domingo, 30 de outubro de 2011

O FUMO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A SAÚDE HUMANA

TUNTUM, 30 DE OUTUBRO DE 2011
O FUMO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A SAÚDE HUMANA
Segundo alguns especialistas relacionados à saúde, o fumo mata mais do que imaginamos. Cânceres e tantas outras doenças pulmonares e as mortes estão relacionadas ao hábito de fumar constantemente. Falam-se, em quase 3.000 mil substâncias nocivas a saúde e provavelmente na fumaça do cigarro contém muitos outros gases e partículas que prejudicam mesmo o organismo humano.
Bem, além da nicotina, (líquido viscoso e venenoso que provém das folhas do tabaco), temos na fumaça também o “monóxido de carbono,”(um gás altamente perigoso). Esses gases penetram nas correntes sanguíneas (capilares), provocando vários problemas perigosos também ao coração. Boca, garganta, esôfago, estomago, pulmões, rins e vias respiratórias devidas às formas das práticas constantes pelos os fumantes e o próprio corpo humano fica mais propensos a outras doenças. Outro fato marcante é a de que a fumaça do cigarro não se perde no ar, ou seja, no espaço a fumaça polui  também todo o meio ambiente e causando nas pessoas que não são fumantes os mesmos problemas de saúde,(fumantes passivos). Aliás, o fumo produz dependência química, física e psicológica as pessoas fumantes devido à presença da “Nicotina”.
É válido ressaltar também que se comparássemos o fumo ao uso do álcool, evidentemente saberíamos que as mortes no Brasil estão basicamente relacionadas às muitíssimas doenças cancerígenas ao hábito de fumar constantemente.
Portanto, quanto ao ato de parar de fumar os indivíduos deveriam repensar e decidirem ao mesmo tempo em que a melhor prevenção quanto ao hábito de fumar é de fato, nunca colocarem em vossas bocas nenhum tipo de fumo ou de quaisquer tipos de outras drogas em suas vidas e quando sentirem os impulsos e vontade de fumarem pare e respire bem fundo várias vezes e se possível falem consigo mesmas dizendo-as: Isso não é bom! Isso eu não preciso! Isso não é bom para minha saúde! Ou se melhor, coloquem algumas espécies de balinhas ou goma de mascar, (Chicletes). Outra dica legal é você começar a participar de eventos religiosos, ou melhor, sempre procurar ajuda de seu médico ou de um especialista para melhor cuidá-lo. Afinal, se você parar de fumar tudo melhora, seu corpo se recuperará da lenta destruição pela a fumaça ingerida e com relação a sua vida, acredite, será de fato uma nova pessoa.
TEXTO: Pedro Almeida Filho. (Tuntum, 30 de Outubro de 2011).

Um comentário: