sábado, 8 de janeiro de 2011

MEIOS DE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNICA E A TECNOLOGIA NO MARANHÃO

MEIOS DE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNICA E A TECNOLOGIA NO MARANHÃO
A internet está mudando definitivamente e de forma globalizada os meios de comunicação. Dessa forma passa a circular de forma interligada numa velocidade instantânea, impondo uma relação de tempo e espaço. Portanto, os estados e os municípios aos poucos vão se informatizando. Sabemos que o nosso estado “Maranhão”, que tem como capital São Luís, fundada pelos franceses no litoral norte do estado, deve seu nome, ao rei da França, Luís III. Também grande exploradora de minério, de ferro proveniente da serra dos Carajás “Pará”. Novamente seu porto se destaca na economia do país. Sendo uma das mais antigas, São Luís, foi e será importante acervo histórico cultural, rico em tradições folclóricas.
Em meados dos anos de 1612, São Luís foi fundada por Daniel de La Touche, Senhor de La Ravardière e François de Rasilly, Senhor Des Aumelles, época que fundaram colônias francesas no Maranhão. De lá pra cá, tais mudanças ocorreram e continuam a mudar principalmente nos meios de comunicação tecnológicas avançadas. Apesar de muitos conflitos históricos e repentinas mudanças tecnológicas não só a capital, mas também os municípios vêm a cada dia se enquadrando nessa luta, por melhores condições de vida e de mais recursos aplicados.
Nesta árdua luta de conquistas e vitórias podemos dizer que toda essa retrospectiva desde a passagem de tais recursos tecnológicos de meios de comunicação tais como: O rádio, telefone, máquina de escrever, telégrafo computador, internet, etc. Hoje podemos com ampla modernidade acessível de forma on-line, mas um pouco cara no momento. Pois, a maioria ainda não tem computadores e poucos conseguem uma rede “internet” ativa. Acreditamos que só a partir de leis e ações de investimentos nesses setores, é que podemos obter uma melhor educação, uma melhor comunicação, um melhor rendimento tributário, facilitando assim o desenvolvimento de todos.
Com relação de melhor tecnologia apontada na apostila de estudos aplicados, de já destaco o computador via internet. Pelo grandioso poder de armazenamento e de registrar informação em um curto período de tempo. É lógico que antes de tudo, tais comandos necessitam de cursos e aperfeiçoamento de como lidar com essas ferramentas de comandos.
A era digital veio para transformar não só o setor terciário, mas outras entidades. As ambições de aperfeiçoamentos tanto nos correios quanto a setor secundário, estão a cada dia mais transformados. O produto do correio híbrido reverso “CHR” solução que integra o amplo projeto, do correio, cujo objetivo é sintonizar empresas com os mais recentes avanços tecnológicos da era eletrônica, que está revolucionando.
Hoje no contexto geral, já podemos efetuar títulos de ações debêntures tais como: Pagamento de água, telefone, notas promissórias, duplicatas e efetuar de pagamentos e outras transações bancárias graça a internet. Então, é lógico que o Maranhão não é o maior em meios de comunicação, mas aos poucos estamos melhorando e nos aperfeiçoando nessa modernidade adquirida, vinda da mente humana.
A educação à distância aos poucos também vem revolucionando para a melhor. E os que procuram se enquadrar nessa nova era da informatização se empolgam, procurando se engajar nessa fonte de recursos e conhecimentos adquiridos. Pois a organicidade com relação ao tempo de estudos se faz por meio de interesses e anotações; A rede está aí, bastando para isso selecionar seu próprio tempo procurando novas perfeições e mais entendimento rendáveis.
Quando se fala ou abordamos um tema proposto, que envolvo não só o estado, mas todo território nacional; para mim, nada melhor que destacar também o meu município “Tuntum”.
Tuntum, com grande diversidade cultural, que foi fundada em 12 de setembro de 1955, pela lei de Nº 1.362, apresentada pela Assembléia Legislativa, pelo deputado Eurico Bartolomeu Ribeiro, época em que na capital o governo era regido pelo governado do estado do Maranhão Eugênio Barros, fica criado o município de Tuntum. Tendo seu primeiro prefeito interino Isaac da Silva Ribeiro, que governou nos anos de 27/12/1955 à 31/01/1959. Só a partir de 07/09/1959, temos o primeiro prefeito apossado pelo voto popular, cujo nome por Ariston Arruda Léda.
Tuntum de um povo heróico e trabalhador, de terras emersas, localizado a 370km da capital aproximadamente, que é banhado pelo Rio Flores, Preguiça e Alpercata, incluído alguns riachos tais como: Riacho Tuntum, cigana e o córrego do machado. Tendo uma grande vegetação paisagística contrastante abrangendo a zona da mata ao norte, zona está denominada Japão e a zona de carrasco ao sul, chamada de agreste. Também rico em solo fértil, o massapé que é excelente para a agricultura e o artesanato.
Tuntum em pleno século XXI engloba-se também no mundo da era digital. Hoje temos Correios, Farol da Educação modernizado, três escolas informatizadas, centro cultual de apoio ao menor adolescente, hospitais, centro de apoio ao esporte e aproximadamente seis lan-houses, três escolas de informática, dois bancos “Banco do Brasil e Bradesco” e uma casa lotérica da Caixa Econômica Federal. Enfim, apesar de todos esses recursos implantados de forma pacífica entendemos que faltam mais aplicações nesse setor da informatização. Pois a nossa renda per capita produzida por pessoas “PIB” ainda é baixa. Menos de 1% da população no sentido geral possui um computador em casa. Mas é válido lembrar que apesar de todos esses esforços, sendo de forma grupal ou individual, muitos estão se enquadrando. Buscando novos cursos a distância e novas reciclagens culturais e ambientais. Acredito que só a partir dessas conquistas e desses esforços, minha cidadezinha vai encontrar e conquistar novas atualidades no meio social, político e cultural de idéias renovadoras.
*Pedro Almeida Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário