segunda-feira, 12 de setembro de 2011

FELIZ ANIVERSÁRIO TUNTUM PELOS OS SEUS 56 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

FELIZ ANIVERSÁRIO TUNTUM PELOS OS SEUS 56 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Em meados dos anos de 1950, o povoado quando ainda  distrito de Presidente Dutra Maranhão, contava com apenas 600 habitantes. Bem, com as migrações constantes Nordestinas nos primeiros cinco anos da década que foram acentuando, já em 1955, contava com mais de 3.000 habitantes. Então, é válido ressaltarmos que em 12 de setembro de 1955, o então governador do Estado o Sr Eugênio Barros, através da Lei, 1362, criava o município de “Tuntum-MA”. Projeto lei apresentado na Assembléia Legislativa pelo o Deputado, “Eurico Bartolomeu Ribeiro”. A lei 1362 de 12 de Setembro de 1955 cria-se o município de Tuntum.  Donde o governador do Maranhão, “faço saber a todos os seus habitantes que a assembléia decretou e eu sanciono a seguinte lei: Artigo 1º - Fica criado o município de Tuntum, cujo território será desmembrado do município de Presidente Dutra. – A sede do município será o atual povoado “Tuntum”, o qual será elevado à categoria sede cidade, com a denominação “Tuntum”.
Então, no dia 27 de Dezembro do mesmo ano, às 71h00min horas é feita a instalação do município e da nova cidade. O ato foi dado em público na Rua São Raimundo pelo o juiz Dr Herscher Antônio Araújo Carvalho e pelo o promotor Dr Martins Neto, além de um grande numeroso número de pessoas presentes; então, foi imediatamente empossado o 1º prefeito excelentíssimo Sr Isac da silva Ribeiro, que permaneceu no cargo até 31 de Janeiro de 1959.
Bem, hoje só temos que agradecer e nos alegramos por existir uma cidade linda, arborizada, prospera e que têm de tudo para evoluir crescendo, embora em passos lentos, mas hoje temos contamos com grandiosos comércios varejistas, hospitais, bancos, clubes de danças, campos de futebol, várias áreas de lazer e etc. Porém, se tratando da nossa queridíssima Tuntum e sabendo que em plena década dos anos de 2011, falta também muito para ser melhorado principalmente na educação, na segurança, no saneamento básico, ou seja, na infra-estrutura e no trabalho. Outro fato marcante é na nossa segurança principalmente para todos que a compõem à sociedade civil de nosso município. Assim, rogamos e pedimos sempre as autoridades políticas que sempre apostem em nosso grandecimento não só populacional, mas nas novas aplicações de recursos voltados as grandezas comerciais e de mais segurança e que ao mesmo tempo possamos habitar sempre em uma pequena cidadezinha pacata mais rica em virtudes patrióticas. Que a paz seja sempre alcançada, que a violência seja a cada dia mais amenizada e que acima de tudo prevaleça a esperança e certeza de que o amor entre as pessoas sejas complementos de atitudes amorosas em cada coração dos povos tuntunenses.


HINO DA CIDADE DE TUNTUM
Decreto Lei nº 39/81
Letra de : áster Cobert de Sousa
Música e arranjo de: Luis de s. Pereira.

I – Surgiste sobre o médio Mearim,
Bela cidade com os louros da grandeza,
Um povo forte que nasceu para cantar,
Os seus recursos transformados em riquezas.
II – É de prestígio o artesanato em ti criado,
Pelas mãos ágeis de um povo empreendedor.
III – Oh! Meu Tuntum, por ti assim dizemos,
És a esperança de um Brasil mais promissor.
IV – A lentidão do Rio Flores que te banha,
São Raimundo nosso Santo Protetor,
Sua juventude e tuas crianças,
Fazem de ti um marco de esperança.
V – Amado Tuntum,
Pedaço brasileiro,
Que aqui no maranhão,
Reflete ao mundo inteiro.



 Praça São Francisco de Assis, Centro da cidade de tuntum Mranhão.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário