quarta-feira, 20 de abril de 2011

NOSSOS PRIMEIROS HABITANTES


NOSSOS PRIMEIROS HABITANTES

Em 19 de Abril, comemoramos o dia do índio, nesta data simbólica ressaltamos todas as nossas considerações aos primeiros povos que aqui existia e que existe até hoje. De um modo simples e bacana de ver a vida, aqui certamente junto-os com os muitíssimos brasileiros reconhecermos toda a importância de termos ao nosso país esses povos diversificados e de uma cultura rica em e muito construtiva ao próprio desenvolvimento humano, cultura, econômico e sustentável e que ao mesmo tempo nos transmitem com seus valores e preservações ambientais para a sustentação de nosso planeta.
Bem, quero poder transmitir todo o meu modo ver e de respeitar esses povos que acima de tudo contribuíram e contribuem para o crescimento de nosso Brasil. Portanto, quero parabenizá-los hoje e sempre e ao mesmo tempo pedi-los que lutem sempre pelos seus ideais e por melhores condições de vida e segurança; afinal, mesmo antes dos meados dos anos de 1500, aqui já viviam de formas livres e com os melhores contatos de sobrevivências. Viviam da pesca, da caça e do cultivo de suas lavouras, andavam nus, descalços, mas ao mesmo tempo com todo esplendor e sabedoria confeccionavam suas vestimentas, colares, redes etc. Bem, de forma coletiva construíam suas aldeias, suas e ao mesmo tempo obedeciam e obedecem como até hoje seus líderes “Pajé” e considerado o curandeiro. Sabendo dessas normas é muito interessante e necessário reconhecerem esses grandessíssimos homens simples de forma natural que ao mesmo tempo prestaram contribuições trabalhistas aos que chamamos de capitanias. Bem, dessa forma também trabalharam nos grandes engenhos da época e também foram capturados a servirem as grandes batalhas das conquistas das posses de terras e também foram perseguidos, mortos e mal compreendidos na época colonial. Nada é mais justo que reconhecer e valorizarmos a cada dia mais esses povos, dando-lhes, mais incentivo de preservação de suas culturas e comunidades. Entretanto, muitos dos nossos indígenas foram mortos e exterminados e de já não da mais para não reconhecermos como parte integrante de nossas conquistas e que ao mesmo tempo, temos que olharmos com outros olhos edificantes; pois afinal, hoje temos índios que conquistaram e conquistam  cada dia mais valores educacionais com postos de doutores e que ao mesmo tempo se tornam mais reconhecidos pelas suas capacidades de assumirem novos trabalhos.
Que não só esse dia seja reconhecido, mas todos os dias consecutivos de nossas vidas, pois falar de Brasil e não reconhecer esses povos é de fato, não ser um autêntico brasileiro. Então, queres mais reconhecimento quanto ao hábito desses valores, basta para isso lermos pequenos fraguimentos da belíssima carta escrita por “Pero Vaz de Caminha”, e ao mesmo tempo buscarmos mais conhecimentos quanto a nossa literatura brasileira na parte inicial “literatura Nativista ou literatura Catequética.
Texto: Pedro Almeida Filho. (Tuntum-MA, 20/04/2011)


Nenhum comentário:

Postar um comentário