segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Texto produzido por: - *Pedro Almeida Filho PAIS X FILHOS NUMA RELAÇÃO DE AMIZADE


Tuntum Maranhão, 29 de Agosto de 2011

Texto produzido por: - *Pedro Almeida Filho

PAIS X FILHOS NUMA RELAÇÃO DE AMIZADE

Compreende-se que os pais precisam primeiramente estar atentos e bem informados na construção cotidiana da vida de seus filhos e antes de tudo, os pais devem e precisam ser amigos de seus filhos e que o diálogo possa ser constantemente mais um elo de entretenimento entre ambos.
Então, essa relação pedirá muito mais que ser somente um simples pai, ou seja, aquele que coloca um filho no mundo sem nenhum preparo construtivo e educativo para com seus filhos. Entretanto, sabemos que a verdadeira função de um pai autêntico e formador de opinião é acima de tudo, o de transmitir valores socioeducativos, humanos e amigos para com os vossos filhos e ao mesmo tempo impondo-lhes normais essenciais de valores morais, partilhas e de mais compreendimentos das ações em que a vida nos impõe a todo instantes.
Bem, os pais de fato devem estar sempre atentos e preparados nas transformações que vem ocorrendo com o mundo, os avanços humanos, físicos, sociais, psicológicos e sobre tudo com os avanços tecnológicos da vida moderna, ou seja, os passa tempo dos filhos e as relações que os mesmos têm no momento em que as utilizam tais ferramentas e periféricos tecnológicos da era moderna. Aliás, nem sempre o amor é suficiente para dar-lhes alegria, pois a partir do momento em que vão crescendo os filhos começam a cobrar mais dos pais. Ainda na adolescência reclamam de independência, mas no fundo, eles não sabem bem o que é ter responsabilidade e muitas das vezes acabam confundindo ou trocando aspectos não fundamentais da personalidade humana com liberdade; como não saberem bem usarem a liberdade muitos acabam frustrados e gerando em torno de si mesmos uma própria insegurança, medo por não estarem sendo pessoas completas. Portanto, é nessas horas que o próprio diálogo deve estar em consonância na junção de pais e filhos, um necessitando do apoio do outro e ao mesmo tempo tornando essas junções amplitudes de crescimentos educativos e aparadores das ações futuras a serem desenvolvidas na continuidade da vida de ambos. De fato, faz-se necessário que essa relação possam sempre ocorrer em complemento semelhante ao que chamamos normas educativas de boas relações familiares entre pais e filhos.
Segundo muitos cientistas, psicólogos em relatos com esses períodos de vidas compreendidos entre adolescentes de 12 aos 17 anos de vida, sendo um período de transformações físicas, psicológicas e sociais, mas período esse que se relacionam entre adolescentes como sendo também de inseguranças, medos e de muitos desafios, mas é válido ressaltar que aos poucos tudo isso passa.  Principalmente quando a família é bem preparada para enfrentarem tais conflitos, ou seja, diálogos, conselhos, normas e muita compreensão humana e familiar, são de fato essenciais para vencerem obstáculos. Afinal, a verdadeira missão de um bom pai, amoroso e dedicado para com seus filhos e esposa é sempre o mesmo, ”educá-los” e educá-los para  a vida. Então, é válido sempre lembrarmos aos filhos a velha frase que diz: “Me diga com quem tu andas que eu lhe direi quem tu és”.
Então, fica entendido que a base para bons comportamentos humanos, familiares e afetivos entre pais e filhos é realmente a complexidades de mais interações de diálogos, amizade e acima de tudo o amor repartido.

Texto: Pedro Almeida Filho. (Tuntum Mranhão, 29 de agosto de 2011).


 Pedro e seu filho Anselmo.

2 comentários:

  1. lindo texto mais lindo e o seu pequeno filho e um principe.lindo texto mais lindo e o seu pequeno filho e um principe.

    ResponderExcluir
  2. ola professor estou indo viajar amanha mas vou estar ligada nas fotos de fernando mello... ate logo

    ResponderExcluir