quinta-feira, 22 de agosto de 2013

QUEREM MUDAR O HINO DE TUNTUM-MA, O POVO NÃO PODE ACEITAR ESSA AFRONTA




Hoje inicia-se em Tuntum - MA, o Festejo de São Raimundo Nonato, padroeiro da cidade, festividade que ao passar dos anos deixou de ser uma festa de religiosos pra entrar no calendário oficial da cidade como festa cultural, e que diga-se de passagem, como festa mais importante do município, entre 22 e 31 de agosto, enche-se os cofres da cidade com uma carrada de dinheiro, algo muito importante para o crescimento econômico de Tuntum nos dias atuais. Diga-se que a quantidade de turistas vindo dos diversos lugares do país e até do exterior é uma atração a mais.

Mas na semana passada, em alguns bogs de notícia da Princesa dos Cocais, foi noticiado que um grupo de Pastores Evangélicos, chamado de ''Conselho de Pastores'', em reunião com o prefeito daquela cidade, pediu para que o mesmo retirasse a homenagem feita no hino do município, ao santo Raimundo Nonato, eles alegaram que é inconstitucional, devido o Brasil ser um país laico.

Sim, senhores pastores, vocês estão certos em evocar a laicidade do País para o vosso pedido, o que não pode é de fato submeter algo que já está arraigado no seio da cidade, uma contribuição tão forte tanto para a alegria festiva quanto econômica do município aos seus desejos religiosos fundamentalistas. O que vocês deveriam fazer? Deveria chamar toda a sociedade para o debate. E não tentar colocar de goela a baixo um pedido que está soando como uma afronta ao catolicismo e seus seguidores, catolicismo esse que foi a primeira religião/igreja a evangelizar e a ajudar a essa cidade crescer. 

Espero que o prefeito e os vereadores não se submetam a essa pequena pressão fundamentalista, pois daqui a pouco entrará em jogo o próprio festejo e muitas ruas, praça e monumento que tem como homenagem grandes homens e mulheres que serviram para o bem do povo de Deus.

Texto: (Eduardo Rodrigues Brito), Filho de Tuntum-MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário