sábado, 29 de outubro de 2011

29 DE OUTUBRO DIA NACIONAL DO LIVRO

29 DE OUTUBRO DIA NACIONAL DO LIVRO

O dia nacional do livro é comemorado á data de 29 de Outubro. Instituída por Lei – Nº 5.191 e promulgada no ano de 1966, data que corresponde à fundação da primeira biblioteca pública brasileira, uma das mais importantes e de acervo cultural da América do Sul. Que está localizada na avenida “Rio Branco, Nº 219, na cidade do Rio de Janeiro”. De um estilo deslumbrante e sediado em um edifício.
Bem, é notório saber que as três remessas de livros foram trazidas de Portugal por D. João VI, no dia 19 de Outubro de 1810. Somente por volta de 1811, vieram as outras duas remessas de livros. Todos os livros foram devidamente colocados no hospital da ordem Terceira, no convento do Carmo, em um total de 60 mil volumes. Somente em 1821, quando D. Pedro comprou a biblioteca e seu pai regressou a Lisboa, após a Independência do Brasil, tomou de fato o nome de biblioteca do Rio de Janeiro e passou a crescer cada vez mais, ou seja, ficou muito enriquecida e com o total crescimento os livros da biblioteca passou para outro local situada na rua do Passeio em 1858 e somente em meados dos anos de 1911, passou para a rua atual sede definitiva.
È válido ressaltar de forma espetacular, dinâmica e essencial que os livros da antiguidade, cerca de 2000 anos antes de Cristo, os livros eram feitos de folhas, tábuas, cascas de árvores, placa de argila, em papiro, (Planta Egípcia, de que se fazia uma espécie de papel, ou de pergaminho (pele de certo animais). Só em 1435, com a invenção de Gutemberg, do sistema de imprimir com tipos móveis, iniciou-se a era do livro moderno, promovendo assim, a grandessíssima expansão da literatura mundial.
Entretanto, aqui no Brasil, a impressão teve início no período português pela a fundação da “Imprensa Régia”, no dia 13 de Maio de 1808 por D. João VI. Até 1930, o Brasil editava suas literaturas quase que exclusivamente na Europa e com o aparecimento de novos escritores genuinamente brasileiros é que forçaram as grandes tiragens e nossos editores desenvolveram-se e se igualaram às mais aptas do mundo literário moderno.

 COMEMORAR PARA CRESCER: "Somente os livros tranformam e educam nossas vidas". 
FELIZ DIA NACIONAL DO LIVRO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário