segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

DIA UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS “10 DE DEZEMBRO”


DIA UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
“10 DE DEZEMBRO”

Direitos e deveres

Falar de direitos humanos é antes de tudo sabermos compreendermos também os nossos direitos e deveres. Aliás, não podemos reivindicar os nossos direitos sem antes não compreendermos também os nossos deveres. Deveres esses que expressam também as nossas atitudes de autênticos cidadãos compromissados com o dever cumprido.  Sim! Somos de fato, privilegiados por habitamos em um país democrático em que temos a total liberdade de escolhermos os nossos representante políticos  nas quais certamente irão nos defender, ou seja, no sentido de assumirem suas posições de cargos públicos e políticos em prol de um dinamismo melhor e de mais responsabilidade.  Conhecendo e acima de tudo tendo esse caráter de escolha pelas as boas ações prestadas e ao mesmo tempo de lutas antigas por uma liberdade democrática já implantada ou que certamente já trabalhou em favor do povo e da própria sociedade dessa forma em relação do poder de melhor escolha sobressairemos muita e cada vez melhor.
Bem, com a carta das Nações Unidas e,  sobretudo na declaração dos direitos do homem, documento votado pela a “Assembléia Geral das nações unidas em 1948 em Paris nos seus 30 artigos nos quais declaram e ressaltam os direitos civis e as liberdades que se devem serem asseguradas a qualquer pessoa independentemente de cor, sexo, credo ou religião; entretanto, a igualdade de todos perante a lei devem serem assegurados, ou seja, cumpridas nos parâmetros da lei.
Então, é válido ressaltar também, que somente nos meados dos anos de 1966, logo após  muitas tentativas de esforços em buscas de mais defesas a assembléia Geral das nações Unidas aprovou por unanimidade acordos de liberdades aos direitos humanos civis e políticos. Estes acordos que de certa forma não foram adquiridos de formas imediatas, mas de muitas lutas e batalhas por mais conquistas e em 1976, conseguimos mais duas novas conquistas sociais que são: - Uma de caráter econômico social e a outra de caráter político civil.


TEXTO: Pedro Almeida Filho. (Tuntum Maranhão,12 de dezembro de 2011)



Nenhum comentário:

Postar um comentário