sábado, 12 de março de 2011

IDENTIFICANDO O QUE É FENÔMENO?O QUE É MATÉRIA? O QUE É FISSÃO NUCLEAR? O QUE É FUSÃO NUCLEAR? E O QUE SÃO PLACAS TECTÔNICAS?

Tudo o que ocorre na natureza recebe o nome fenômeno. Normalmente chamamos de fenômeno apenas aqueles acontecimentos que ocorrem muito raramente como: - Um eclipse, um terremoto ou aparecimento de um cometa ou um tsunami. Bem, em Ciências, porém, fenômeno é qualquer fato observável que ocorra na natureza ou que seja provocado experimentalmente. Assim, podemos classificar fenômenos que são: Fenômenos físicos e Fenômenos químicos. Quanto ao fenômeno químico, é aquele em que as características das substâncias se modificam, dando origem a outras substâncias novas. Exemplo: A quimificação orgânica dos alimentos ingeridos e insalivados no nosso organismo.
Portanto,  matéria é tudo que tem massa e ocupa um lugar no espaço. E se tratando de matéria sabemos que tem suas diferenças nas composições, mas não deixando de ser matéria.  É válido ressaltar sobre  o que é fissão nuclear,  que nada mais é que a divisão de um núcleo atômico pesado, espontâneo ou provocado, com uma liberação de energia e emissão de nêutros. Enquanto que a fusão nuclear é uma reação em que núcleos atômicos leves se unem para formar um único mais pesado, com uma liberação de forma explosiva de grande quantidade de energia.
Bem, quanto as placas tectônicas entram em contatos de fato ocorrem uma energia derivada de atrito interno lá no manto terrestre bem na parte menos sólida da terra. Gerando assim, uma grandessíssima energia que se expande em forma de ondas magnéticas. Dessa forma, as causas são assustadoras devido as ocorrências desses fenômenos naturais. Daí,  damos o nome de terremotos quando há de fato abalos na parte mais externa  da terra. Então, sobre as placas tectônicas e que de certa forma estão todos os continentes e os oceanos, sendo que estas placas estão também sobre um material também pastoso e que podem também se moverem juntamente com as placas tectônicas, bem no manto da terra.  Quando a magma vai se movendo, leva a placa para uma direção que por ventura  se encontra em contato com a outra placa, provocando assim, uma grandiosa liberarão de energia, devido a própria deriva dos continentes. Pois sabemos que há muitos tempos passados o planeta terra era diferente e há 200 milhões de anos atrás era justapostas os continentes ou seja,  uma única massa de terra, um único super-continente, a pangéia, rodeada por uma massa de água de um super-oceano. Hoje podemos identificar esse afastamento através de mapas e fotos obtidos por satélites todo o afastamento que chegam aproximadamente dois centímetros por ano nos continentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário