sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Concentração de CO2 na atmosfera é a maior em 800 mil anos, diz IPCC



Você está em Notícias > Planeta
Início do conteúdo

Concentração de CO2 na atmosfera é a maior em 800 mil anos, diz IPCC

Relatório afirma que temperatura média da Terra sobe 1,5ºC até o final do século

27 de setembro de 2013 | 5h 01
ESTOCOLMO - A concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera da Terra é a maior em pelo menos 800 mil anos. A advertência sobre o grau de contaminação pelo principal gás causador do efeito estufa foi divulgada no começo da manhã desta sexta-feira pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), o grupo de experts das Nações Unidas reunido em Estocolmo, na Suécia. Após uma madrugada de trabalhos, os especialistas decidiram advertir mais uma vez, agora com 95% de certeza, para a responsabilidade do homem no aquecimento global, no derretimento de geleiras, no aumento do nível dos oceanos e nos eventos climáticos extremos.
Derretimento de geleira no Polo Norte; consequência do aquecimento global - Estadão
Estadão
Derretimento de geleira no Polo Norte; consequência do aquecimento global
Foram necessários cinco dias de diálogos para que os representantes da comunidade científica e de governos encerrassem, na manhã de hoje, a nova edição de seu relatório sobre o estado do planeta - o quinto desde 1990.
"O aquecimento do sistema climático é inequívoco, e desde os anos 1950, muitas das mudanças observadas não têm precedentes em décadas ao milênio. A atmosfera e o oceano aqueceram, a quantidade de neve e gelo diminuiu, o nível do mar subiu e as concentrações de gases de efeito estufa aumentaram", sintetiza o relatório.
De acordo com o documento de 36 páginas voltado para formuladores de políticas apresentado hoje por experts e delegados governamentais, a concentração de CO2 na atmosfera aumentou 40% desde a era pré-industrial em razão das emissões oriundas da queima de combustíveis fósseis. Deste total, 30% foram absorvidos no período pelos oceanos, que por essa razão se tornaram mais ácidos e menos capazes de regular o clima.
Como efeito, a temperatura média da Terra vem se elevando – já subiu 0,85°C entre 1880 e 2012 – e vai atingir no mínimo mais 1,5ºC até o final do século em relação à média diagnosticada entre 1850 e 1900. E esse será o melhor dos cenários, advertiu Thomas Stocker, um dos coordenadores do relatório sobre as bases físicas das mudanças climáticas. "Ela provavelmente vai subir 2ºC nos dois piores cenários", advertiu. "Ondas de calor muito provavelmente ocorrerão com mais frequência e durarão mais tempo. Com o aquecimento da Terra, nós esperamos que regiões úmidas recebam ainda mais chuva, e regiões secas ainda menos."
O IPCC também decidiu manter o ponto mais polêmico do relatório, que fazia menção à suposta "desaceleração" do aquecimento entre os anos de 1998 e 2012. O tema foi alvo de cientistas, políticos e jornalistas negacionistas nas últimas duas semanas, que usaram a constatação do painel para atacar sua suposta incoerência.
Depois das negociações, o artigo que fazia referência ao assunto foi modificado, incluindo ponderações para a irrelevância científica de projeções de curto prazo e sobre a ocorrência de El Niño, o fenômeno que resulta no aquecimento das águas do Oceano Pacífico.
"Além do robusto aquecimento de várias décadas, a média global de temperatura na superfície exibe uma variação substancial interanual e a cada cinco décadas. Em razão da variação natural, tendências baseadas em apenas seis registros são muito sensíveis às datas de início e fim e em geral não refletem tendências de longo termo", diz o texto final, que exemplifica: "A taxa de aquecimento dos últimos 15 anos (1998-2012, de 0,05ºC por década), que começa com um forte El Niño, é menor do que a taxa calculada desde 1995 (1951-2012, de 0,12ºC por década).
O texto explica ainda que, se a sequência de 15 anos for medida a partir de 1995, 1996 ou 1997, o aumento da temperatura média da Terra no período seria de 0,13ºC, 0,14ºC e 0,07ºC por década, respectivamente.
Um dos destaques do primeiro dos quatro relatórios do IPCC a serem divulgados entre 2013 e 2014, segundo experts do painel ouvidos pelo Estado ao longo da semana, é a precisão e o tecnicismo do texto - uma resposta às críticas por erros pontuais encontrados no relatório de 2009.
Com temperaturas mais elevadas, o derretimento de geleiras nunca foi tão intenso. Entre 1979 e 2012, o Ártico perdeu entre 3,5% e 4,1% de sua área a cada década. Os mantos de gelo da Groenlândia e da Antártida tiveram uma perda significativa de massa e encolheram entre 1992 e 2001. No mar da Antártida, por outro lado, houve um pequeno aumento do gelo, de 1,2% a 1,8% por década no mesmo período. As projeções indicam que em 2100, entre 15% e 85% das geleiras e extensões de neve da Terra terão desaparecido, considerados o melhor e o pior dos cenários. 
Se o planeta aquece e parte das geleiras desaparece, maior se torna o nível dos oceanos. Entre 1901 e 2010 eles já subiram 19 centímetros e a previsão é de que aumentem entre 26 e 82 centímetros até 2100.



quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Nas capitais, cerca de 50 mil menores usam crack

Dê um click no link abaixo e confira a matéria abaixo:



http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,nas-capitais-cerca-de-50-mil-menores-usam-crack-,1076526,0.htm



 

Poema de Eduardo de Paula Barreto. CHUVA HUMANA

 
CHUVA HUMANA

Almas e águas são puras
Quando habitam as alturas
Mas ao caírem das nuvens
Adquirem características variadas
Dependendo de onde são abrigadas
É quando o bem e o mal surgem.

Há águas que se tornam salgadas
Quando são despejadas
No infinito oceano
Outras como água doce saciam
A sede dos que bebem nos rios
O mesmo acontece com os humanos.

Há almas mais privilegiadas
Que encarnam em áreas avançadas
E recebem apoio e oportunidades
Enquanto há outras sem sorte
Que encarnam em áreas pobres
E lutam com muita dificuldade.

Independentemente de onde está
A água ao se evaporar
É totalmente purificada
E assim pode voltar ao céu
Para a nuvem que a concebeu
Tendo a sua missão consumada.

O mesmo ocorre com a alma humana
Que após deixar o corpo sob a grama
Volta purificada para o centro do Universo
E enquanto a chuva cai de novo na Terra
A alma humana ultrapassando a atmosfera
Vai chover em outros mundos diversos.

Eduardo de Paula Barreto
 
 
 
 
 
 

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

HOMENAGEM MUITO ESPECIAL AOS 58 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DA CIDADE “TUNTUM-MA”, COM DESFILE CÍVICO E CULTURAL.


Em 12 de Setembro de 1955, o então governador do Estado do Maranhão, Sr. Eugênio Barros, através da lei 1362, cria o município de Tuntum.
No dia 27 de Dezembro do mesmo ano às 17:00hs é feita a instalação do novo município  e da nova cidade. Foi em público na Rua São Raimundo pelo o juiz Dr. Herscher Antônio Araújo Carvalho e pelo promotor Dr. Martins Neto, além de um grande número de pessoas. Foi imediatamente empossado o 1º prefeito Sr. Isaac da Silva Ribeiro, que permaneceu no cargo até 31 de Janeiro de 1959. ( Interino).
Bem, hoje 12 de Setembro de 2013, a nossa queridíssima cidade “Tuntum” completa 58 anos de emancipação política e quem ganha somos todos nós que somos filhos de Tuntum e que nos orgulhamos da mesma. De fato, fomos às ruas juntamente com todos os alunos, professores, pais e entidades políticas, ou seja, numa participação total de nossa sociedade civil e ao mesmo tempo foi apresentado um deslumbrante e lindo desfile cultural que certamente ficará marcado para sempre em nossos corações com todo o nosso amor, afeto e carinho que temos para com a mesma, “Tuntum”. Aliás, a alegria de um povo está basicamente em demonstrar as suas verdadeiras raízes, sejam elas, culturais ou religiosas; sendo assim, é que manteremos vivas e acessas as chamas de autênticos cidadãos e de inteira íntegra ternura e gratidão pela nossa própria história e pelo os nossos antepassados que de certa forma contribuíram e contribui até hoje com a nossa evolução.
Parabéns Tuntum! E um feliz 58 anos de emancipação política com muitas emoções.




 Abaixo segue as seguintes fotografias:































































































































































































































































































































































































































58 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA.

FELIZ ANIVERSÁRIO TUNTUM !




obs: POSTAREMOS AMANHÃ MAIS FOTOS DO DESFILE.