terça-feira, 8 de março de 2011

DIA INTERNACIONAL DA MULHER (08 DE MARÇO )

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Compreende-se que desde os tempos remotos da antiguidade, houve sempre mulheres que se destacaram em diferentes setores das  atividades sociais. E que muitas deram suas vidas nas lutas por melhores condições de vidas. No entanto, passaram cada vez mais a se organizarem, criando assim, movimentos feministas para conquistarem cada vez mais direitos iguais aos do homem, seja no campo político, jurídico, trabalhista e social. De fato, parece ter tudo originado na Revolução Francesa.
Bem, somente em meados de 1791 quando foi publicado a "Defesa dos Direitos da Mulher”,  e com a primeira expressão idealizada pelo o Socialista "Charles Fourrier" com sua expressão "Emancipação da mulher". E também com o congresso  realizado em Seneca Falls, nos Estados Unidos em 1848, que realmente o movimento começou a ganhar mais adeptos e mais formas organizadas, avançadas rumo as igualdades sociais. Porém, em 1888 no século XIX, formou-se a Associação Internacional  das mulheres e em 1902 apareceu a "Aliança Internacional dos Sufragistas"(por exigirem a extensão do direito de sufrágio as mulheres), seguida pela Aliança das Mulheres. Entretanto, somente em 1893, quando o primeiro país concedeu às mulheres o direito de voto na Nova Zelândia. E em 1972 à Assembléia geral da Organização das Nações Unidas (ONU), declarou o ano de 1975 como o ano Internacional da Mulher, programando atividades a  níveis mundiais com o objetivo de conseguirem cada vez mais igualdades de direitos  sociais e menos injustiças. Porém, nessa mesma década no Brasil foi criado também o "Centro da Mulher Brasileira", reconhecido pela a "ONU".
Bem, o dia Internacional da  Mulher é comemorada a 08 de Março. Por outro lado, embora a igualdade jurídica ainda não seja reconhecida em toda sua parte; sabemos que atualmente os próprios movimentos femenistas são, e sempre será um dos mais fortes e importantíssimos de nosso país que ao mesmo tempo vem crescendo em todo o mundo. Que vem quebrando barreiras e conseguindo vitórias quanto aos próprios direitos políticos,empresariais e sociais em todo o país. Portanto, queremos de já parabenizá-las todas as mulheres brasileiras e do mundo inteiro não só pelas conquistas quanto aos movimentos de defesa; mas sim, pelo o que elas nos representam como cidadãs, mães, mulheres, avós, guerreiras e humanas acima de tudo.
Que este dia seja repleto de muita paz, fraternidade, saúde e mais reconhecimento no mundo social e religioso. Estes são os votos do autor do texto: -"Pedro Almeida Filho", que se inspirou através dos seus conhecimentos à declarar reais fatos históricos e reconhecimentos das belíssimas mulheres que existem e que muitas também escreveram suas histórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário