quinta-feira, 28 de julho de 2011

ÁLCOOL (Droga mais Antiga da Humanidade)


ÁLCOOL (Droga mais Antiga da Humanidade)

Acredita-se que os primeiros a provar os efeitos do álcool teriam sido membros da tribo do Oriente Médio e que há indicações que a cerveja já era fabricada na Mesopotâmia em 600 a.C.  Entretanto na Europa antiga, gregos e romanos também era famosos por suas festividades e suas bebedeiras.
Bem, no mundo moderno o álcool faz parte da cultura e da rotina social. O grande problema do uso de bebidas alcoólicas e quanto ao uso abusivo da mesma o álcool torna-se dependência química trazendo e provocando seríssimos danos à saúde humana, além de provocar problemas pessoais, familiares, financeiros, profissionais, violências e vários outros problemas relacionados à perda de controle e ao próprio sistema imunológico.
Segundo muitos especialistas  ressaltam que o consumo moderado do álcool, ou seja, equivale somente a no máximo duas taças de vinhos ao dia, pode trazer alguns benefícios para a saúde: Diminui um poço os níveis de gorduras do sangue, diminuindo assim, os riscos de complicações cardíacas e muitas das vezes ajudam a controlar até mesmo a pressão arterial. Portanto, o grande problema é de fato, quando o mesmo é usado de forma exagerada e abusiva, passando assim, a serem riscos fatais a saúde humana; além de provocar seríssimos acidentes no trânsito e na vida social dos indivíduos. Então, de acordo com pesquisas realizadas por diversas instituições brasileiras e reportagens diversas confirmam que a droga mais consumida no Brasil é o álcool, depois vem pela a ordem, o tabaco, os solventes, os medicamento (xaropes), a maconha, os derivados da cocaína e por último a cocaína.
Bem, evidentemente o alcoolismo afeta cerca de 15% da população e com grandes custos para o país. Segundo o Grupo Interdisciplinar de Estudos de álcool e drogas “GREA”, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das clínicas de São Paulo, “O Brasil perde muito mais do que ganha com bebidas alcoólicas”.  Infelizmente, não há no Brasil uma política de fiscalização rigorosa quanto à venda de bebidas alcoólicas, que de certa forma podem ser compradas facilmente pelos os usuários e principalmente por adolescentes e jovens de nosso país, com preços bastante acessíveis e de forma muito liberal.
Por outro lado, entende-se que alguns dos sinais do alcoolismo são: O desenvolvimento da tolerância à bebida, ou seja, a própria necessidade de beber cada vez mais para obter o mesmo efeito inicial e isso faz com que os envolvidos se tornem cada vez mais consumidores e ao que chamamos no final de pessoas alcoólatras; mas é muito importante lembrarmos que o uso contínuo do álcool pode levar de fato a complicações seríssimas e comprometedoras dos órgãos internos e externos do corpo humano, atacando assim, o fígado, o baço, os rins, o cérebro e tantos outros órgãos.

Texto postado por: Pedro Almeida Filho. (Tuntum Maranhão, 28 de Julho de 2011)
REFÊNCIAS PARA MAIS PESQUISAS:

Unidade de Pesquisas em Àlcool e Drogas do departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina (Uniad), www.uniad.org.br

Centro de informações sobre Drogas Psicotrópica (Cebrid) www.unifest.br/dpsicobio/cebrid.


Nenhum comentário:

Postar um comentário