sexta-feira, 15 de abril de 2011

CONSIDERANDO O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA COMO UMA SÍNTESE DE AÇÕES GOVERNAMENTAIS ANTERIORES INCORPORADAS PELO O GOVERNO DO EX-PREIDENTE LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA, É POSSÍVEL PENSÁ-LO A PARTIR DO MODELO INCREMENTALISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS. PONTUE OS ELEMENTOS, ASA CARACTERÍSTICAS E AS AÇÕES CONCRETAS A FIM DE CORROBORAR AO MESMO TEMPO DISCORDAR DA POSIÇÃO ACIMA.



CONSIDERANDO O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA COMO UMA SÍNTESE DE AÇÕES GOVERNAMENTAIS ANTERIORES INCORPORADAS PELO O GOVERNO DO EX-PREIDENTE LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA, É POSSÍVEL PENSÁ-LO A PARTIR DO MODELO INCREMENTALISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS. PONTUE OS ELEMENTOS, ASA CARACTERÍSTICAS E AS AÇÕES CONCRETAS A FIM DE CORROBORAR AO MESMO TEMPO DISCORDAR DA POSIÇÃO ACIMA.

Entende-se que o programa Bolsa Família é de fato uma grande transparência de desenvolvimento sustentável econômico brasileiro. Então, por decisão do ex- presidente Luís Inácio Lula da silva eleito no ano de 2002, e logo após assumir o cargo de presidente da república brasileira, ficou decido em aprovações legais que os demais programas existentes na época como: - Auxílio gás, Bolsa Escola, Bolsa alimentação e outros. Conseqüentemente esses programas passaria a serem unificados e ao mesmo tempo  organizados por meios tecnológicos criando assim, mais rapidez aos acessos dos mesmos e ao mesmo tempo em transformação de único cartão magnético dos quais seriam todos incorporados em conjugadas os demais programas oferecidos por parte do governo federal. Cartões destinados exclusivamente para as pessoas e família de baixa renda ou seja, as pessoas e famílias brasileiras  que ganham até 140.00 reais por pessoa  e que se encontram abaixo da linha da pobreza de nosso país. Famílias estas que não tem uma renda per capita superior aos valores pré-estabelecidos pela á tabela de repasses. Caso contrário, pessoas que ganham acima desse valor automaticamente estão excluídas do processo enquadrado dos repasses financeiros oferecidos por esse programa “Bolsa Família”. Portanto, a renda familiar é calculada a partir das somatórias das rendas que todas as pessoas de uma família  ganham pelos serviços prestados e de forma asseguradas. Dessa forma os valores repassados variam conforme o número de pessoas; há famílias que ganham R$ 22.00 á R$ 200.00. Então, o próprio programa passa a ter uma melhor transparência e seguridade desde que os repasses sejam oferecidos, respeitados e com qualidades e organicidade por parte de quem os entregam e nos administram. Porém, é muito necessário que as famílias envolvidas nesse programa e principalmente os pais e terceiro responsáveis pelos os menores cumpram com suas obrigações e condições que o próprio programa os impõem, que é o próprio direito de acompanharem seus filhos quanto aos projetos culturais tais como: Acompanhamento estudantil, relacionamento socioeducativo, acompanhamento nas campanhas de vacinações dos menores, estado nutricional, freqüência escolar e os demais programas de educação envolvendo as comunidades e as próprias escolas.
Bem, o Programa Bolsa Família tem de fato suas características próprias das quais distinguimos aqui tais como:
- Combater à fome, Combater à miséria, promover a emancipação das famílias mais pobres do país, combater a exclusão social. Evidentemente entendemos que um dos objetivos principais desse programa é de fato, combater a erradicação da fome e da miséria do nosso país; visando assim, uma melhor qualidade de vida das pessoas menos privilegiadas e ao mesmo tempo assegurar-lhes um melhor conforto de suas vidas financeiras.
Vale ressaltar também que quando trabalhamos com um programa desse porte e que ao mesmo tempo vem dando certo com suas finalidades propostas das amenizações das desigualdades sociais; antes de tudo devemos nos auto-socializarmos em nosso próprio interior humano de cada pessoa que não se devem enquadrar-se nesse programam caso seja você um proprietário de muitas terras ou que ao mesmo tempo ganham valores superiores à renda per capta das pessoas que se enquadram nesse extraordinário programa que cresce a cada dia. Pois de certa forma, isso se constituem crimes financeiro ao patrimônio público. Também é muito importante que ajam mais fiscalizações quanto aos repasses financeiros destinados e mais organicidade aos envolvimentos inconstitucionais que certamente existem e que podem ao mesmo tempo desfavorecer mais aos mais  necessitados. Pois o que almejamos no momento é que os atravessadores  pensem bastante aos colocarem seus nomes nesse programa que é destinados exclusivas pessoas mais carente s do nosso Brasil. Então, devemos cobrar cada vez mais respeito também por parte de todos e principalmente das pessoas que estão correlacionados aos trabalhos de responsabilidades trabalhistas dessas ações tais como: assistentes sociais, agentes administrativos e ao mesmo tempo dos atravessadores que se engajam nesses processos de desvio de dinheiro público e dos próprios políticos também que não melhor fiscalização  essas ações. Claro! Conseqüentemente entendemos também que existem bons profissionais brasileiros atuando nesse processo dinâmico e encantador e que salva vidas. Por outro lado e de modo particular, concordo que és bom, maravilhoso e que ao mesmo tempo devem ser continuado pois é de fato, um programa de caráter exclusivo e benéfico  quanto ao ato de ajudar a combater à miséria e a pobreza de nossa nação.
Texto: Pedro Almeida Filho. (Tuntum-MA, 15/04/20110.


Nenhum comentário:

Postar um comentário