedindo gulosiemas, pregando peças e contando histórias de assombração tudo aos gritos de "Trich or Trit"- (frase que pode ser traduzidas como gostosuras e travessuras).  Se os donos das casas abordadas não oferecem doces, frutas para os estranhos visitantes, terão de ativar os mais diversos truques.
Os mais velhos participam da  brincadeira enviando cartões de deliberado mau gosto, assustando pessoas, passando trotes ou telefone ou enunciando presentes macrabos.
O halloween a chamada noite das bruxas há muito enraizada noos Estados Unidos, já começa a ser comemorada entre nós. O nome  Halloween deriva de All Halon Even (All,todos; Hallon- Santo;Even- Antes). A data foi instituida ainda vno século VIII, pelo o papa Gregorio III, que foi o pontífice entre 731 e 741. Neste dia, ele consagrou uma capela da Basílica de São Pedro a Todos os Santos,incluíndo os reconhecidos e os não celebrados em dias  esperciais no calendário católico.
Paises saxônicos e protestantes, a data passou a ser confundida com celebrações pagãs, que foram herdadas dos ancestrais Celtas. a tudo isso se mistura tradições vindas do culto a Pomona, deusa da fertilidade e das colheitas, introduzindas nas ilhas britânicas pelos invasores romanos . O ano Celta terminava no dia 31 de outubro e , já em 1º de Novembro, se festejavam o ano e o fim do verão. Na mesma época havia as comemora~ções em honra do deus do sol e de Samhain, o "senhor dos mortos. A crença acabou chegando até aos nossos dias, já que o 2 de Novembro é o nosso dia de Finados.
Segundo reza a lenda neste dia as bruxas, globins e fatos arterrorizam o povo, arrasando plantações e exterminando o gado. Vozes anunciam que iria morrer, casar ou enriquecer no ano que começava. Para se protegerem as pessoas acendiam enormes fogueiras no alto das colinas, na noite anterior(31 de outubro). O fogo servia para guiar os espíritos dos mortos até as casas de seus parentes.
Foi para  destruír  esta estranha mistura de tradições celtas e romanas que a igreja introduziu no mesmo dia a vigília ao dia de todos os Santos... Somente depois da reforma promovida por Lutero, os protestantes rejeitavam  a festa. mas as crenças populares eram fortes demais. As promoções de truques continuam até hoje. Bem, no Halloween, as crianças trocam números das casas, roubam ou invertem placas de ruas tampam saídas de chaminés, batem nas janelas, enfim, fazem de tudo para imitar as manifestações típicas de assombrações e polterguists. Celebrado principalmente nos Estados Unidos e na Inglaterra, o halloween, por acontecer no final de Outubro, ganhou características sinistras, pois nesta época o hemisfero Norte está no final do outono, com as primeiras manifestações gélidas do inverno. Nos estados Unidos quem deu maior intensidade à festa foram os imigrantes islandeses (Celtas), que foram para lá bdepois da fome do país, em 1840, quando seis milhões de pessoas morreram devido ao fracasso da colheitas.
A figura-símbolo do halloween é o chamado jack-o’ lantern. O nome deriva, provavelmente das vigias noturnos da idade média, aquelas figuras que passavam pela madrugada segurando uma lanterna e, de hora em hora, gritavam algo como: “são quatro da manhã e está tudo bem”, A abóbora também é símbolo da colheita do outono. Para a maioria , quando falamos em bruxas pela inquisição e uma pretensa era de trevas, só superada pelo o avanço da razão e do iluminismo.
Transcrição: Pedro Almeida Filho.
BIBLIOGRAFIAS CONSULTADAS:
ALMEIDA;Antonio da rocha. Dicionário da História do Brasil. Porto Alegre, 1973.
ENCICLOPÉDIA SIVADE E EDITORIAL DE PESQUISA “Copyrigth- Sivade Editorial LTDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário